Sistema urinário

Olá meus queridos! Segue mais uma aula de anatomia humana. Bons estudos.

1
A função do sistema urinário é a eliminação dos produtos finais do metabolismo celular. Principalmente a ureia e a creatina, que são retirados da corrente sanguínea e excretados para fora do corpo sob forma de urina. O sistema urinário também é responsável pelo controle hídrico do corpo e remoção de substâncias tóxicas ou drogas do corpo. Em resumo esse sistema realiza a função de filtrar o sangue e purifica-lo eliminando todas as impurezas possíveis por meio da urina.
2
Observe no desenho abaixo as estruturas do sistema urinário. E a função desse sistema.
Estruturas: 1 par de rim (em cor roxa), 1 par de ureter (em cor amarelo), uma bexiga urinária (em cor de vermelho) e  a uretra.
3
Analise o quadro abaixo e vejam as estruturas do sistema urinário com suas respectivas suas funções:
5
Galera! Agora que vimos a localização e funções das estruturas do sistema urinário. Vamos estudar com mais detalhes a função do sistema urinário no processo de filtração e a eliminação da impureza sanguínea.
O sangue impuro com (ureia, creatina, drogas etc..) entra dentro dos rins por meio da artéria renal que se ramifica dentro dos rins em microscópicos capilares que levam o sangue impuro até os néfrons. Observe no desenho a artéria renal em vermelho e os néfrons destacados por um círculo e uma seta.
06
Continuando. Os néfrons ao receberem o sangue impuro dos capilares irá realizar o processo de filtração e purificação sanguínea para eliminar os compostos inúteis (ureia, creatina, drogas....) na forma de urina. Portanto os néfrons filtram e purificam o sangue  e produzem urina para eliminar as impurezas sanguíneas. Após a produção de urina uma região do rim chamado cálice (em cor verde no desenho abaixo) recolhe essa urina impura. Os cálices se unem e forma a pelve renal (em rosa no desenho abaixo) que conduzirá a urina aos ureteres (em branco no desenho abaixo).
6
Dos ureteres em amarelo no desenho abaixo a urina é designada a bexiga urinária uma bolsa muscular elástica em vermelho no desenho abaixo.10
Quando a bexiga urinária esta cheia o músculo esfíncter  interno relaxa para a passagem da urina (observe no desenho). Mas o ato de urinar pode ser evitado quando voluntariamente a pessoa contrai o esfíncter externo (observe no desenho). Quando os dois esfíncter estão relaxados ocorre a micção, ou seja, a urina é liberada para fora do corpo por meio da uretra.
12
Imagens reais de um rim.
7
Observação: Quando os rins filtram  e retiram as impurezas sanguíneas o sangue retorna a circulação corporal por meio da veia renal
8

Bem galera! Chegamos ao fim de mais uma aula de anatomia humana. Espero que tenham gostado.

Profº Weslei

0 comentários:

Postar um comentário