Filo mollusca

Olá meus queridos! Hoje estudaremos o filo mollusca.

O filo molusco é formado por animais de corpo mole. Os moluscos são divididos em 3 partes: Cabeça, pé e massa visceral. Depois dos artrópodes os moluscos formam o segundo grupo com maior número de espécies. Eles habitam os ambientes aquáticos e terrestres. Seus representantes mais conhecidos são: Ostras, polvo, lula, lesma, caracol e caramujo. Os moluscos divide-se em:  Aplacóforos, monoplacóforos, poliplacóforo, escafópodes, bivalves, gastrópodes e cefalópodes.


Analise os quadros abaixo observem algumas características dos moluscos.






Agora que analisamos e vimos as características gerais, vamos estudar cada grupo separadamente.

Classe aplacófora: são animais com corpo vermiforme e pés reduzidos. Não possuem conchas, são animais marinhos e outros vivem nos fundos arenosos. Eles alimentam-se de anelídeos e de outros invertebrados.

Quadro mostrando exemplos de molusco aplacóforos.



 Analise o quadro e veja algumas de suas características.

Foto real de um molusco aplacóforo. Observe o seu formato vermiforme. As espécies estudadas indicam que são animais hermafroditas.


Classe dos monoplacóforos: São animais que apresentam uma concha com placa sólida. O seu representante mais conhecido é o Neopilina. Eles alimentam-se de detritos que ficam no substrato e de microrganismos.

Algumas características dos monoplacóforos.



Imagem mostrando o monoplacóforo.



O quadro mostra as características  e mostra uma foto real de monoplacóforo ( Neopilina ).



Classe do poliplacóforo: São moluscos formados por uma concha formada por 7 a 8 placas que cobrem a superfície dorsal do animal. Eles utilizam os pé para rastejar. Seu representante mais conhecido são os quítons. A maioria deles são herbívoros de algas.

Observe na imagem uma foto real de um quíton com uma concha formada por 8 placas cobrindo o dorso do animal.




Agora vamos analisar a anatomia interna e externa de um  poliplacóforo.




Foto real de um poliplacóforo.



Classe escafópodos: São moluscos com conha alongada que lembra o dente de um elefante. Seu representante conhecido são os dentálios. Vivem enterrados na areia do ambiente marinho, possuem respiração cutânea e se alimentam de microrganismos que vivem no sedimento.

Observe o quadro abaixo mostrando algumas característica desse animal.


As imagem abaixo  mostra a morfologia interna e externa do animal.


Classe bivalvia: São animais formados por uma concha com duas valvas dai o nome bivalves. Possuem um pé musculoso achatado, que lembram um machado. Eles cavam a areia do  ambiente que vivem. Mas nem todos os bivalves são assim. Alguns são livres natantes como os pectens e  muitos possuem o pé reduzido e quase ausente como ostras e mexilhões.

A imagem abaixo mostra a foto real dos bivalves.

O quadro abaixo mostra as característica desse grupo.



Foto real de bivalves.

Alguns bivalves tem o sexo separado e outros são hermafroditas.


Foto mostrando a morfologia interna e externa dos bivalves.


Os bivalves tem bastante importância ecológica: Fazem parte da cadeia alimentar, são bioindicadores da qualidade da água, pois conseguem filtrar toxinas e poluentes presentes na água. Também tem importância econômica, pois fazem parte da culinária humana. Mas precisa saber de onde foram coletados pois podem estar contaminadas. E são capazes de produzir pérolas. A formação ocorre quando um verme ou grão de areia entra dentro da concha. Dai ele libera uma camada de nácar que ira isolar cobrir esse intruso transformando em pérola. A transformação da pérola nada mais é que a defesa do animal.

Galerinha! Observe o quadro abaixo mostrando as pérolas formada dentro do animal como mecanismo de defesa.


Classe dos gastrópodes: São animais com diversos hábitos alimentares, carnívoros, herbívoros e detritívoros. Possuem olhos e tentáculos. Seus órgãos estão localizados sobre sua cabeça inclusive o ânus,  porque durante a fase larval a massa visceral sofre uma rotação de 180° graus  em relação ao eixo cabeça e pé. Muitos bivalves possuem  cocha externa espiralada e alguns apresentam concha reduzida ou até mesmo sem concha. Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os gastrópodes terrestres respiram por pulmões.Porém existem moluscos aquáticos que tem pulmões e precisam subir na superfície para respirar como é o caso dos planorbídeos. Outros moluscos não tem concha, pulmões e nem brânquias e respiram pela pele como é o caso das lemas terrestres.

Quadro mostrando fotos reais de gastrópodes e suas características.





No quadro abaixo observamos logo acima um caramujo, do seu lado esquerdo uma lesma e do seu lado direito um caracol.




Imagem mostrando a morfologia interna e externa do caramujo. Observe que os órgãos ficam acima da cabeça do animal.



Foto real de um caramujo.




