Filo cordados: Répteis

Filo cordado: Répteis

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos os répteis, animais de sangue-frio. Boa aula a todos.

filo cordados: répteis

Galera! Estudamos na aula anterior que os anfíbios foram os primeiros animais a conquistarem o ambiente terrestre. Porém os anfíbios precisam voltar para a água para se reproduzir. Estudamos também que o girino tem uma vida aquática e ao longo de seu desenvolvimento, sofrem metamorfoses e transformam-se num sapo, rã ou perereca e ai conquistam o ambiente terrestre graças a seus pulmões. Já os répteis também conquistaram o ambiente terrestre, só que de forma definitiva.

Aluno: Como assim professor?
Profº Weslei: Os anfíbios conquistaram o ambiente terrestre mas precisam da água para reproduzir-se  certo.
Aluno: Certo professor.
Profº Weslei: Os répteis também conquistaram o ambiente terrestre e não dependem da água para reproduzir-se. Os répteis botam ovos com casca. Essa casca protege o embrião. A grande maioria dos répteis são ovíparos.
Alunos: O que é isso professor?
Profº Weslei: Animais que botam ovos com casca. Ex: tartaruga
Aluno: Hum.... agora eu entendi professor.

Galera! Vamos ver o quadro e analisar as características gerais dos répteis.

filo cordados: répteis

Os répteis são animais pecilotérmicos, ou seja, animais de sangue frio. Existe também répteis onívoros (animais que comem carne e plantas). A respiração dos répteis é pulmonar, sistema digestório completo e o sistema circulatório sanguíneo é semelhante ao dos anfíbios. Exceto os crocodilianos que são parecidos com o dos mamíferos. Galera! Os répteis são representado por: jacarés, crocodilos, tartarugas, cágados, jabuti, cobras e lagartos e dinossauros fósseis. 

Observe nos quadros abaixo, outras características gerais dos répteis.
filo cordados: répteis

filo cordados: répteis

Galerinha! Os répteis divide-se basicamente em 3 grupos que são:
Quelônios: Tartarugas, jabutis e cagados.
Escamados: Que divide-se em: Lacertílios: lagartos. Ofídios: serpentes.
Crocodilianos: Crocodilos e jacarés.

No quadro abaixo aparece o grupo dos anfisbênias. Nós estudaremos apenas os quelônios, crocodilianos e escamados porque são os mais estudados.


 Agora vamos estudar os quelônios:
 Galera! Vocês sabem diferenciar as tartarugas, jabutis e cágados?
Observe a imagem e acompanhe a explicação.
Tartarugas: São aquáticos (água salgada) e seus membros tem o formato de nadadeiras adaptados para nadar.
Jabutis: São terrestres e seus membros são robustos com dedos e garras grossas. Em geral sua carapaça é alta e arqueada.
Cágados: Geralmente vivem na (água doce) e ambiente terrestres. Seus membros possuem dedos com garras. E entre os dedos apresentam membranas que servem para nadar.
 Reprodução dos répteis:
A fecundação é interna,ou seja, o espermatozoide fecunda o óvulo dentro do corpo da fêmea.
A maioria dos machos tem um órgão copulador na qual introduz na fêmea para transferir seus espermatozoides.

Observe uma foto real de dois jabutis copulando.


Após a fecundação a fêmea irá produzir ovos. Esses ovos possuem casca para proteger o embrião e para evitar a desidratação. O ovo é poroso, ou seja, possui poros/furinhos que permite a troca gasosa O2 do meio externo com o CO2 meio interno do ovo.  O embrião dentro do ovo respira o oxigênio do ar atmosférico e libera gás carbônico para fora do ovo por meio da respiração.

Galerinha! Olha a sequência de lindas imagens reais da tartaruga ovípara botando ovos.


Imagem real do ovos botado na terra.


Eclosão do ovo e o surgimento de uma jovem tartaruga.

filo cordados: répteis

Tartaruga pronta para sair do ovo.


Tartaruga saindo do ovo.


Tartaruga sai do ovo e vai para direção do mar. Que coisa linda.


Tartaruga chegando no mar.


Galera! Eu mostrei apenas uma tartaruga saindo do ovo. Mas na verdade as tartarugas botam muitos ovos. E desses muito ovos poucos sobrevivem. Desde a sua saída do ovo até o mar muito morrem predados por aves e até caranguejos. E os que sobrevivem vão conquistar o mar, irão se reproduzir, botarão seus ovos na areia e começa tudo de novo.

Observe as imagens de fotos reais de muitas tartarugas na sua jornada da sobrevivência.


A saga na luta pela sobrevivência.


Alguns morrem pelo caminho. Imagem real de um caranguejo predando uma tartaruga antes dela chegar ao mar. 


Desenho ilustração a anatomia interna de um cágado.


 Outras informações gerais dos répteis.

Agora vamos estudar os crocodilianos.

Os crocodilianos são representados basicamente pelo crocodilo e jacaré. São animais praticamente carnívoros. Tem o corpo alongado com escamas e placas córneas. E uma cauda para nadar. Pois são animais semiaquáticos.

