Mitose

Olá meus queridos aluno devido ao pedido segue a aula de mitose. Boa aula a todos.


A mitose é um tipo de divisão celular muito comum, como por exemplo nos seres pluricelulares (plantas e animais) e nos seres unicelulares (protozoários e bactérias). Na mitose dos seres pluricelulares as células se multiplicam permitindo o seu crescimento, já nos seres unicelulares é o meio por qual eles se reproduzem.

Mas afinal o que é mitose?
A mitose é um tipo de divisão celular na qual uma célula mãe da origem a duas células filhas geneticamente idênticas e com o mesmo número de cromossomos da célula mãe.

Exemplo de mitose na célula humana.
Observe o quadro abaixo:

Uma célula haplóide (n) com 23 cromossomos da origem a duas células filhas (n) com 23 cromossomos idênticas a célula mãe sua genitora.
Uma célula diplóide (2n) com 46 cromossomos da origem a duas células filhas (2n) com 46 cromossomos idênticas a célula mãe sua genitora.
 Para quê? E qual a importância da divisão celular?


Agora vamos ver a mitose nos seres unicelulares.
No esquema abaixo temos uma bactéria que é a célula mãe dividindo-se por mitose e dando origem a duas bactérias filhas clones, geneticamente idênticas e com o mesmo número de cromossomos da célula mãe. Isto é um exemplo de reprodução assexuada por bipartição muito comum entre as bactérias e nos demais seres unicelulares.
 Reforçando:
Agora vamos estudar a mitose na espécie humana. Para compreender melhor a mitose ela foi dividida didaticamente em 4 fases que são: A prófase, metáfase, anáfase e telófase. Alguns autores acrescentam a 5ª fase a prometafase. Nós iremos estudar as 4 fases, pois a 5ª fase é estudada mais pelos especialistas nessa área.

A interfase
É o período em que a célula não esta se dividindo. Nessa fase a célula se prepara para entrar em divisão celular. 
Entenderam galera. Vejam que a célula em interfase apresenta 3 fases G1, G2, e S. E nessas fases a célula prepara-se para entrar em divisão celular. Se a célula cresceu o suficiente, o DNA foi duplicado corretamente, o centro celular foi duplicado, e se tudo ocorreu corretamente a célula entra em divisão celular.
Agora a que ocorreu tudo corretamente na interfase a célula começa a se dividir:

Primeira fase da mitose: A prófase
A- As cromatides começam a se condensar tornando-se visível ao microscópio,
B- O centrossomo duplicado na interfase
C- Começa a formação das fibras de aster.
D- A carioteca começa a se desfazer e nesse processo ela ira desaparecer momentaneamente.


Célula em prófase vista ao microscópio: Veja que a carioteca e o nucléolo desapareceram e os cromossomos estão bem condensados.


Outro evento que ocorre na prófase é a formação do fibras polares, que partem do centrossomo. Observe no desenho que temos em algumas fibras do áster  e um prolongamento formando as  fibras polares partindo do centrossomo. A prófase termina com o desaparecimento da carioteca. Então temos na prófase:
A condensação dos cromossomos, a formação das fibras do áster, a formação das fibras polares, o desaparecimento do nucléolo e o desaparecimento do núcleo.

2 fase: Metáfase:
A metáfase inicia-se com o desaparecimento da carioteca e do núcleo. Agora as fibras polares ocupam o lugar antes ocupado pelo núcleo. Nessa fase algumas fibras do fuso une-se ao cinetócoro formando as fibras do cinetócoro.


Observe a imagem abaixo:

Entenderam? Algumas fibras do fuso se ligaram aos cinetócoros e formaram as fibras de cinetócoros. Então continuando...
Observe a união entre as fibras de cinetócoro e o cinetócoro. Essa união permite que as fibras desloquem os cromossomos ao centro da célula, formando a placa equatorial ou placa metafásica.

Os cromossomos duplicados em azul na placa equatorial recebem o nome de cromátides irmãs. Reparem bem nas cromátides um pontinho vermelho esses são os cinetócoros. E reparem também que os cinetócoros estão unidos as fibras do cinetócoros em cor mais escura, são eles que mantém as cromátides irmãs na placa equatorial da célula
 Célula em metáfase vista ao microscópio. Observem as cromátides na placa equatorial


Mais uma imagem real de uma célula em metáfase


3ª fase: Anáfase


Essa fase inicia-se com o rompimento do centrômero, e as cromátides irmãs são puxadas aos polos opostos pelas fibras do cinetócoro. Agora as cromáticas irmãs separadas recebem o nome de cromossomos irmãos. Cada polo oposto tem o mesmo material genético observem nas cores dos cromossomos irmãos de cada polo.

