Cadeia alimentar


Olá meus queridos alunos! Prontos para mais uma aula? Então, borá lá estudar a cadeia e teia alimentar. Boa aula a todos.
                                 Significado da palavra Cadeia alimentar.

Cadeia alimentar: Cadeia significa ( sequência ), alimentar ( alimento ).

 Então podemos dizer que cadeia alimentar é a sequência de alimentos na qual um ser vivo serve de alimento para outro ser vivo. A cadeia alimentar sempre começa por um produtor ( plantas ou algas ) depois temos os consumidores e a cadeia alimentar sempre termina com os decompositores ( fungos e bactérias ). 
Vejamos isso nas ilustrações :

Plantas, borboletas, sapo, cobra e decompositores formam uma cadeia alimentar. Observem a seta de baixo para cima.
A planta ( produtor ) / serve de alimento para a borboleta ( consumidor primário ) / que serve de alimento para o sapo ( consumidor secundário ) / que serve de alimento para a cobra ( consumidor terciário ). quando a cobra morrer ela ira servir de alimentos aos decompositores (fungos e bactérias).
                                          Entenderam? Mais um exemplo:

Observe bem a seta. A leitura da  cadeia alimentar começa sempre pelo produtor , a seta indica a sequência dos alimentos. Então a leitura dessa cadeia alimentar aquática fica assim:


O fitoplâncton  ( produtores ) / servem de alimento ao zooplâncton  ( consumidores primários ) / que servem de alimento aos peixes pequenos ( consumidores secundários ) /  que servem de alimento aos peixes maiores ( consumidores terciários ) / que servem de alimento aos tubarões  ( consumidores quaternários ).
Observação dessa cadeia aquática:
Fitoplâncton: são algas marinhas microscópicas que fazem fotossíntese
Zoopâncton: são microcrustáceos
Detalhe faltou nessa cadeia os decompositores.
                                                             Mais um exemplo:


Agora postem sua resposta de como se lê essa cadeia alimentar acima que tem a cenoura, coelho e a raposa.
                             Nessa cadeia alimentar assim como as outras a setas indicam quem esta sendo predado. Então mais um exercício para vocês treinarem. Postem sua resposta de como se lê essa cadeia alimentar.

                                             Agora galera estudaremos a teia alimentar
                                                                           
O que é uma teia alimentar: É o conjunto das cadeias alimentares. Fácil né? Quando temos duas ou mais  cadeia alimentar interagindo-se da-se o nome de teia alimentar. Vamos analisar as imagens do desenho acima e ver como isso funciona.

Galerinha, percebam o seguinte: Encontre o produtor. Encontraram? É a planta certo?
Então borá ler essa teia. Atenção utilizarei o simbolo para produtor ( P ), consumidor primário ( C1 ) e assim por diante e decompositor ( D ) A planta ( P ) serve de alimento ao roedor ( C1 ) /  que serve de alimento ao lagarto ( C2 ) / que serve de alimento ao Gavião ( C3 ).
Nessa mesma cadeia a mesma planta ( P ) serve de alimento ao gafanhoto ( C1 ) / que serve de alimento ao sapo ( C2 ) / que serve de alimento a cobra ( C3 ) / que serve de alimento ao gavião (C4)
Nessa mesma cadeia a planta ( P ) / serve de alimento ao gafanhoto ( C1 ) / que serve de alimento para aranha ( C2 ) / que serve de alimento ao pássaro ( C3 ), que serve de alimento a cobra ( C4 ) / que serve de alimento ao gavião ( C5 ).
Observações dessa teia:
Temos ai um conjunto de cadeia alimentar, interagindo-se formando uma teia alimentar. Temos nesse exemplo 3 cadeias alimentares para formar uma teia alimentar.
Observe também que o gavião participa das 3 cadeias como: consumidor (C3), (C4) E (C5), e isso está correto. Pois ele desempenha o papel de consumidor diferente nas 3 cadeias.
Entenderam?                                                               
                        
                                                              Mais um exemplo
Observação: Nessa teia você estão vendo 1º NT que significa ( 1º primeiro ) ( N nível ) ( T trófico ) Ou seja primeiro nível trófico que é a mesma coisa que produtor. 2º NT é o segundo nível trófico que significa consumidor primário e assim por diante....
 Vejam que essa teia alimentar é bem complexa, pois ela envolve várias cadeias alimentarem.

Agora temos a comparação entre a diferença entre a cadeia alimentar e a teia alimentar.


Galera! Espero que tenham entendido e gostado. E obrigado por ter assistido mais uma aula. Abraços


Prof. Weslei

9 comentários:

Quixadá Coordenador disse...

oi professor Weslei e a sua aluna Maria Eduarda da Escola Cruzeiro do Sul, Professor eu estou pesquisando aqui no seu blog e ate agora nao consegui achar as 4 questoes do trabalho que o senhor pediu

Quixadá Coordenador disse...

oi professor Weslei e a sua aluna Maria Eduarda da Escola Cruzeiro do Sul, Professor eu estou pesquisando aqui no seu blog e ate agora nao consegui achar as 4 questoes do trabalho que o senhor pediu

Professor Weslei disse...

Olá Maria Eduarda tudo bem contigo?
Ok vamos lá. As perguntas estão no 4º e 5º desenho sobre cadeia alimentar. Ache a cadeia alimentar aquática do tubarão. Achou?
Logo após essa cadeia alimentar vem as questões.
Beleza!
Espero ter ajudado.
Bom estudo

Quixadá Coordenador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Quixadá Coordenador disse...

obrigada professor, um beijo

Quixadá Coordenador disse...

professor vc disse que as perguntas estao no 4 e no 5, abaixo dis que falta os decompositores e para eu colocar os decompositores diremos ´refazer´

Professor Weslei disse...

Olá Maria Eduarda!
É isso mesmo

Unknown disse...

De quem é a última imagem?? Gostaria de utilizá-la. Obrigada

Unknown disse...

Eu amei

Postar um comentário