Protoctista 2: Algas

Olá meus queridos! Conforme o prometido, segue a segunda parte da aula sobre o reino protoctista. Boa aula.
Galera! O Reino Protoctista é formado por protozoários (ameba, giardia, balantideo, tripanossoma) entre outros e que foram estudados na aula Protoctista 1: Protozoários. Nessa aula estudaremos o outro grupo dos protoctista que são as algas.
Protoctista 2: Algas

Galerinha! As algas são seres eucariontes, unicelulares ou pluricelulares autotróficos fotossintetizantes com exceção as euglena que são mixotróficas (nutrição mista). As algas diferem das plantas porque o embrião das algas não depende do organismo materno para nutrir- se. Já o embrião das plantas dependem do organismo materno para poder nutrir- se.  Essa é a principal diferença. As algas vivem em água doce, salgada, terra firme e sobre a superfície de ambientes úmidos. As algas junto com as bactérias, micro- crustáceos, protozoários, larvas de animais, eles formam o plâncton. As algas são seres vivos de muita importância no planeta Terra. Elas são responsáveis por uma grande produção de oxigênio (O2) terrestre.
Protoctista 2: Algas
 As células das algas são dotadas de cloroplastos, organelas responsáveis pela fotossíntese. Os cloroplastos contém pigmentos fotossintetizantes, como por exemplo a clorofila, xantofila, caroteno e etc. Um dos critérios para classificar as algas, estão justamente no tipo desses pigmentos fotossintetizantes. 
Observe e analise os quadros abaixo:
Protoctista 2: Algas

Protoctista 2: Algas
 Classificação das algas quanto ao pigmento fotossintético.
Chlorophyta ou algas verdes:
É um dos filos mais diversificados contendo algas com cerca de 8 mil espécies. Elas podem ser unicelulares ou pluricelulares. As Chlorophytas são verdes por causa da presença da clorofila que lhes confere a cor de verde intenso até outros tipos de verdes.
Observe no quadro abaixo os exemplos de algas verdes
Protoctista 2: Algas
 Alga verde pluricelular conhecida como alface do mar.
Protoctista 2: Algas

Protoctista 2: Algas

As clorofíceas ou algas verdes, são algas que conseguem viver em água doce, salgada, terra firme como tronco de árvores, barrancos e até mesmo na superfície da neve. Elas também vivem em associação com fungos formando os líquens. Outras vivem no interior de células de animais como por exemplo os cnidários de água doce. 
Observe e analise  os desenhos abaixo.
Protoctista 2: Algas
Outro exemplo de algas associadas aos fungos. Relação simbiótica.
Protoctista 2: Algas
Outro exemplo de simbiose entre algas verdes e cnidários.
As algas verdes vivem no interior de células das hidras conferindo a cor esverdeado essas algas verdes são conhecidas como zooclorelas. As zooclorelas fazem fotossíntese e fornecem alimento orgânico as hidras e as hidras por sua vez fornecem abrigo e substâncias inorgânicas. Formando uma relação de simbiose (viver juntos).
Protoctista 2: Algas
observe e analise o quadro. 
Protoctista 2: Algas

Protoctista 2: Algas
 Phaeophyta (feofíceas ou algas pardas).
São algas pluricelulares que vivem no mar. Na cota oeste da América do Norte, por exemplo, vivem algas gigantes as (Kelps), que formam verdadeiras florestas aquáticas servindo de abrigo e habitat a vários animais.
 Observe nos quadros abaixo. 
Protoctista 2: Algas
 As algas pardas contém um pigmento chamado fucoxantinas que lhes conferem a coloração parda.
Protoctista 2: Algas

Protoctista 2: Algas
 Galera! Observe o tamanho da alga parda feofícea nas mãos do homem.
Protoctista 2: Algas
 Imagem real de uma alga feofícea ou alga parda.
Protoctista 2: Algas
 Outra foto real da alga parda.
Protoctista 2: Algas
 Observe e analise o quadro sobre suas características e importância.
Protoctista 2: Algas
Protoctista 2: Algas


 Rhodophyta ou algas vermelhas.
Galera! As algas vermelhas também é um grupo bem diversificado contendo cerca de 6 mil espécies. A maioria é pluricelular. A cor vermelha é decorrente da presença de pigmentos de ficoeritrina e ficocianina. Pigmentos também encontrados nas cianobactérias. Sua parede celular é composta por carragenina e ágar que dão aspecto de escorregadia.
Observe e analise o quadro sobre a importância do ágar e carragenina para o comércio.
Protoctista 2: Algas