Célula em anáfase vista ao microscópio, sendo puxada aos polos opostos


Mais uma exemplo de célula em anáfase vista ao microscópio, sendo puxada aos polos opostos


4ª fase a telófase e citocinese


Nessa última fase o núcleo, o nucléolo e a carioteca reaparecem, os cromossomos descondensam-se, os cinetócoros  e as fibras do cinetócoros desaparecem.


Imagem real de uma célula em telófase vista ao microscópio


Depois da reorganização da célula ocorre a citocinese. Um constrição separa a célula em duas partes geneticamente e cromossomicamente idênticas.

Veja na imagem abaixo:

Lembra do início da aula. Na mitose uma célula mãe da origem a duas células filhas geneticamente idênticas e com o mesmo número de cromossomos. E foi o que aconteceu nessa aula. Observe que as duas células são clones



Espero que tenham gostado da aula. Até a próxima. 

Prof° Weslei

Atividades

1) Sobre a mitose: assinale a alternativa correta.

a) A mitose é uma divisão celular na qual uma célula mãe dá origem a 2 células filhas geneticamente iguais a célula mãe e com a mesma quantidade de cromossomos.

b) A mitose é uma divisão celular na qual uma célula mãe dá origem a 4 células filhas geneticamente iguais a célula mãe e com a mesma quantidade de cromossomos.

c) A mitose é muito importante para a reprodução assexuada dos humanos.

2) Qual fase da mitose ocorre o desaparecimento do núcleo e o rompimento da carioteca:

a) Metáfase
b) prófase
c) telófase
d) anáfase

3) Qual fase da mitose ocorre o reaparecimento do núcleo e o reaparecimento da carioteca

a) Metáfase
b) prófase
c) telófase
d) anáfase








Plantas: Noções básicas

Olá meus queridos alunos.Segue a aula sobre noções básicas do reino plantae. Bons estudos.
Galerinha nessa aula estudaremos apenas algumas características desse reino. Ele é bastante complexo. Numa futura aula estudaremos separadamente cada grupo de plantas. Hoje estudaremos no geral. Então bora aprender essa aula.
Origem das plantas
A teoria atual mais aceita entre os cientistas é que as algas verdes deram origem a nossas plantas, ou seja, as plantas são descendentes das algas verdes. Veja no quadro baixo.
 Mas afinal .......
Entenderam galerinha? As plantas são seres vivos pluricelulares (formado por muitas células). As plantas nascem, crescem, reproduzem, morrem, respiram, se alimentam. Porém nem todos os seres vivos se alimentam de forma igual.
As plantas são seres autótrofos, ou seja, fazem seu próprio alimento pela fotossíntese. Veja no esquema abaixo:
 Vamos ver alguns exemplos de seres vivos autótrofos, ou seja, aqueles que fabricam seu próprio alimento. 
Agora vamos estudar como as planta fabricam o seu próprio alimento:
                                                  
Galerinha! Observe o lado esquerdo da planta. A raiz absorve água e sais minerais do solo. As folhas captam o gás carbônico (CO2) do ar e capta a luz solar. A água + CO2 + luz solar sofre uma reação química dentro da folha e ocorre a produção de glicose (açúcar) e liberação e Oxigênio (O2), na atmosfera. Viram galera? A planta fez o seu próprio alimento:o açúcar, pela fotossíntese.
Mais uma vez:
 Seta de azul: a raiz absorve água + sais minerais;
Seta vermelha: A folha capta do ar o Gás carbônico (CO2);
Seta em amarelo do sol: A folha capta luz solar,
Seta em amarelo da folha: Dentro da folha, a água + CO2 + luz solar é transformado em glicose que é açúcar e oxigênio. 
Isso é fotossíntese 
Agora vocês já sabem de onde vem o açúcar e o oxigênio.
Bem apesar que 90% do oxigênio do nosso planeta vem das algas.
Os 10% restantes vem das plantas e de algumas bactérias que fazem fotossíntese.
Agora que estudamos a fotossíntese, vamos estudar os  órgãos das plantas e suas funções.
Assim como nós seres humanos as plantas também tem órgãos incrível né. Esses órgãos são divididos em vegetativos e reprodutivos. Vamos analisar os quadros abaixo:
Veja no quadro a explicação de cada órgão 
Veja no desenho que a raiz fixa no solo e absorve água + sais minerais que é a seiva bruta. Existem outros tipos de raízes que são aéreas e aquáticas a mais comum é a terrestre que esta mostrado no desenho
O caule sustenta a planta e é por onde passa a seiva bruta (água+sais minerais) e seiva elaborada (glicose).
A folha é o órgão da fotossíntese que transforma a seiva bruta (água+sais minerais) em seiva elaborada (açúcar). É pelas folhas que a planta também respira e transpira.
A flor é o órgão da planta de reprodução para gerar um novo ser.
Fruto protege a semente e a semente alimenta o embrião da planta que vai nascer em uma nova planta

