Sistema cardiovascular

 Olá meus queridos alunos! Preparados para mais uma aula de anatomia humana? Então bora lá e boa aula a todos.

O sistema cardiovascular ou sistema circulatório é formado pelo coração, sangue e  vasos  sanguíneos.Tem como função, distribuir nutrientes e  sangue oxigenado para todo o corpo e recolher produtos que não são úteis ao organismo como por exemplo o gás carbônico (CO2) e ureia e encaminha-los para os órgãos responsáveis por sua eliminação, graças a uma ampla rede de artérias, veias e capilares sanguíneos.
Representação artística do sistema cardiovascular, com sangue, coração e uma ampla rede de artérias, veias e capilares sanguíneos.
Os vasos sanguíneos são de vários calibres inclusive microscópicos. De acordo com os estudiosos, os nossos vasos sanguíneos tem cerca 100.000 km, que seria o suficiente para dar duas voltas no planeta Terra. Impressionante né! Nesses vasos circulam o sangue, hormônios, água, O2, nutrientes, lixo metabólico CO2 e ureia.
Oxigênio fixando-se na molécula hemoglobina das hemácias para serem transportadas. A hemoglobina é uma proteína.

Agora vamos analisar individualmente os componentes que formam o sistema cardiovascular.
O sangue é um tecido conjuntivo líquido vivo e viscoso que circula nas artérias, veias e capilares. O sangue é composto por células sanguíneas, responsáveis pelo transporte de gases  O2 que no caso são as hemácias e combate contra agentes patológicos que no caso são os leucócitos. O sangue também auxilia na temperatura corporal.
Vamos analisar o quadro abaixo e ver quais são os componentes sanguíneos.
Observação: Essa técnica no desenho abaixo que separa os componentes sanguíneos 
chama-se centrifugação.
Após a centrifugação do sangue temos a separação do plasma, leucócitos e hemácias por meio de densidade. 
Galera! Os células sanguíneas que formam o sangue são chamados de elementos figurados. São eles: Hemácias ou eritrócitos células que transportam oxigênio ,leucócitos ( neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos, linfócitos e macrófagos ) que são células de defesa e plaquetas ou trombócitos que atuam na coagulação sanguíneas e são fragmentos celulares. 
Galerinha! O nosso sangue tem uma coloração de vermelho devido a numerosa quantidade de  glóbulos vermelhos, ou seja, as hemácias. Confira a quantidade de células sanguíneas presentes no sangue.
Os leucócitos são divididos em  granulócitos e agranulócitos
Fotos obtidas por meio de microscópio mostrando as hemácias lado esquerdo ( E ), leucócitos lado direito ( D ) e plaquetas no centro ( C )

Plaquetas fazendo a coagulação.Fotos obtidas por meio de microscópio.
Elementos figurados: Hemácias.
As hemácias são células ovaladas, avermelhadas e anucleadas, ou seja, não tem núcleo. E por esse motivo elas vivem em torno de 90 a 120 dias.
O quadro abaixo mostra o vaso sanguíneos com hemácias.
Elementos figurados: Leucócitos.
São células responsáveis pela defesa do organismo contra os agentes invasores e patogênicos (que causam doenças). Os leucócitos são classificados de acordo com sua morfologia nuclear e granulosidade no citoplasma.
Confira na imagem abaixo. Leucócitos ampliados em destaque.
O coração
É um órgão oco com o tamanho aproximado de um punho cerrado da mão e com cerca de 400 gramas,  esta localizado entre os pulmões com sua ápice deslocada ligeiramente para esquerda. As paredes do coração são formadas por um tecido muscular estriado cardíaco, o miocárdio ( músculo do coração). Externamente o coração é revestido por uma membrana o pericárdio e internamente pelo epicárdio.
Imagem real do coração.

Função do coração
A função do coração é bombear sangue oxigenado para todo o corpo. E conduzir o sangue venoso rico em CO2 para os pulmões onde ocorrerá a hematose ( trocas gasosas ). Ele é constituído por 4 cavidades ou 4 câmeras cardíacas que são: 1 átrio direito, 1 ventrículo direito; 1 átrio esquerdo e 1 ventrículo esquerdo.
No lado direito do coração está pintando de azul. Você sabe o porque?
A cor azul representa o sangue venoso rico em gás carbônico entrando no coração e indo ao pulmão para ser oxigenado.
Já do lado esquerdo do coração ele esta pintado de vermelho? Você sabe o porquê?
A cor em vermelho representa o sangue saindo dos pulmões oxigenado e retornando  ao coração para ser bombeado e distribuído para todo o corpo.
Os vasos sanguíneos: Veia, artérias e capilares sanguíneos.
Artérias: São vasos que conduzem o sangue do coração aos tecidos, órgãos e demais partes dos corpo. Suas paredes são mais espessas. São formadas por 3 camadas chamadas de túnicas.
Veias: Sãos vasos que conduzem o sangue dos tecidos, órgãos e demais parte do corpo para o coração. Suas paredes são menos espessas. Também são formadas por 3 túnicas. Uma diferença importante é que as veias tem válvulas em seu interior, que impede o refluxo sanguíneo, permitindo que o sangue flua numa única direção.

