Bactérias: introdução

Olá meu queridos alunos hoje estudaremos as bactérias. Boa aula.
Bactérias: introdução
 As bactérias são seres procariontes, unicelulares e não tem organelas citoplasmáticas, carioteca e não tem núcleo celular. 
Bactérias: introdução
Galera! Observe a estrutura básica das bactérias.
A bactéria é um ser unicelular, envolvida por uma membrana plasmática (cor verde) e essa membrana é envolvida pela parede celular (cor amarelo claro). Observe que dentro da bactéria à uma região em azul, toda essa região em azul é o citoplasma. O citoplasma preenche todo interior da célula bacteriana. O citoplasma é formado por uma substância viscosa chamada de citosol, onde esta mergulhado o material genético (DNA), bacteriano.
 Galera! Reparem que o DNA, esta mergulhado no citoplasma. Por isso elas são chamadas de seres procariontes.
Bactérias: introdução
 Observe essa foto.
Flagelo : servem como locomoção da bactéria.
Cílio: ajuda a bactéria a fixar no substrato.
Nucleoide: região onde se encontra o DNA bacteriano.
Ribossomos: estrutura que realiza a síntese proteica.
Citoplasma: região que ocupa todo o espaço intracelular da célula.
Membrana celular: envolve e protege a célula.
Parede celular: da forma, proteção e resistência a bactéria
Cápsula: é uma estrutura rígida que envolve a parede celular. A capsula também protege a bactéria.
Plasmídeo: DNA circular. Esse plasmídeos tem genes que garante resistência das bactérias contra antibióticos.
Bactérias: introdução
 Seta em verde apontando a imagem real de um plasmídeo bacteriano.
Bactérias: introdução
 Galera! Agora vamos observar e analisar as formas variadas de bactérias.
Uma única bactéria esférica, oval ou arrendondada é chamada de coco.
Diplococos: É a associação de duas bactéria cocos, esférica, oval ou arrendondada.

Bactérias: introdução
 Imagens reais de bactérias e seus respectivos formatos.
Bactérias: introdução
 Galera! A ideia das bactérias serem unicelulares vem mudando com as recentes pesquisas. Essas  pesquisas tem revelado que algumas colônias de bactérias não são unicelulares e sim pluricelulares. Nas colônias as células bacterianas interagem-se uma com a outra. Se todas as células da colônia bacteriana apresentarem a mesma função elas são unicelulares.Porém em muitos casos, essas células coloniais apresentam funções diferentes o que as tornam seres multicelulares ou pluricelulares.
Vou citar-lhe um outro tipo de exemplo sobre uma pesquisa recente sobre esse assunto.
Os cientistas brasileiros, Henrique Lins de Barros que é físico junto com, Fernanda Abreu, Juliana Lopes, Carolina Keim e Ulysses Lins (foto abaixo) do Instituto de microbiologia  junto com Frederico Gueiros Filho que é bioquímico descobriam uma bactéria pluricelular que denominaram Magnetoglobus multicellularis. Essa bactéria interage com o campo magnético da Terra. Essa bactéria é formada por uma colônia de 20 células e não conseguem viver separadamente.
Bactérias: introdução
Outra imagem da bactéria Magnetoglobus multicellularis
Bactérias: introdução

Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

Classificação dos seres vivos

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a classificação biológica dos seres vivos. Boa aula.
Galera! Taxonomia é a ciência que estuda a classificação biológica dos seres vivos. A taxonomia descreve, identifica e classifica os seres vivos. 
Classificação dos seres vivos
A imagem abaixo refere- se a Carl Lineu, sueco, formalizador da nomenclatura binomial dos seres vivos. Essa nomenclatura é um conjunto de normas utilizados para descrever o nome científico das espécies. O nome Binomial refere-se a escrita dos seres vivos composto por duas palavras. Gênero e a Espécie. Essa nomenclatura binomial foi proposta primeiramente pelo Gaspard Bauhin e formalizada posteriormente pelo sueco Lineu. Carl Lineu publicou um livro chamado Systema Naturae, onde delineou a classificação biológica das espécies.
Classificação dos seres vivos
 Observe os quadros a seguir mostrando quem foi Carl Lineu.
Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos
 Os seres vivos são classificados em vários táxons 
Observe no quadro abaixo, a classificação taxonômica trinomial (3 nomes)da espécie humana de uma forma mais abrangente.
Classificação dos seres vivos
 Galera! Observe no quadro abaixo a classificação menos abrangente
 Homo sapiens.
Homo = gênero
sapiens = espécie
Nota- se que a escrita é sempre composta por 2 nomes, o gênero e a espécie. Isto se chama, nomenclatura binomial (2 nomes). 
Além disso os nomes devem estar escrito em latim ou latinizados.
Ou deve ser escrito em itálico ou sublinhado.
O gênero deve- se iniciar com a letra maiúscula e o resto e minúscula.
A espécie é escrita tudo em letra minúscula. 
Observação: Homo sapiens significa, Homem sábio.
Classificação dos seres vivos
 Observe e analise as regras da nomenclatura binomial abaixo.
Canis lupus
Canis familiares
Theobroma cacao
Theobroma grandiflorum
Galera! Observe que o gênero inicia- se com a letra maiúscula e o restante em minúscula.
A espécie é escrito tudo em minúsculo.

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos
 Galera! Observe o nome:
Felis catus
Felis silvestris
 Ambas as espécies são diferentes mas pertencem ao mesmo gênero indicando o grau próximo de parentesco
Classificação dos seres vivos
 Observe nomenclatura binomial dos gatos, cães e humanos. Gênero e espécie
Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos
Observaram! Os nomes estão escrito em latim.
Felis catus 
Felis = gênero primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculo.
catus = espécie é escrito tudo em minúsculo.

Canis familiaris = esta escrito em itálico
Canis = gênero primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculo.
familiaris = espécie é escrito tudo em minúsculo.

Homo sapiens 
Homo = gênero primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculo.
sapiens = espécie é escrito tudo em minúsculo.

Reforçando a explicação:

Classificação dos seres vivos
 Galera! Observe nesse quadro abaixo que os nomes não estão em negritos e nem em itálicos, ele estão sublinhados que também está correto.
Classificação dos seres vivos
 Agora vamos analisar o conceito mais aceito do que é uma espécie.
Galera! Para ser considerado uma espécie, os indivíduos devem ser semelhantes entre si, e na hora de cruzarem devem- se gerar descendentes férteis em condições naturais.
Classificação dos seres vivos
 Observe o quadro abaixo.
O cruzamento entre
égua x asno/jumento = burro (híbrido) infértil 
Galerinha preste atenção no gênero
Equus ferus x Equus africanus.
Apesar da égua e do jumento pertencerem ao mesmo gênero são espécies diferentes e que na hora de cruzar égua e jumento os descendentes nascem um burro ou mula híbrido inférteis, ou seja, burro e mula não conseguem produzir descendentes.

Para se considerado espécie tem que gerar descendentes férteis.
Ex: Canis lupus x Canis lupus =  Canis lupus (descendente fértil).
Observe que os dois são da mesma espécie e geraram descendente fértil.
Classificação dos seres vivos

Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

Testando os conhecimentos: assinale a alternativa correta

01) De acordo com Lineu os seres vivos são escritos em:

a) espécie e gênero
b) gênero e espécie
c) grego ou latim

2)  De acordo com taxonomia qual alternativa esta correta:

a) Zea Mays
b) Zea Mays
c) Zea mays

3) Os seres vivos estão agrupados em várias categorias taxonômicas ou táxon. Qual sequência correta está os níveis taxonômicos abaixo:

a) Reino, filo, classe, ordem, família, espécie e gênero.
b) Filo, reino, classe, família, ordem, gênero e espécie
c) Reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie

4) No sistema binomial de Lineu os seres vivos devem:

a) estar escritos em grego, escritos em gênero e espécie, primeira letra do gênero em maiúscula e o resto em minúscula e a espécie deve estar escrito tudo em minúsculo e o nome do ser vivo deve estar escrito em itálico ou sublinhado.

b) estar escritos em latim, escritos em gênero e espécie, primeira letra do gênero em maiúscula e o resto em minúscula e a primeira letra da espécie deve estar escrito em maiúsculo e o resto em minúsculo e o nome do ser vivo deve estar escrito em itálico ou sublinhado.

c)  estar escritos em latim, escritos em gênero e espécie, primeira letra do gênero em maiúscula e o resto em minúscula e a espécie deve estar escrito tudo em minúsculo e o nome do ser vivo deve estar escrito em itálico ou sublinhado.

