Sistema cardiovascular

 Olá meus queridos alunos! Preparados para mais uma aula de anatomia humana? Então bora lá e boa aula a todos.

0
O sistema cardiovascular ou sistema circulatório é formado pelo coração, sangue e  vasos  sanguíneos.Tem como função, distribuir nutrientes e  sangue oxigenado para todo o corpo e recolher produtos que não são úteis ao organismo como por exemplo o gás carbônico (CO2) e ureia e encaminha-los para os órgãos responsáveis por sua eliminação, graças a uma ampla rede de artérias, veias e capilares sanguíneos.
01
Representação artística do sistema cardiovascular, com sangue, coração e uma ampla rede de artérias, veias e capilares sanguíneos.
1
2
Os vasos sanguíneos são de vários calibres inclusive microscópicos. De acordo com os estudiosos, os nossos vasos sanguíneos tem cerca 100.000 km, que seria o suficiente para dar duas voltas no planeta Terra. Impressionante né! Nesses vasos circulam o sangue, hormônios, água e nutrientes lixo metabólico CO2 e ureia.
Vamos analisar o quadro abaixo:3
Reforçando a explicação
4
Como foi dito anteriormente o sistema cardiovascular é formado pelo coração, vasos sanguíneos e sangue.
Observe a imagem abaixo
5
Agora vamos analisar individualmente os componentes que formam o sistema cardiovascular.
6
O sangue é um tecido conjuntivo líquido vivo e viscoso que circula nas artérias, veias e capilares. O sangue é composto por células sanguíneas, responsáveis no transporte de gases de O2 e combate contra agentes patológicos. O sangue também auxilia na temperatura corporal.
Vamos analisar o quadro abaixo e ver quais são os componentes sanguíneos.
Observação: Essa técnica no desenho abaixo que separa os componentes sanguíneos chama-se centrifugação.
7
Imagem mostrando um vaso sanguíneos com os componentes que formam o sangue.
008
Galera! Os células sanguíneas que formam o sangue são chamados de elementos figurados. São eles: Hemácias,leucócitos e plaquetas. 
08
Galerinha! O nosso sangue tem uma coloração de vermelho devido a numerosa quantidade de  glóbulos vermelhos, ou seja, as hemácias. Confira a quantidade de células sanguíneas presentes no sangue.
8
Representação artística dos elementos figurados do sangue.
Em vermelho as hemácias ou eritrócitos antigo nome: glóbulos vermelhos
Em branco os leucócitos antigo nome: glóbulos brancos.
Em cor cinza as plaquetas conhecida por trombócitos.9
Elementos figurados: Hemácias.
As hemácias são células ovaladas, avermelhadas e anucleadas, ou seja, não tem núcleo. E por esse motivo elas vivem em torno de 90 a 120 dias.
O quadro abaixo mostra o vaso sanguíneos com hemácias.
10
Elementos figurados: Leucócitos.
São células responsáveis pela defesa do organismo contra os agentes invasores e patogênicos (que causam doenças). Os leucócitos são classificados de acordo com sua morfologia nuclear e granulosidade no citoplasma.
Confira na imagem abaixo.
11
Galera! Numa aula futura eu irei detalhar mais sobre as células sanguíneas. Não fiz nessa aula, pelo receio da aula ficar muito grande e cansativa. Eu estou apenas explicando de forma superficial.Beleza.
12
Elementos figurados: Plaquetas.
As plaquetas ou trombócitos são fragmentos de células anucleadas que participam no processo de coagulação sanguínea.
Imagem real mostrando as plaquetas por meio de microscopia.
13
O coração
É um órgão oco com o tamanho aproximado de um punho cerrado da mão e com cerca de 400 gramas,  esta localizado entre os pulmões com sua ápice deslocada ligeiramente para esquerda. As paredes do coração são formadas por um tecido muscular estriado cardíaco, o miocárdio ( músculo do coração). Externamente o coração é revestido por uma membrana o pericárdio e internamente pelo epicárdio.
014
Imagem real do coração.
14
A função do coração é bombear sangue oxigenado para todo o corpo. E conduzir o sangue venoso rico em CO2 para os pulmões para que ocorra a hematose. Ele é constituído por 4 cavidades ou 4 câmeras cardíacas que são: 1 átrio direito, 1 ventrículo direito; 1 átrio esquerdo e 1 ventrículo esquerdo.
015
Galera! Reparem bem essa representação artística do coração e localize os átrios e ventrículos.Repararam e observaram?
No lado direito  do coração esta pintando de azul. Você sabe o porque?
A cor azul representa o sangue venoso rico em gás carbônico entrando no coração e indo ao pulmão para ser oxigenado.
Já no lado esquerdo do coração ele esta pintado de vermelho? Você sabe o porque?
A cor em vermelho representa o sangue saindo dos pulmões oxigenado e retornando  ao coração para ser bombeado e distribuído para todo o corpo.15
Imagens reais mostrando as estruturas do coração.
16
17
Os vasos sanguíneos: Veia, artérias e capilares sanguíneos.
Artérias: São vasos que conduzem o sangue do coração aos tecidos, órgãos e demais partes dos corpo. Suas paredes são mais espessas. São formadas por 3 camadas chamadas de túnicas.
Veias: Sãos vasos que conduzem o sangue dos tecidos, órgãos e demais parte do corpo para o coração. Suas paredes são menos espessas. Também são formadas por 3 túnicas. Uma diferença importante é que as veias tem válvulas em seu interior, que impede o refluxo sanguíneo, permitindo que o sangue flua numa única direção.