Observe a imagem abaixo.


Você sabe a diferença entre crocodilo e jacaré? Observe a imagem e veja a diferença.

Observe a cabeça. O crocodilo tem a cabeça mais afilada. Nos crocodilo dentes da mandíbula e do maxilar ficam expostos quando ele fecha a boca. No jacaré os dentes do maxilar fica exposto quando ele fecha a boca e os dentes da mandíbula não aparece quando ele fecha a boca.

Observe o quadro.



Agora observe mais um exemplo.


Atenção: Jacaré é um aligátor.

Gavialídeo é um crocodilo.


E ai galerinha! Muito fácil de entender.

A reprodução dos crocodilianos é igual ao dos quelônios. O macho crocodilo ou jacaré introduz seu órgão copulador que irá transferir seus espermatozoides no oviduto da fêmea. A fecundação é interna.

Observe os jovens crocodilianos saindo dos ovos.


Que coisinha mais fofa.


Agora vamos estudar os escamados.


 Lagartos e serpentes tem escamas por isso são classificados no grupo dos escamados. Certo! Porém os lagartos tem pés e as serpentes não tem pé, são ápodes.

Então os escamados são divididos em 2 grupos:
Os lacertílios: lagartos
Os ofídios: serpentes.

Observe  e analise as imagens abaixo




Entenderam galera? Muito fácil também. 

Agora vamos ver exemplos de animais escamosos do grupo dos lacertílios que são os lagartos.


Imagem real de um camaleão. 

  Lindos.

Camaleão caçando.


Lagarto.

Lagarto voador. Na verdade ele não consegue levantar voo. Ele salta de um lugar alto e usa sua membrana para planar.

Agora vamos estudar outro grupo dos escamosos. 

Os ofídios.
São animais representados pelas serpentes

As serpentes são escamosas e sem pernas, são ápodes. Algumas serpentes são peçonhentas, ou seja, conseguem inocular/injetar seu veneno na vítima. Outras não são peçonhenta, ou seja, não conseguem injetar seu veneno na vítima.

Observe outras informações  nos quadros a seguir.


A reprodução das serpentes.
Imagem real mostrando uma cobra macho introduzindo na cloaca da fêmea o seu órgão copulador. Esse mesmo processo ocorre nos crocodilianos e quelônios.


Agora vamos ver algumas fotos reais de serpentes.




Foto real de uma serpentes predando outra serpente.


Serpente predando um roedor. E começa a engolir.


Roedor sendo engolido.


Roedor é engolido.

Serpente atacando um animal de grande porte. A morte do animal se da meio de constrição, a serpente aperta bem forte deixando o animal com falta de ar causando-lhe a morte por insuficiência respiratória. A constrição também pode quebrar os ossos o que facilita engolir o animal.

Gazela sendo engolida por uma serpente.



Serpente engolindo um jacaré.


Galera! Espero que tenham gostado da aula. Obrigado por assistir mais uma aula. Até a próxima.


Profº Weslei


Filo cordados: Anfíbios

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos os anfíbios. Boa aula.

Os anfíbios foram os primeiros animais vertebrados a conquistar e habitar o ambiente terrestre. Eles evoluíram a partir de um grupo de peixes os sarcopterígeos (peixes com nadadeira lobada e raiada).


Os anfíbios são animais que respiram por: Brânquias, pulmões e pele. Seu sistema cardiovascular é incompleto. São pecilotérmicos, ou seja, animais de sangue frio.


Outras características:

Existe anfíbios com glândulas de veneno na pele. Geralmente a coloração chamativa é uma coloração de advertência, indicando que o animal é venenoso.



Observe na imagem abaixo uma localização dessa glândula de veneno.


 Anfíbios são animais que vivem na água em estado larval (girino). E quando adultos habitam e vivem na terra. E dependem da água para reprodução. Por isso são chamados de anfíbios por viverem nos dois ambientes.

Observe o quadro abaixo:

Entenderam galerinha? Muito fácil.

O Filo anfíbio divide-se em 3 grupos: Anuros (sapos), urodelos (salamandras) e ápode (cecílias).

Analise as imagens abaixo.
 Fala ai galerinha! Muito fácil. A classe dos ápodes são formados por anfíbio que não tem  pernas. Temos como exemplo a cecília conhecida como cobra cega. Classe dos urodelas, são formados por anfíbios que tem pernas e caudas. Um exemplo é a salamandra.. Classe dos anuros, formado por anfíbios que tem pernas e não tem caudas. Exemplos: rã, sapo e perereca.

Observe as imagens abaixo:

Observe que os anuros não tem cauda e tem 4 pernas. Os urodelos tem cauda e 4 pernas. E os ápodes não tem pernas.

Agora vamos estudar cada um desses grupos.

Ápodes

Como foi dito anteriormente são anfíbios que não tem pernas. Seu corpo é vermiforme. Se representante é a cobra cega. Esses animais locomovem-se rastejando na terra  e nadam quando estão na água. Seus olhos são bastante reduzidos ou ainda atrofiados. Parece que eles apenas captam a luminosidade. 