5) De acordo com a taxonomia, quais espécies abaixo são mais aparentadas

a)  Felis catus ( gato doméstico ) e Felis silvestris ( gato selvagem )
b) Panthera leo ( leão ) e Felis silvestris ( gato selvagem )
c) Panthera onca ( onça ) e Felis catus ( gato doméstico )













pH

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos o pH.
O pH significa Potencial Hidrogeniônico. O pH é um índice ou escala logarítmica que indica o grau de acidez, neutralidade e alcalinidade de uma determinada solução. O pH tem uma escala que vai de 0 à 14. Observe e analise o quadro abaixo.
De 0 à 7 a solução é ácida.
7 é neutra,
 E de 7 à 14 é alcalina ou básica.
pH
 Analise o quadro abaixo sobre o conceito de pH.
pH
 Agora vamos analisar o pH dos alimentos e de outros.
Galera! 
Observe o pH normal na boca do seu lado esquerdo. A saliva tem pH neutro ajuda a diminuir a acidez bucal prevenindo a cárie. Os dentes trocam constantemente minerais com a boca. E a alteração do pH bucal pode acarretar problemas de cáries e tártaros.

Observe e analise o desenho abaixo.
Do seu lado direito temos a boca com o pH alterado para básico ou alcalino. Quando o pH da saliva esta alcalino à uma maior concentração de minerais nos dentes. Essa concentração de minerais nos dentes favorece a formação de tártaros.
pH
Outro exemplo.
Do seu lado direito o pH da saliva esta ácido. Quando o pH da saliva esta ácido os dentes "doam" mais nutrientes para a boca, ficando vulnerável a formação de cárie dentária.
pH
pH no aparelho urogenital.
As glândulas bulbouretrais liberam uma substância que neutraliza a acidez da uretra, que serve de passagem para a urina e os espermatozoides.
pH

 Galera! Localize a estrutura glândula bulbouretral e uretra.
A uretra é um canal que faz parte do sistema genital e urinário. Esse canal da passagem para os espermatozoides e urina passarem. É um canal ácido. Dai as glândulas bulbouretrais liberam uma substância alcalina que lubrifica e neutraliza a acidez da uretra, permitindo os espermatozoides passarem no momento da ejaculação.
 pH


Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

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Astronomia: Formação do sistema solar.

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a formação do sistema solar. Boa aula.
Galera! Antes de estudarem essa aula. Estudem primeiro a aula. Astronomia: Big Bang. Eu refiz toda a aula, coloquei mais informações e substitui todas as imagens por outras ainda melhores e bem mais explicativas.
Astronomia: Formação do sistema solar.

Astronomia: Formação do sistema solar.

Galera! Após o Big Bang, em aproximadamente 4,6 (quatro bilhões e seiscentos mil anos), formou- se o nosso sistema solar. Essa formação deu- se início através de uma nuvens cósmica a nebulosa em rotação, formada por poeira cósmica, gelo e gás. Em algum momento essa nuvem entrou em colapso e deu- se início ao sistema solar. A maior parte colapsada ficou no centro e formou- se o sol. O restante da massa ficou achatada devido a força gravitacional. Desse restante de massa achatada  formou- se um disco protoplanetário e que mais mais tarde formaria os planetas, luas e asteroides.

Imagem abaixo ilustrando como seria o disco protoplanetário e consequentemente a formação futura dos planetas, luas e asteroides.
Astronomia: Formação do sistema solar.
Mais uma imagem ilustrando o disco protoplanetário e consequentemente a formação futura dos planetas, luas e asteroides.
Astronomia: Formação do sistema solar.