Protoctista 2: Algas
 Exemplos de algas vermelhas as Rodofíceas.
Protoctista 2: Algas
 Bacillariophyta ou diatomáceas.
Protoctista 2: Algas
 As diatomáceas são algas eucariontes, unicelulares, vivem nos mares e água doce. As células das diatomáceas são recobertas por uma carapaça, a frústula, constituída  por dióxido de sílica (SiO2).Esse mesmo material é usado na fabricação de vidro.
Protoctista 2: Algas
 Galera! Em certas regiões do fundo do marinho, quando as diatomáceas morrem, sua carapaça acumulam- se no fundo do mar. E ao longo dos anos o acúmulo dessas carapaças formam camadas rochosas, conhecido como terra diatomáceas ou diatomitos. Esses diatomitos são utilizados como material construção.
Observe e analise os quadros abaixo.
Protoctista 2: Algas

Protoctista 2: Algas

Protoctista 2: Algas
 Imagem real de uma diatomácea. Alga microscópica.
Protoctista 2: Algas


Chrysophyta ou algas douradas.
A grande maioria das algas douradas são unicelulares livre- natantes (que vivem nadando livremente). Sua classificação ainda é discutida por parecerem com as diatomáceas e as algas pardas.Protoctista 2: Algas

Imagem real de uma alga dourada.

Protoctista 2: Algas

Euglenophyta.
São algas unicelulares livre- natantes, a maioria de água doce. Não possuem parede celular. Apenas apresentam uma película bem flexível. Possuem um flagelo que auxila na natação. Possuem um ocelo que lhes permitem perceber a luminosidade do ambiente e orienta-lo em direção da luz, para realizar o processo de fotossíntese e produzir seu próprio alimento. Em ambientes escuros as euglenas não fazem fotossíntese, mas conseguem obter partículas de alimento por fagocitose, que é uma nutrição heterotrófica.  Essas euglenas tem a nutrição Mixotrófica por fazer fotossíntese e conseguir obter alimento por fagocitose. Algumas euglenas não tem cloroplastos e vivem de forma heterotrófica. E isso gera polêmica quanto a sua classificação.
Observe  e analise as imagens abaixo. 
Protoctista 2: Algas

Euglenas com clorofilas.
Protoctista 2: Algas
 Imagens reais de Euglenas.
Protoctista 2: Algas

Protoctista 2: Algas

Dinophytas ou Dinoflagelados.
São algas unicelulares, a maioria marinha, juntamente com as diatomáceas formam o fitoplâncton oceânico. Os dinoflagelados possuem dois flagelos que servem para descolar em rodopios sobre si mesmo, daí o nome dinoflagelados (do grego dinos, pião, rodopiar), que é uma característica do seu grupo. Assim como algas verdes, as algas dinoflageladas também vivem em simbiose (endossimbiose) , dentro de alguns animais marinhos, como exemplo, cnidários, platelmintos e moluscos. Uma espécie bem interessante de alga dinoflagelado são as Noctiluca sp., alga responsável pela bioluminescência do mar.
Observe a imagem da bioluminescência causada pelas algas Noctiluca sp.
Protoctista 2: Algas

Protoctista 2: Algas
Características das dinoflagelados.
Protoctista 2: Algas


Protoctista 2: Algas
 Imagens reais de dinoflagelados.
Protoctista 2: Algas
 Algas dinoflagelados em imagens reais ampliadas.
Protoctista 2: Algas

Protoctista 2: Algas
 Além da bioluminescência, as algas dinoflagelados também são responsáveis por outros fenômenos, como por exemplo, os da maré- vermelha. O aumento descontrolado dessas algas, deixa a maré num tom marrom- avermelhados. Esse aumento é prejudicial o meio ambiente, porque as dinoflagelados, liberam nessa circunstância, substâncias tóxica que causa a morte de peixes e de outros animais marinho e podendo intoxicar até os seres humanos.
Observe a figura abaixo.
Protoctista 2: Algas
Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei.