Capilares sanguíneos: São vasos sanguíneos bem finos de diâmetro microscópicos. Fazem a comunicação entre as arteríolas (terminação das artérias) e vênulas (terminação das veias). São formados por uma única túnica.
Imagem mostrando a diferença entre veias, artérias e capilares.
Quadro mostrando um pequeno resumo sobre as diferenças dos vasos sanguíneos.
Galera! Agora temos alguns detalhes da diferença entre veia e artéria. Reparem na veia a presença de válvulas. E sua ausência nas artérias. Repare também que a parede (vista lateral superior) das artérias são mais calibrosas, com relação as veias.

Veias saudáveis e veias varicosas.
Galerinha!  Veja que o fluxo sanguíneo é unidirecional, ou seja, flui numa única direção. Repare também que quando o sangue venoso passa pelas válvulas elas se fecham para evitar o refluxo sanguíneo e a próxima válvula se abre para o sangue passar e subir. E essa válvula que se abriu fechara quando o sangue passar por ela para evitar o refluxo sanguíneo. E assim o sangue subira do seu dedão do pé até chegar o coração.


Foto de varizes
Como ocorre a circulação sanguínea?
Galera! Vamos começar estudando o lado direito do coração que está representado pela cor azul e depois para o lado esquerdo representado pela cor vermelho.
 Antes de mais nada observe e localize veia cava superior e inferior e a direção da seta em azul. Localizaram? Então bora lá. O sangue venoso representado pela seta em azul rico em gás carbônico CO2 entra nas veias cava superior e inferior e desemboca no átrio direito. O átrio direito recebe o sangue e enche-se. Essa fase chama-se diástole atrial, porque a musculatura do átrio está relaxada recebendo o sangue venoso. Quando o átrio está cheio de sangue a sua musculatura contrai e expulsa o sangue para o ventrículo direito. Essa fase é chamada de sístole atrial porque a musculatura do átrio esta contraída e diástole ventricular porque sua musculatura do ventrículo está relaxada recebendo sangue vindo do átrio. Antes do sangue chegar no ventrículo a valva tricúspide ou valva atrioventricular direita abre-se permitindo a passagem sanguínea do átrio para o ventrículo. O ventrículo direito enche-se de sangue e aí sua parede se contraí ( sistole ventricular direita) e expulsa o sangue que passa pela valva pulmonar alcançando a artéria pulmonar que irá conduzir o sangue venoso até os pulmões para ocorrer a Hematose (aula explicada no sistema respiratório). Depois da hematose o sangue arterial  rico em gás oxigênio O2 representado em seta vermelha retorna ao coração por meio das veias pulmonares. Das veias pulmonares o sangue arterial desemboca no átrio esquerdo que recebe o sangue arterial (fase diástole atrial). Após encher-se de sangue a musculatura do átrio esquerdo contraem-se (fase sístole atrial) e expulsa o sangue para o ventrículo esquerdo que recebe o sangue (fase diástole ventricular).Antes do sangue chegar do átrio esquerdo ao ventrículo esquerdo a valva bicúspide ou valva atrioventricular esquerda abre-se permitindo a passagem sanguínea do átrio ao ventrículo. Quando o ventrículo esquerdo enche-se de sangue a sua musculatura contrai (sistole ventricular) e expulsa o sangue para artéria aorta que irá distribuir o sangue oxigenado para toda a parte do corpo. 
Observe a direção da seta em azul seta em azul lá nas veias cavas. A seta azul representa o sangue venoso que vai passando pelo coração e chegando nos pulmões ocorrendo a hematose agora acompanhe a seta em vermelho. do sangue arterial saindo dos pulmões e chegando ao coração e do coração sendo distribuído para todo o corpo

É muita informação né galerinha. Mas já estamos acabando.
No sistema cardiovascular ou sistema circulatório existe dois tipos de circulações.
A pequena circulação ou circulação pulmonar
A grande circulação ou circulação sistêmica.
Na pequena circulação o sangue venoso entra no coração pela veia cava e do coração passa ao pulmão ocorre a hematose e retorna oxigenado ao coração. Portanto o sangue passa do coração ao  pulmão, do pulmão ao coração. Coração - pulmão - coração.
Na grande circulação o sangue arterial oxigenado no coração é conduzido para toda a parte do corpo.Portanto temos. Coração -  todo o corpo.
É isso ai galera! Espero que tenham gostado da aula. Sei que é muita informação. 

Obrigado de coração

Profº Weslei

1 comentários:

Unknown disse...

Incrivel! Meu filho está aprendendo isso na escola! Vou passar seu blog pra ele, para ajuda-lo no estudos. Deixa eu perguntar: recentemente achei este artigo na internet (http://www.bemestardehoje.com.br/saude/correr-na-rua-o-que-devo-fazer) Correr na rua, por conta da poluição, prejudica o nosso sietema cardio vascular, certo? Entao de nada adianta fazer exercicios ao ar livre?

Postar um comentário