Cadeia alimentar


Olá meus queridos alunos! Prontos para mais uma aula? Então, borá lá estudar a cadeia e teia alimentar. Boa aula a todos.
                                 Significado da palavra Cadeia alimentar.

Cadeia alimentar: Cadeia significa ( sequência ), alimentar ( alimento ).

 Então podemos dizer que cadeia alimentar é a sequência de alimentos na qual um ser vivo serve de alimento para outro ser vivo. A cadeia alimentar sempre começa por um produtor ( plantas ou algas ) depois temos os consumidores e a cadeia alimentar sempre termina com os decompositores ( fungos e bactérias ). 
Vejamos isso nas ilustrações :

Plantas, borboletas, sapo, cobra e decompositores formam uma cadeia alimentar. Observem a seta de baixo para cima.
A planta ( produtor ) / serve de alimento para a borboleta ( consumidor primário ) / que serve de alimento para o sapo ( consumidor secundário ) / que serve de alimento para a cobra ( consumidor terciário ). quando a cobra morrer ela ira servir de alimentos aos decompositores (fungos e bactérias).
                                          Entenderam? Mais um exemplo:

Observe bem a seta. A leitura da  cadeia alimentar começa sempre pelo produtor , a seta indica a sequência dos alimentos. Então a leitura dessa cadeia alimentar aquática fica assim:


O fitoplâncton  ( produtores ) / servem de alimento ao zooplâncton  ( consumidores primários ) / que servem de alimento aos peixes pequenos ( consumidores secundários ) /  que servem de alimento aos peixes maiores ( consumidores terciários ) / que servem de alimento aos tubarões  ( consumidores quaternários ).
Observação dessa cadeia aquática:
Fitoplâncton: são algas marinhas microscópicas que fazem fotossíntese
Zoopâncton: são microcrustáceos
Detalhe faltou nessa cadeia os decompositores.
                                                             Mais um exemplo:


Agora postem sua resposta de como se lê essa cadeia alimentar acima que tem a cenoura, coelho e a raposa.
                             Nessa cadeia alimentar assim como as outras a setas indicam quem esta sendo predado. Então mais um exercício para vocês treinarem. Postem sua resposta de como se lê essa cadeia alimentar.

                                             Agora galera estudaremos a teia alimentar
                                                                           
O que é uma teia alimentar: É o conjunto das cadeias alimentares. Fácil né? Quando temos duas ou mais  cadeia alimentar interagindo-se da-se o nome de teia alimentar. Vamos analisar as imagens do desenho acima e ver como isso funciona.

Galerinha, percebam o seguinte: Encontre o produtor. Encontraram? É a planta certo?
Então borá ler essa teia. Atenção utilizarei o simbolo para produtor ( P ), consumidor primário ( C1 ) e assim por diante e decompositor ( D ) A planta ( P ) serve de alimento ao roedor ( C1 ) /  que serve de alimento ao lagarto ( C2 ) / que serve de alimento ao Gavião ( C3 ).
Nessa mesma cadeia a mesma planta ( P ) serve de alimento ao gafanhoto ( C1 ) / que serve de alimento ao sapo ( C2 ) / que serve de alimento a cobra ( C3 ) / que serve de alimento ao gavião (C4)
Nessa mesma cadeia a planta ( P ) / serve de alimento ao gafanhoto ( C1 ) / que serve de alimento para aranha ( C2 ) / que serve de alimento ao pássaro ( C3 ), que serve de alimento a cobra ( C4 ) / que serve de alimento ao gavião ( C5 ).
Observações dessa teia:
Temos ai um conjunto de cadeia alimentar, interagindo-se formando uma teia alimentar. Temos nesse exemplo 3 cadeias alimentares para formar uma teia alimentar.
Observe também que o gavião participa das 3 cadeias como: consumidor (C3), (C4) E (C5), e isso está correto. Pois ele desempenha o papel de consumidor diferente nas 3 cadeias.
Entenderam?                                                               
                        
                                                              Mais um exemplo
Observação: Nessa teia você estão vendo 1º NT que significa ( 1º primeiro ) ( N nível ) ( T trófico ) Ou seja primeiro nível trófico que é a mesma coisa que produtor. 2º NT é o segundo nível trófico que significa consumidor primário e assim por diante....
 Vejam que essa teia alimentar é bem complexa, pois ela envolve várias cadeias alimentarem.

Agora temos a comparação entre a diferença entre a cadeia alimentar e a teia alimentar.


Galera! Espero que tenham entendido e gostado. E obrigado por ter assistido mais uma aula. Abraços


Prof. Weslei

8 comentários:

Postar um comentário