Filo anelídeos

Olá meus queridos alunos segue mais uma aula aula sobre vermes. Dessa vez iremos estudar os anelídeos. Uma boa aula a todos.

Os anelídeos são vermes de corpo alongado, cilíndrico e segmentado ou anéis dispostos em sequência. Possuem, sistema circulatório, sistema respiratório, sistema excretor, sistema nervoso,sistema sensorial e sistema digestório completo. Sua reprodução é sexuada.

Outras características:


Os anelídeos tem vida livre, ou seja, não ficam presos a nenhum substrato, alguns são parasitas. Existe espécies que habitam lugares aquáticos, terrestres e locais úmidos. Possuem simetria bilateral ( lado direito e esquerdo), ( faces ventral e dorsal)
 A respiração é cutânea, ou seja, respiram pela pele. O filo anelídeo é dividido em 3 classes que são: Classe oligoquetas = minhocas
Classe poliqueta = poliquetos
Classe hirudínea =  sanguessuga.

Veja no quadro:


Reforçando as informações sobre os anelídeos



Agora vamos estudar as classes dos anelídeos.
As minhocas:





As minhocas são anelídeos que pertence a classe dos oligoquetas. São animais com poucas cerdas, que auxiliam na locomoção. Possuem um sistema digestório completo com boca e ânus.

Analise as imagens e vejam os órgãos das minhocas. No desenho acima temos uma representação artística do animal. E na figura abaixo temos uma imagem real de como são as minhocas por dentro


Os anelídeos são animais muito importante na agricultura, porque eles  se alimentam de detritos orgânicos, adubam o solo com suas fezes e cavam túneis e deixam a terra fofa e boa para o plantio.

Mais uma imagem da anatomia externa e interna das minhocas 


Imagem real de uma minhoca. Reparem bem que eles são vermes alongado, cilíndrico e segmentado ou anéis dispostos em sequência.





 Reprodução das minhocas.

As minhocas são hermafroditas, ou seja, tem os dois sexos. Durante a cópula elas se orientam em sentidos opostos. A vesícula seminal de uma libera espermatozoides no receptáculo seminal da outra e vise-versa. Depois se separam. Um casulo é formado e nele ficam os óvulos maduros. O casulo começa a se deslocar no corpo do animal e quando passa pelo receptáculo seminal o óvulo recebe espermatozoides do parceiro. Ocorre a fecundação e formam os ovos. O casulo sai do corpo e dos ovos saem as jovens minhocas.

Imagem real mostrando a cópula das minhocas orientadas em sentidos opostos


Classe dos poliquetas.
São vermes dotados de muitas cerdas que auxiliam na locomoção do animal. Eles são são hermafroditas, ou seja, eles possuem o sexo separado de macho e fêmea.


A reprodução


Entenderam galerinha? De um fragmento, pedaço do corpo do poliqueta nasce outro verme. Bizarro né. Igual ao das esponjas e platelmintos estudados anteriormente em outras aulas.

Os poliquetos também reproduzem sexuadamente. Na imagem abaixo temos a larva de um poliqueto.




Agora vamos ver um show de imagens reais desses anelídeos poliquetas







Agora vamos ver outros tipos de anelídeos os poliquetos tubícolas.







Os Hirudíneos:
A sanguessuga é um anelídeo da classe dos Hirudíneos. As sanguessugas são utilizadas a séculos no tratamento médico para o tratamento de úlceras, varizes, retenção de líquidos e etc...
Usa-se no tratamento apenas a sanguessuga Hirudo medicinales.


As sanguessugas são dulcícolas, ou seja, vivem em ambiente aquático sem sal. São ectoparasitas, parasitam o hospedeiro  externamente. Como mostram as imagens reais.



Sanguessuga ectoparasita parasitando o hospedeiro.


Imagem real de uma pessoa numa clínica da Croácia recebendo tratamento de sanguessuga. Esse tratamento se chama Hirudoterapia


Hirudoterapia no tratamento de varizes


É isso ai galerinha. Espero que tenham gostado. 
Profº Weslei













2 comentários:

pesquisador disse...

MUITO BOM O SEU BLOG! PARABÉNS!
PEGUEI UMAS IMAGENS MAS CITEI A FONTE QUE NO CASO É O SEU BLOG!
ABRAÇÃO

Weslei Frazão disse...

Obrigado. Fico feliz em poder ajudá- lo. Abraços.

Postar um comentário