Respiração, transpiração e gutação das plantas
Os estômatos são estruturas encontradas nas folhas que permite a troca gasosa, ou seja, permite a planta respirar. E é pelos estômatos que a planta transpira. Transpiração é a perda de água em vapor pelos estômatos
Vejas nos desenhos abaixo os estômatos e suas funções
Galera em resumo a planta respira e transpira pelos estômatos.
Veja que coisa linda os estômatos visto ao microscópio. Observe a abertura do estômato. Essa abertura abre e fecha, permitindo a entrada e saída de gases dentro da folha e a entrada e saída de água onde ocorre a transpiração vegetal. Show de bola né.
Mais uma foto microscópica dos estômatos visto com mais detalhes. A abertura e fechamento dos estômatos ocorre no otíolo (orifício).
A gutação é a perda de água da folha em forma líquida. Observação: A gutação não ocorre nos estômatos e sim nos hidatódios.
Imagens reais de gutação
Galera resumindo: A planta perde água por transpiração água em forma de vapor e perde água por gutação água em estado líquido.
Os grupos de plantas.
Nem todas as plantas são iguais e foi por esse motivo que os cientistas classificaram as plantas em 4 grupos principais que são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Galera  como foi dito anteriormente estudaremos esses grupos de uma forma bem superficial numa outra oportunidade eu explicarei cada grupo detalhadamente.

As briófitas são plantas mais antigas, vivem em ambientes úmidos e sombreados, como barrancos e troncos de árvores. E não passam de 5 cm de altura. Apesar de haver na  Nova Zelândia uma briófita com 50cm. Mas em geral elas são bem pequenas. Elas não tem raízes, caule, folhas, sementes e nem frutos. Elas tem filoides que parecem uma folhas, cauloides que parecem um caule e rizoides que parece uma raiz. As briófitas também não tem vasos condutores de seiva bruta e elaborada
Exemplos de briófitas
A briófita mais conhecida é o musgo os outros são as hepáticas e antóceros.
Representação artística de uma briófita.
Imagem real de uma briófita
As pteridófitas:
São plantas vasos condutores xilema e floema, com raiz, caule, folhas
Detalhe as pteridófitas não tem semente. Veja no quadro abaixo os exemplos de plantas pteridófitas.
Galera a pteridófita mais conhecida é a samambaia. Uma planta com vasos condutores, sem sementes.
As Gimnospermas são plantas com vasos condutores ( xilema e floema), folhas, raiz, caule, semente e flor. Essas plantas não tem frutos. 
Veja no quadro abaixo quem são as Gmnospermas.
As gimnospermas mais conhecidas são os pinheiros

As angiospermas são plantas completas porque tem:
folhas, caule, raiz, semente, flor e fruto e vasos condutores ( xilema e floema)
Veja nos desenhos abaixo os exemplos de Angiospermas.
Os vasos condutores: Xilema e Floema.
Galera observe bem nas imagens abaixo as estruturas Xilema e floema para que eu possa explicar
Galera lembra da fotossíntese no início da aula. Bem se você não lembra bora relembrar:
Observe no desenho abaixo o esquema de uma árvore fazendo fotossíntese.
Na seta de vermelho raiz retira do solo a água+sais minerais que é a seiva bruta.Entendeu?
Essa seiva bruta (água+sais minerais) vão subir da raiz até as folhas por meio de um vaso chamado de xilema. Entendeu?
Quando essa seiva bruta ( água+sais minerais),  chega nas folhas + CO2+ luz solar, tudo isso é transformado em seiva elaborada um açúcar que é o alimento da planta. Dai o vaso condutor floema leva esse açúcar para o resto da planta como mostra a seta em branco. Entenderam galerinha?

O vaso condutor xilema transporta seiva bruta (água+sais minerais) para as folhas que é transformada pela fotossíntese em seiva elaborada (açúcar). Essa seiva elaborada (açúcar) é transportada pelo vaso condutor floema para toda a planta para que ela possa se alimentar.

Veja que a seta de vermelho representa o xilema levando a seiva bruta até as folhas e seta de azul leva a seiva elaborada para que toda a planta se alimente.

Galera! Espero que tenham gostado da aula.
Até a próxima
Professor Weslei

Atividades

1) Qual é o grupo das plantas que não apresenta xilema e floema:

a) Pteridófitas
b) Gimnospermas
c) Angiospermas
d) Briófitas

2) Qual grupo das plantas apresentam flores e frutos

a) Pteridófitas
b) Gimnospermas
c) Angiospermas
d) Briófitas

3) Qual vaso condutor abaixo transporta seiva elaborada:
a) Xilema
b) Floema