Evolução Bioquímica da vida

                                           Todos nós um dia já perguntamos?  
                  Como surgiu a vida? Como surgiram os primeiros seres vivos.

O surgimento da vida é algo que sempre despertou curiosidades e interesse nos homens. A ciência não tem uma resposta definitiva para isso. Porém temos aqui nessa aula uma noção de como poderia ter surgido a vida. Se a vida não surgiu como mostra a aula, então ela deve ter surgido com algo parecido com isto. Essa hipótese chama-se: A evolução bioquímica da vida.

                                                Origem e Evolução Bioquímica da vida


                 

    Aleksandr Ivanovich Oparin foi um biólogo e bioquímico russo, um dos pioneiros que tentou explicar a origem bioquimica da vida.
      Vamos analisar as imagens abaixo e tentar entender o provável fenômeno sobre o surgimento da vida no planeta Terra através das ilustrações 
                                                     



                                   Leiam e observem a imagem. E veja a explicação abaixo 

                                                   No início tudo era um tremendo caos. O planeta Terra em sua forma primitiva sofria intensas atividades vulcânicas, muitas chuvas e relâmpagos . Sua atmosfera era afetada por  intensas radiações solares, e sua atmosfera era composta supostamente por gases de metano, amônia, hidrogênio e vapores d'água. Reações químicas entre todos esses fatores geravam um composto orgânico na qual foi dado o nome de coacervado. Que se acumulavam nos mares primitivos. Esses coacervados comunicavam com o meio externo (o ambiente terrestre). E provavelmente esses coacervados evoluíram para alguma forma de vida bem primitiva e começaram a se multiplicar,ou seja, reproduzindo-se. Temos ai uma hipótese de como poderia ter surgido a primeira forma de vida, parecidos com bactérias numa forma bem mais primitiva e rudimentar.



                                                             Conseguiram entender?
                                                                Analise o desenho


    Ocorriam na Terra primitiva, intensos processos vulcânicos, emitindo grande quantidade de gases (moléculas): metano, amônia, gás hidrogênio e vapor de água, vários trovões, chuvas constantes e emissão de raios solares. E nesse ambiente surgiram as moléculas orgânicas os coacervados.
                                                
                                                            Veja as imagens abaixo.


                Na hipótese de Oparin dese-se levar em consideração os seguintes acontecimentos



Stanley Miller

Foto real do cientista  que elaborou uma experiência para testar a hipótese de Oparin

Mas afinal galerinha, quem oi esse cientista?


Imagem real de Stanley Miller realizando sua experiência sobre as condições primitivas da Terra, e o surgimentos de moléculas orgânicas




Representação artística do experimento de Miller 




Representações artísticas da experiência de Miller.







Explicando a experiência de Miller

Número 1: Miller ferve a água que entra em ebulição e a água começa a evaporar. A água simula o mar primitivo e o fogo simula o sol aquecendo a água.

Número 2: Simulação do vapor da água indo para a atmosfera.

Número 3: O balão simula a atmosfera com vapor da  água, gases primitivos e fios elétricos simulam a descarga elétrica dos trovões. E ocorre uma reação química.

Figura 4: Ocorre a formação de uma substância líquida.

Número 5: A substância líquida é armazenada e após uma semana de observação temos a presença de substância orgânica. Essa substância orgânica simula o coacervado de Oparin.

E é isso ai galerinha. Espero que tenham gostado da aula.

Profº Weslei




0 comentários:

Postar um comentário