Galera! Observe o desenho abaixo.
A) A nuvem de gás e poeira começa a contrair e entrar em colapso.
B) A maior parte da massa colapsada fica no centro e dará origem ao sol. Ao seu redor a rotação esta tão alta que forma um disco protoplanetário.
C) O disco protoplanetário é formado. O disco protoplanetário esta em rotação devido a força gravitacional do sol em formação. Os planetas se formam a partir desse disco contendo poeira cósmica que se juntam para formar os planetas, luas e asteroides.
D) Temos a formação do sistema solar.
Astronomia: Formação do sistema solar.

 Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

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Camadas geológicas da Terra

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos as camadas geológicas da Terra. Boa aula.
Camadas geológicas da Terra
Galera! O nosso planeta Terra formou-se em aproximadamente à 4,5 bilhões de anos. Até o presente momento ele é o único planeta onde se tem vida.  E para facilitar o estudo do planeta Terra, ele foi dividido em 3 camadas geológicas que são:
Litosfera, manto e núcleo.

Observe e analise os desenhos abaixo.

Camadas geológicas da Terra
Observação: A descontinuidade Wiechert- Gutenberg é a região que separa o manto do núcleo
Descontinuidade de Mohorovicic é a região que separa a crosta terrestre do manto.
Camadas geológicas da Terra
Vamos analisar o quadro abaixo e estudar cada camada dessa separadamente.
Camadas geológicas da Terra

A litosfera. 
A litosfera ou crosta terrestre é a região sólida do planeta Terra. Podemos dizer que é a região onde nós estamos e vivemos. Exemplo. Nesse exato momento você está sentado, deitado ou de pé estudando essa aula. Nesse momento você esta na litosfera. A litosfera é formada basicamente por rochas e minerais.
Camadas geológicas da Terra
Imagem mostrando a litosfera e suas características.
Camadas geológicas da Terra
Galera a litosfera compreende a parte do continente onde você pisa, e a parte oceânica que é o fundo do mar. Observe e analise o quadro.

 O manto terrestre.
Galera! O manto fica logo abaixo da litosfera/crosta terrestre. É a maior camada da Terra, formado basicamente por silicatos de ferro, magnésio e rochas derretidas. No manto a temperatura é tão alta que as rochas encontram- se em estado de fusão formando uma pasta. Observe no desenho abaixo e reparem a parte de vermelho formado por rochas derretidas deixando o manto pastoso. O manto tem duas regiões: O manto inferior com temperatura mais elevadas e o manto superior onde a temperatura é menos elevada. E as rochas encontram-se derretidas em estado de fusão no manto superior e inferior. As regiões mais profundas do manto chegam até 2.000ºC. ( Dois mil graus Célsius).
Camadas geológicas da Terra
Imagem mostrando as camadas atmosféricas. 
Crosta ou litosfera camada rochosa onde vivemos.
Manto camada formada por silicatos de ferro, magnésio e rochas derretidas em estado de fusão. 
O núcleo estudaremos mais adiante no decorrer da aula.
Camadas geológicas da Terra
Outras informações do manto.
Camadas geológicas da Terra
Agora iremos estudar o núcleo terrestre.
Camadas geológicas da Terra
Galera! O núcleo do planeta Terra é formado por ferro e níquel. É a camada mais quente do planeta. O núcleo tem duas regiões. O núcleo interno e o núcleo externo.
No núcleo interno a temperatura chega até 6.000 º C. (seis mil graus Célsius). A pressão sobre o núcleo interno da Terra é tão grande que ele acaba se tornando sólido.
Já o núcleo externo tem o formato líquido com temperaturas aproximadas de 3.000 º C. Isso porque a pressão no núcleo externo é menor permitindo que ele fique pastoso.
Camadas geológicas da Terra
Galera! O devido o núcleo externo ser pastoso ele permite que o núcleo interno sólido gire em rotação criando um campo magnético que protege a Terra contra os ventos solares emitidos pelo sol.

Observe a imagem abaixo:
O núcleo interno realiza uma rotação criando um campo magnético na Terra que esta representado em setas amarelas tracejadas. 
Camadas geológicas da Terra
Outra imagem mostrando o campo magnético criado pela rotação no núcleo interno.
Camadas geológicas da Terra
Observe a imagem abaixo, ilustrando o campo magnético em azul protegendo a Terra dos ventos solares em amarelo.
Camadas geológicas da Terra

Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula.

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