Capilares sanguíneos: São vasos sanguíneos bem finos de diâmetro microscópicos. Fazem a comunicação entre as arteríolas (terminação das artérias) e vênulas (terminação das veias). São formados por uma única túnica.
18
Mais uma imagem mostrando a diferença entre veias, artérias e capilares.
19
Quadro mostrando um pequeno resumo sobre as diferenças dos vasos sanguíneos.
20
Galera! Agora temos alguns detalhes da diferença entre veia e artéria. Reparem na veia a presença de válvulas. E sua ausência nas artérias. Repare também que a parede (vista lateral superior) das artérias são mais calibrosas, com relação as veias.
21
Veias saudáveis e veias varicosas.
Galerinha! Observe a seta em azul de baixo para cima na imagem.Observou?  Veja que o fluxo sanguíneo é unidirecional, ou seja, flui numa única direção. Repare também que quando o sangue venoso passa pelas válvulas elas se fecham para evitar o refluxo sanguíneo e a próxima válvula se abre para o sangue passar e subir. E essa válvula que se abriu fechara quando o sangue passar por ela para evitar o refluxo sanguíneo. E assim o sangue subira do seu dedão do pé até chegar o coração.
022
Acompanhe a explicação pelas setas. Na imagem da veia normal a válvula se abre e o sangue passa e depois ela fecha evitando o refluxo. Sentido unidirecional. Na veia dilatada  o sangue sobe. A válvula não fecha e permite o refluxo sanguíneo. O sangue tem dois sentidos sobe e desce.
23
Esquema mostrando os problemas do refluxo sanguíneo. Entenderam? Na veia varicosa ocorreu o refluxo sanguíneo, o sangue sobe e desce. Na veia saudável a válvula fechou evitando o refluxo e permitindo o sentido unidirecional do sangue.24
Até agora estudamos os componentes do sistema cardiovascular. O sangue, coração  e  vasos sanguíneos. 
Agora vamos estudar como ocorre a circulação sanguínea.
025
25
Galera! Vamos começar estudando o lado direito do coração que esta representado em azul.
Antes de mais nada observe e localize veia cava superior e inferior e a direção da seta em azul. Localizaram? Então bora lá. O sangue venoso representado pela seta em azul rico em gás carbônico CO2 entra nas veias cava superior e inferior e desemboca no átrio direito. O átrio direito recebe o sangue e enche-se. Essa fase chama-se diástole atrial, porque a musculatura do átrio esta relaxada recebendo o sangue. Quando o átrio esta cheio de sangue a sua musculatura contrai e expulsa o sangue para o ventrículo direito. Essa fase é chamada de sístole atrial porque a musculatura do átrio esta contraída e diástole ventricular porque sua musculatura do ventrículo esta relaxada recebendo sangue vindo do átrio. Antes do sangue chegar no ventrículo a valva tricúspide abre-se permitindo a passagem sanguínea do átrio ao ventrículo. O ventrículo direito enche-se de sangue e ai sua parede se contrai ( sistole ventricular direita) e expulsa o sangue que passa pela valva pulmonar alcançando a artéria pulmonar que irá conduzir o sangue venoso até os pulmões para ocorrer a Hematose (aula explicada no sistema respiratório). Depois da hematose o sangue arterial  rico em gás oxigênio O2 representado em seta vermelha retorna ao coração por meio das veias pulmonares. Das veias pulmonares o sangue arterial desemboca no átrio esquerdo que recebe o sangue arterial (fase diástole atrial). Após encher-se de sangue a musculatura do átrio esquerdo contraem-se (fase sístole atrial) e expulsa o sangue para o ventrículo esquerdo que recebe o sangue (fase diástole ventricular).Antes do sangue chegar do átrio esquerdo ao ventrículo esquerdo a valva bicúspide abre-se permitindo a passagem sanguínea do átrio ao ventrículo. Quando o ventrículo esquerdo enche-se de sangue a sua musculatura contraem (sistole ventricular) e expulsa o sangue para artéria aorta que irá distribuir o sangue oxigenada para toda a parte do corpo.
 26
Observe a direção da seta em azul seta em azul lá nas veias cavas. A seta azul representa o sangue venoso que vai passando pelo coração e chegando nos pulmões ocorrendo a hematose agora acompanhe a seta em vermelho. do sangue arterial saindo dos pulmões e chegando ao coração e do coração sendo distribuído para todo o corpo
2728
É muita informação né galerinha. Mas já estamos acabando.
No sistema cardiovascular ou sistema circulatório existe dois tipos de circulações.
A pequena circulação ou circulação pulmonar
A grande circulação ou circulação sistêmica.
Na pequena circulação o sangue venoso entra no coração pela veia cava e do coração passa ao pulmão ocorre a hematose e retorna oxigenado ao coração. Portanto o sangue passa do coração ao  pulmão, do pulmão ao coração. Coração - pulmão - coração.
Na grande circulação o sangue arterial oxigenado no coração é conduzido para toda a parte do corpo.Portanto temos. Coração -  todo o corpo.
Observe e acompanhe o sentido da seta começando pela seta em azul lá em cima onde aparece o pedaço do pescoço de um homem. Para que você possa entender a explicação.
29

É isso ai galera! Espero que tenham gostado da aula. Sei que é muita informação. Dei o meu melhor para facilitar o entendimento da aula.

Obrigado de coração

30

Profº Weslei

1 comentários:

Postar um comentário