Paleontologia

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos Paleontologia. Boa aula.
Galera! Paleontologia é uma ciência que estuda os seres vivos que viveram em períodos geológicos passados através dos fósseis.
Paleontologia

Observe o quadro abaixo.
Paleontologia
Numa definição simples podemos dizer que Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis.
Paleontologia
Galerinha! Mas afinal o que são fósseis?
Paleontologia
 Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram há 11 mil anos. Esses 11 mil anos data a época geológica do Holoceno da era Cenozoica que teve início após a última era glacial (era do gelo), cerca de 11,5 mil anos e se estende até o presente.
Paleontologia
 Observe o quadro. 
Paleontologia
 Esses 11 mil anos é devido a última era glacial que se estende até o presente.
Paleontologia
  
Paleontologia
 Galera! Os fósseis são muito importantes. Eles permitem reconstruir a história evolutiva dos seres vivos no planeta Terra, analisar o grau de parentesco entre os seres vivos, verificar as mudanças climáticas, movimento dos continentes, conhecer a idade das rochas.
Observe e analise os quadros abaixo.
Paleontologia
Paleontologia
Classificação dos fósseis.
Os fósseis são classificados em dois tipos:
Somatofóssil (restos) e Icnofóssil (vestígios), de atividades dos seres vivos
Paleontologia
 Somatofóssil: São restos de seres vivos fossilizados. Exemplos: Dentes, conchas, tronco de árvore, ossos e folhas de plantas, que sofreram mineralização (a matéria orgânica é substituída por minerais) ou incarbonização ( que enriqueceu de carbono), após a morte.
Paleontologia
 Exemplos de fósseis que sofreram mineralização e incarbonização.
Paleontologia
Exemplos de somatofóssil (restos) de seres fossilizados por mineralização ou incarbonização
Paleontologia

Icnofóssil: Vestígios de atividade de seres vivos, que ficaram fossilizados por meio de mineralização ou incarbonização. São icnofósseis: Pegadas, fezes, construção de túneis e galerias de habitação, marcas de dentes, rastros e ovos.
Observe e analise o quadro abaixo.
Paleontologia

Exemplos de Icnofósseis.
Paleontologia


Paleontologia


Fóssil- vivo: São organismos atuais que no passado geológico da Terra eram mais abundantes. Exemplo: Foi encontrado fossilizado o peixe celacanto e sua espécie, ainda vive no presente.
Outro exemplo é a planta Ginkgo biloba que foi encontrado fossilizado, cuja a espécie sobrevive no presente. 
Paleontologia

Fóssil- guia: No quadro abaixo temos um fóssil de uma trilobita. As trilobitas são artrópodes muito abundantes na era do paleozoico no período cambriano. Eles tiveram uma grande distribuição geográfica e são característicos do seu período.
Paleontologia
Microfósseis: São diminutos restos de bactérias, fungos, plantas e animais.
Paleontologia
 Processos de fossilização.
Galera! A fossilização é um processo complexo e raro de acontecer, e que pode durar milhares de anos. Para que a fossilização ocorra é necessário condições favoráveis como por exemplo o frio que diminui a atividade dos decompositores, um lugar sem oxigênio para diminuir a degradação da matéria orgânica.
Observe e analise o quadro abaixo. 
Paleontologia
 Etapas da formação de um fóssil. 
Paleontologia
 Galerinha! Após a morte de um ser vivo como por exemplo um animal, as partes moles entram em decomposição devido a ação de agentes decompositores (fungos e bactéria). Já as partes duras como os ossos ficam sujeitos as condições ambientais que pode destruí- lo ou desgasta- los. E a fossilização evita essa destruição e o desgaste natural. Esse processo não ocorre em todos os seres mortos. Por esse e outros motivos já citados a fossilização é um processo difícil e raro de acontecer.

Observe o desenho ilustrativo abaixo e acompanhe as explicações seguindo as letras.
A) Um dinossauro é morto. As partes moles do corpo sofrem decomposição.
B) O dinossauro é rapidamente soterrado.
C) Após ser soterrado o animal é coberto por camadas de sedimentos contendo minerais. O animal troca minerais com a rocha sedimentar que irá preserva-lo da destruição e desgaste natural do ambiente. Esse sedimento ao cobri- lo ira se transformar numa rocha sedimentar.
D) O fóssil na rocha sedimentar pode aflora-se na superfície devido ao movimento das rochas,ou do desgaste do solo ou ainda, essa rocha sedimentar é escavada por paleontólogos que o descobrem. Esse fóssil descoberto será estudado em laboratório. 
Paleontologia
 Mais um exemplo simplificado dos processos de fossilização.


