Sistema urinário

Olá meus queridos! Segue mais uma aula de anatomia humana. Bom estudo.

A função do sistema urinário é a eliminação dos produtos finais do metabolismo celular. Principalmente a ureia e a creatina, que são retirados da corrente sanguínea e excretados para fora do corpo sob forma de urina. O sistema urinário também é responsável pelo controle hídrico do corpo e remoção de substâncias tóxicas ou drogas do corpo. Em resumo, este sistema realiza a função de filtrar o sangue e purifica-lo eliminando todas as impurezas possíveis por meio da urina.
Observe no desenho abaixo as estruturas do sistema urinário. E a função desse sistema.
Estruturas: 1 par de rim ( um direito e um esquerdo ), 1 par de ureter ( um direito e um esquerdo ), uma bexiga urinária e uma uretra.
Funcionamento do sistema urinário
Antes de acompanhar a explicação, localize a artéria renal, e observe a localização das demais estruturas.

O sangue impuro com (ureia, creatina, drogas etc..) entra dentro dos rins por meio da artéria renal ( em vermelho ) que se ramifica dentro dos rins em microscópicos capilares que levam o sangue impuro até os néfrons. Observe no desenho a artéria renal em vermelho.
Observe que dentro dos rins encontramos os néfrons. Estruturas filtradoras do sangue impuro.
Néfrons em detalhes


   Continuando.
 Os néfrons ao receberem o sangue impuro dos capilares irá realizar o processo de filtração e purificação sanguínea para eliminar os compostos inúteis (ureia, creatina, drogas....) na forma de urina. Portanto os néfrons filtram e purificam o sangue  e produzem urina para eliminar as impurezas sanguíneas. Após a produção de urina, uma região do rim chamado cálice, recolhe essa urina impura. Os cálices se unem e forma a pelve renal, que conduzirá a urina aos ureteres .
            Observe no desenho abaixo

   Continuando
Dos ureteres a urina é designada até a bexiga urinária uma bolsa muscular e elástica. 
Homem
                                                        Mulher
Quando a bexiga urinária esta cheia o músculo esfíncter  interno relaxa para a passagem da urina (observe no desenho). Mas o ato de urinar pode ser evitado quando voluntariamente a pessoa contrai o esfíncter externo (observe no desenho). Quando os dois esfíncter estão relaxados ocorre a micção, ou seja, a urina é liberada para fora do corpo por meio da uretra.
                                                      Imagem real dos rins.
Observação: Quando os rins filtram  e retiram as impurezas sanguíneas o sangue retorna a circulação corporal por meio da veia renal

Bem galera! Chegamos ao fim de mais uma aula de anatomia humana. Espero que tenham gostado.

Profº Weslei

0 comentários:

Postar um comentário