Classe dos cefalópodes: São animais com sistema nervoso e olhos bastante desenvolvidos. Os olhos se assemelhas aos dos vertebrados, sendo capazes do formar imagem e provavelmente cores. Eles são representados pelas Lulas ( com conchas interna reduzida ), polvo e lesmas ( sem concha ) e naútilo ( com concha externa ). Os cefalópodes tem o sexo separado e a fecundação é interna. Dos ovos nascem jovens completamente formados, sem passar por estágio larval. Possuem um mecanismo de defesa muito interessante, que é a liberação de tinta escura armazenada numa bolsa localizada na massa visceral. Essa tinta serve para dispersar o predador.

Quadro mostrando as características dos cefalópodes.




Exemplos de cefalópodes: Polvo, lula e naútilo.

Imagem mostrando um naútilo, lula e polvo.



Galerinha! Olha que coisa mais linda. Segue uma sequência de imagens de cefalópodes.

Polvos.





Morfologia externa e interna da lula.



As lulas fazem parte de nossa culinária.

Fotos reais de lulas.



Fotos reais de naútilo.






Galerinha! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudarem essa aula.

Prof° Weslei.

Filo equinodermos

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos o filo dos equinodermos.

Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos. Equinodermos significa espinhos na pele, por isso tem esse nome. Nas estrelas-do-mar o espinho é pouco desenvolvidos, já nos ouriços-do-mar eles são bem desenvolvidos. Os equinodermos tem sexo separado e a fecundação é externa, ou seja,  o espermatozoide fecunda o óvulo na água.  O desenvolvimento é indireto, ou seja, passa por formação de larvas para chegar até a fase adulta. Uma outra forma de reprodução ocorre de forma assexuada, como por exemplo nas estrela-do-mar. Corta-se um braço da estrela e desse braço regenera-se uma nova estrela. Os representantes mais conhecidos dos equinodermos são: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, pepinos-do-mar, bolacha-da-praia, serpentes-do-mar. Todos eles possuem um endoesqueleto de calcário.

Outras informações sobre o filo. 


Assim como nos outros filos já estudados, os equinodermos também divide-se em outros grupos. Analise o quadro abaixo e vejam os grupos dos equinodermos com seus respectivos representantes.


 Agora que observamos as classificações dos equinodermos, iremos estudar cada grupo separadamente.


Classe asteróides ( estrela-do-mar)



Todos os equinodermos dessa classe possuem a maioria das vezes 5 braços partindo do disco central. Os braços podem variar de número de acordo com a espécie. Locomovem-se por pés ambulacrários.




Observem a seta e localizem o nome pés ambulacrários. Acharam? Pois bem! São esses pé responsáveis pela locomoção da estrela,  respiração, são eles que capturam alimento e realizam a percepção do  ambiente.


Representação artística da morfologia interna e externa das estrelas-do-mar.





 Galera esses animais são predadores. Seus pés ambulacrários conseguem abrir uma concha do mar e depois de aberto ela suga a presa com seu estômago que é projetado para fora. Elas também caçam os ouriços e anêmonas-do-mar. Incrível né? Tudo isso com ajuda de seus pés ambulacrários.


O quadro a seguir explica no geral como ocorre a reprodução dos equinodermos.




Os equinodermos tem reprodução sexuada, ou seja, envolve a fecundação entre os gametas masculino e feminino. Porém eles também podem reproduzir assexuadamente como a estrala- do- mar. Observe a ilustração abaixo.
De cada braço cortado ocorre a regeneração dos tecidos e formam outras estrelas.


O quadro abaixo vem reforçar algumas coisa que já foram ditas até agora.




Agora iremos estudar a classe dos equinóides ( bolacha-da-praia e ouriço-do-mar ).

São animais de corpo arrendondado ( ouriços ) ou achatados ( bolachas ). Esses animais tem na boca cinco dentes calcários fortes, na qual utilizam para caçar. Nos ouriços isso é bem desenvolvido na qual utilizam para arrancar pedaços de alga na qual se alimentam.



Morfologia da bolacha-da-praia.

O quadro abaixo mostra mais informações sobre esses animais.


Fotos reais mostrando exemplos de equinóides.

Bolacha-da-praia.




Ouriço-do-mar.

Observem como os espinhos são bem desenvolvidos nessa classe.




Agora vamos estudar a outra classe dos equinodermos. Os ofiuróides ( serpentes-do-mar).


As serpentes-do-mar tem 5 braços que parte do disco central. Esses braços são finos e muitos ágeis. Esses animais não tem intestino e ânus. Seus braços uma vez perdidos podem regenera-se. Eles podem se alimentar predando ou comendo carniça.


A imagens abaixo mostram fotos reais das serpente-do-mar.



Classe dos crinóideas.

A classe crinóidea são representados pelos lírios-do-mar, que são animais vivem preso sobre um substrato. Porém um forte correnteza pode arranca-los do substrato.Seus braços são utilizados para capturar partículas em suspensão e zooplâncton. A fecundação é externa e ocorre na água.
 Esses animais também conseguem se regenerar.  E seus braços também servem para locomoção.

Imagens reais dos lírios-do-mar.



Agora estudaremos a última classe. Os holoturóides ( pepinos-do-mar ).


Esses animais tem o corpo alongado e com espinhos bem reduzidos.Conseguem regenera-se. E tem o corpo mole.

O quadro abaixo mostra suas características.


Imagens reais de pepinos-do-mar:





Galerinha! Espero que tenham gostado da aula. Até a próxima. E obrigado.

Profº Weslei.