Imagens reais de cecílias ou cobra cega.
 Observe seus olhos. 



A fecundação da cobra cega é interna. O macho tem um órgão copulador que introduz na cloaca da fêmea Observe os ovos com filhotes


Ovos com Jovens cobra cega.





As salamandra, tritão e axolotle pertencem a ao grupo dos urodelos. Os urodelos possuem cauda e 4 pernas.


Observe o quadro abaixo.


Galerinha! Esse animal ai na foto abaixo é uma espécie de salamandra axolotle. Um anfíbio do grupo dos urodelos. Um fato curioso é que o axolotle consegue regenerar uma perna que foi arrancada, regenera também partes da pele e até mesmos regenera-se partes do cérebro e medula. Incrível. Eles também  retém as características da larva do adulto e passa a viver na água respirando por brânquias. Incrível.

  Mais informações dos urodelos.

 Agora vamos ver fotos reais de urodelos: As salamandras.


E ai cara esta me olhando porque?


Galera! Que coisa linda são esses animais.




Agora o incrível axolotle. 
Reparem bem que eles mantém o estado larval dos adultos vivendo na água e respirando por brânquias. Observe que suas brânquias em rosa estão bem expostas



Simplesmente incríveis.


Agora vamos ver os tritões. Outro urodelo


Lindos.

Galerinha! Agora vamos estudar última classe dos anfíbios:

Os anuros.

 Esses animais não tem cauda. E possuem 4 pernas que estão bem adaptados ao salto. A maioria  é carnívora comendo pequenos insetos e até mesmo grandes vertebrados como ratos, pássaros, morcegos e até cobra. Uou! Ficou impressionado. É galera. Esses animais são feras. A maioria tem a fecundação externa e formam larvas conhecidas como girino. O representante dos anuros são: Sapos, rãs e pererecas.






Galera! Quero fazer aqui uma observação. Os sapos, rãs e pererecas só tem cauda na fase larval de girino. Depois o girino começa a se desenvolver, perdem a cauda e começam a formar os membros locomotores, as perna. Na fase adulta não tem cauda por isso são chamados de anuros.

Agora vamos estudar a sua reprodução e ver como isso ocorre.


 E ai galera! Estão olhando o quê? Hum já sei. Quer saber como nós anuros reproduzimos né?


Reprodução dos anuros.

Galerinha! Agora vamos analisar e estudar a imagem abaixo e ver como ocorre esse processo de fecundação. O sapo macho abraça a fêmea num ato chamado como abraço nupcial. Nesse abraço o macho estimula a fêmea liberar seus óvulos na água. Feito isso o macho libera seus espermatozoides que irão fecundar esses óvulos na água. Fecundação externa. Desses óvulos fecundado teremos a formação de ovos com larva dentro o girino. O girino sai o ovo e começa a sua vida aquática. Que vai se desenvolvendo e sofrendo metamorfoses, perdendo a cauda e formando membros locomotores, braços e pernas.

Observe o quadro ilustrativo abaixo:


Galera! Agora vamos ver seu hábito alimentar.

Imagem real de um sapo predando um morcego.


Imagem real de um sapo predando um roedor.



Imagem mostrando a rã comendo um passarinho.


Esses anfíbios são terríveis.

Agora vamos ver como eles respiram.

O ar entra pelas narinas e chega até os pulmões onde ocorre a respiração. Porém o seu pulmão é bem simples e para completar a respiração pulmonar eles utilizam a respiração cutânea, ou seja, respiração pela pele.


 Sistema cardiovascular ou sistema circulatório sanguíneo.

Observe bem a imagem e acompanhe a minha explicação. O coração interno dos anfíbio possui 3 cavidades.
Um átrio direito, um átrio esquerdo e um ventrículo único.
Acompanhe a seta do lado azul lá embaixo do desenho onde esta escrito circulação sanguínea. Achou. Então bora lá explicar. O sangue venoso em azul esta rico em gás carbônico CO2. Esse sangue sobe pelo corpo e entra no A ( átrio direito que esta em azul ) do coração. Certo. Esse sangue venoso passa do A (átrio direito) e cai no ventrículo.Do ventrículo, o sangue venoso rico em CO2, vai para os pulmões em azul. Certo. Nos pulmões ocorre a troca gasosa. Como assim professor? O sangue venoso rico em CO2 é trocado pelo sangue rico em oxigênio O2 dentro dos pulmões. Agora o sangue oxigenado esta rico em O2, sai dos pulmões e retorna ao coração, entrando no A (átrio esquerdo em vermelho). Do átrio esquerdo (em vermelho), o sangue passa pelo ventrículo. Nessa fase ocorre que o sangue rico em O2 pode mistura-se com o sangue rico em CO2. Dai diz-se que a circulação sanguínea dos anfíbios é incompleta porque os dois sangues se misturam. Continuando. Depois que  passou pelo ventrículo ( em vermelho) o sangue oxigenado rico em O2 é distribuído para todo o corpo.



Galera! Espero que tenham gostado. Até a próxima aula. E obrigado por estudar mais uma aula.
Profº Weslei