Paleontologia

 Galera! Os seres vivos são preservam-se apenas as rochas sedimentares. Eles podem preservar- se num gelo ou âmbar (resina fossil de árvores)
A resina fóssil produzida e liberada por uma árvore pode atingir um inseto e fossiliza-lo, como mostra o quadro abaixo.
Paleontologia

Paleontologia
  Permineralização: É o depósito de minerais nos poros microscópico do ser vivo. Esse processo ocorre mais facilmente em árvores e ossos por serem bastante porosos.
Paleontologia
 Pseudo-Fóssil (falso fóssil): São fósseis de origem inorgânica em oposição ao fóssil verdadeiro que é de origem orgânica. Eles lembram um fóssil mas não é. 
Paleontologia
  Carbonificação: Esse processo corre principalmente em plantas e partes moles. Após o soterramento as plantas e as partes moles sofrem com o peso da compactação das rochas sedimentares. Nesse processo ocorre a liberação de oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e sobra apenas uma película de de carbono. Dai o fóssil sofre a carbonização, como mostra o quadro abaixo. 
Paleontologia

Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei.

Cianobactérias

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a cianobactérias. Boa aula.
Cianobactérias
 Galera!  As cianobactérias tem características celulares procariontes e um sistema fotossintetizantes parecidos com a das algas. As cianobactérias são organismos procariontes, unicelulares, autotróficos fotossintetizantes. As cianobactérias possuem um pigmento fotossintetizantes chamado de clorofila a, encontrados em todos os eucariontes que fazem fotossíntese. Além da clorofila a, as cianobactérias possuem outros pigmentos, como por exemplo a ficocianina (pigmento azul) e ficoeritrina (pigmento vermelho). Devido a esses pigmentos as cianobactérias foram chamadas por muito tempo de cianofíceas ou algas azuis. Elas podem ser encontradas na forma unicelular, ou unicelular coloniais.
Cianobactérias
 Galera! Eu professor Weslei, não gosto do nome algas azuis ou cianofíceas. Eu prefiro chama- las de cianobactérias (bactérias azuis).
 Ciano: devido a presença do pigmento ficocianina que lhes confere a cor azulada.
Bactérias: Devido ser um ser procarionte uma característica bacteriana.

Observe a analise os quadros abaixo.
Cianobactérias
 Galerinha! As cianobactérias são de grande importância ecológica na produção de gás oxigênio atmosférico e na fixação do gás nitrogênio transformando- o em nitrato, fertilizando o solo e as águas doces e salgadas.
Cianobactérias
 Cianobactérias

Cianobactérias
 Morfologia das cianobactérias.
Galera! O nucleoide é a região onde encontra- se o material genético das cianobactérias.
Elas não tem carioteca e nem um núcleo celular, por isso elas são chamadas de procariontes.
Citoplasma é uma região aquosa onde esta mergulhado o DNA da cianobactéria.
Membrana fotossintética é responsável pela fotossíntese.
Já os ribossomos são grânulos responsáveis pela síntese, produção de proteína.
Cianobactérias
 Agora vamos ver fotos reais de cianobactérias vista ao microscópio.
Cianobactérias

Cianobactérias
 Imagem mostrando fotos de cianobactérias na forma de vida unicelular colonial.
Cianobactérias

Cianobactérias
 Danos ao meio ambiente causados pelas cianobactérias.
Apesar de grande importância ecológica, as cianobactérias também produzem danos ao meio ambiente. Vamos analisar os quadros abaixo.

Floração de cianobactérias.
A floração de cianobactérias é causada por um aumento desordenado de fertilizantes, que são aplicados no solo ou em plantas, principalmente nas folhas. Esses fertilizantes servem como nutrientes no desenvolvimento de plantas e solo. E as consequências do uso desordenado de fertilizantes pode causar um grande aumento desordenado de cianobactérias levando a formação de floração de cianobactérias. 
Galera! A floração de cianobactérias é muito prejudicial ao meio ambiente e a saúde pública, devido a produção de cianotoxinas responsáveis por efeitos neurotóxicos, hepatotóxico, dermatotóxico ou citotóxico. Além disso o aumento desordenado de cianobactérias também  podem causar a desoxigenação das águas levando a morte de diversos seres aquáticos.
Observe e analise as imagens abaixo:
Imagem acima mostrando a floração no ETA ( Estação de Tratamento de Água), no Rio Grande do Sul em outubro de 2001. Abaixo a floração num rio.
Cianobactérias
 Pesquisadora do CENA (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) da USP (Universidade de São Paulo), fazendo a coleta em floração de cianobactérias na represa.
Cianobactérias
 Imagem real mostrando a coleta da floração de cianobactérias para material de estudos.
Cianobactérias

Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei