O que é Ciência.

Galera! Hoje estudaremos o que é Ciência. Boa aula.
Galerinha! Vocês sabem o que é ciência?
Ciência é um conjunto de conhecimento organizados e sistematizados, baseados em reflexão, observação e experimentação. Estudando, refletindo, observando, analisando, organizando, realizando experimentos e vivenciando a prática, o homem constrói conhecimento, constrói ciência. É através desses processo que o homem também cria teorias, reforçam teorias já existentes, ou até mesmo, refutam uma teoria, ou seja, anulam uma teoria já existente, propondo uma melhor ou mais eficiente.
O que é Ciência.
 Imagens destorcidas dos cientistas e da ciência.
Galera! Eu acredito que muitos de vocês já devem ter visto uma imagem dessa, ou uma imagem parecida com essa.
Essa é uma imagem errada da ciência. Trazida pela mídia, tv, rádio, jornais, internet, etc.
A mídia associa o cientista como uma pessoa maluca, de jaleco sujo, tênis desamarrado, cabelo grande e bagunçado, barbudo, fazendo experimentos malucos, explodindo as coisas e etc. 

Observe as imagens abaixo. 
O que é Ciência.

O que é Ciência.

O que é Ciência.
 Galera! Cientistas não são assim. Cientistas são pessoas normais. Vamos observar as imagens abaixo e ver como a ciência é feita e construída.

Imagem mostrando um cientista no fundo do mar realizando estudos, observando, analisando organizando ideias, coletando dados sobre o branqueamento do coral, que é  morte dos pólipos responsáveis pela construção dos recifes de corais. Esse branqueamento deve- se a um problema ambiental causado pelas mudanças climáticas causadas no planeta.
O que é Ciência.
 Imagem sobre Alexander Fleming, descobridor da penicilina, um antibiótico natural produzido pelo fungo bolor. Essa descoberta revolucionou a medicina.
O que é Ciência.
  Paleontólogos realizando escavações e descobrindo fósseis. Os fósseis ajudam a verificar a variação de clima, movimentos dos continentes, evolução dos seres vivos e etc..
O que é Ciência.
Galerinha! Isso é ciência. É assim que se constrói ciência. Eu poderia citar outros inúmeros exemplos. Para não ficar cansativo citei apenas alguns exemplos. E creio que seja o suficiente, para que nós possamos entender, que os cientista são pessoas normais. 

Galerinha! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

Bactérias: Importância

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a importância das bactérias. Boa aula.
As bactérias geralmente estão associadas as doenças. Porém muitas bactérias são de grande importância ecológica e econômica. Ecologicamente falando as bactérias participam do ciclo do nitrogênio, que é transformado em sais e utilizados pelas plantas. E atuam no processo de decomposição na qual recicla a matéria orgânica. Economicamente falando as bactérias auxiliam na produção de queijos e iogurtes. E também vivem na nossa flora intestinal auxiliando na digestão e produção de vitaminas B e K.
Observe a imagem abaixo.
Bactérias: Importância
 As bactérias possuem basicamente dois tipos de alimentação. A autótrofas ou autotróficas e heterótrofos ou heterotróficas.

Bactérias heterotróficas: São aquelas que não conseguem sintetizar, produzir o seu próprio alimento. Para se alimentar elas precisam de alimento disponível no meio ambiente para nutrir- se e sobreviver. As bactérias obtém seu alimento decompondo a matéria orgânica ou parasitando como exemplo o corpo humano trazendo- lhes doenças.

A decomposição é um processo muito importante na natureza. Ao decompor a matéria orgânica como por exemplo ( seres mortos/ plantas/ alimentos) ela realiza a ciclagem de nutrientes na natureza.

Observe e analise os quadros abaixo sobre a decomposição.
Bactérias: Importância

Bactérias: Importância
 As bactérias decompositoras também são chamadas de saprófitas. As bactérias juntamente com os fungos são chamados de agentes decompositores. Observe e analise este outro quadro.
Bactérias: Importância
 Agora que estudamos a decomposição. Iremos estudar um outra forma de nutrição heterotrófica  realizada pelas bactérias. A fermentação. 
A fermentação é um processo na qual as bactérias degradam a matéria orgânica como açúcares e aminoácidos para obter energia e alimento. Economicamente falando esse processo é muito importante e lucrativo para as indústrias. Vou citar exemplos:
O iogurte é produzido pela fermentação láctica através das bactérias lactobacilos produzindo ácido láctico. 
Observe o nome da bactéria responsável pela produção do Yakult. Lactobacillus casei shirota
Bactérias: Importância
Um outro exemplo é a produção de queijo.
Galera! Clique na imagem para ela ampliar e você conseguir ler melhor o que esta escrito no quadro
Bactérias: Importância
 Ciclo do nitrogênio.


Bactérias: Importância
 Galera! O ciclo do nitrogênio as bactérias basicamente fixam o nitrogênio no solo e transformam - os em amônia. A amônia reage com o hidrogênio da decomposição e será convertida em nitritos , que sera convertida em nitratos. Uma parte do nitrato será utilizada pelas plantas e a outra parte do nitrato por fim convertida em Nitrogênio que retornará para a atmosfera completando o ciclo. Toda essa conversão é realizada por bactérias.
Bactérias: Importância
 Flora intestinal.
Em nossa flora intestinal habitam bactérias conhecidas como Escherichia coli. Essas bactérias utilizam o alimento do nosso intestino para obter energia e alimento. E como consequência, esse processo auxilia na produção de vitaminas B e K. Para nós seres humanos.
Observe a imagem ampliada da bactéria Escherichia coli no nosso intestino.
Bactérias: Importância

Bactérias: Nutrição autotrófica.
Seres autotróficos são serves vivos que sintetizam, produzem o seu próprio alimento por meio da fotossíntese. As plantas juntamente com as algas são seres autotrófico. Quando as plantas e algas fazem fotossíntese eles obtém energia e alimento e liberam para a atmosfera gás oxigênio. Gás essencial para a nossa sobrevivência. No entanto as bactérias também realizam a fotossíntese, porém nesse processo fotossintético realizado pelas bactérias não ocorre a liberação de gás oxigênio.
As bactéria conseguem obter alimento e energia para si mesma e sem a liberação de oxigênio.
Observe o quadro abaixo:
6 moléculas de gás carbônico  reage com 12 moléculas de sulfeto de hidrogênio na presença da luza solas. Como resultado temos a produção de 6 moléculas de glicose + 6 moléculas d´água + 12 enxofre.
Bactérias: Importância
Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Prof° Weslei

Bactérias: Reprodução

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a reprodução bacteriana. Boa aula.
Galera! A reprodução é a capacidade que os seres vivos tem para gerar novas espécies iguais ou semelhantes a si. A reprodução garante a perpetuação da espécie, para que ela não se extingue. As bactérias possuem basicamente dois mecanismos de reprodução:
 Reprodução assexuada: O genitor gera descendentes geneticamente idênticos a si. Na reprodução assexuada não ocorre a fecundação entre os gametas. Não há troca ou mistura de material genético, ou seja, a célula mãe gera descendentes, e os descendentes são geneticamente idênticos a célula mãe.
Reprodução sexuada: Ocorre a troca e mistura de material genéticos entre dois seres da mesma espécie. Nos animais e vegetais ocorre a fecundação entre os gametas. Na reprodução sexuada temos a variabilidade genética. A célula mãe gera descendentes geneticamente diferentes.

Observe o quadro.
Bactérias: Reprodução
Bactérias: Reprodução
 Reprodução assexuada das bactérias: Bipartição
Galera! Observe o esquema abaixo.
 Nessa reprodução a bactéria mãe duplica o seu material genético e posteriormente a célula mãe divide- se em duas células filhas. As duas células filhas são clones geneticamente igual a célula mãe.
Bactérias: Reprodução

 Mais um exemplo da reprodução assexuada por bipartição.
Bactérias: Reprodução
 Reprodução sexuada das bactérias: Transformação.
Galera! Nessa reprodução ocorre a variabilidade genética, troca e mistura de material genético. 
Observe o esquema abaixo.
Uma bactéria sofreu uma lise celular, ou seja, ocorreu um rompimento da célula. Essa bactéria liberou seu material genético (cor em vermelho) para o meio ambiente. Uma outra bactéria capturou esse material genético (vermelho) e incorporou ao seu material genético (azul). Essa bactéria que capturou, tem seu material genético transformado. São bactérias geneticamente transformadas. 
Bactérias: Reprodução
 Observe o esquema mais detalhado da transformação. 

 Reprodução sexuada das bactérias: Conjugação. 
Galera observe o esquema ilustrativo abaixo. Observação plasmídeos são materiais genéticos.
Esquema do seu lado esquerdo superior: Duas bactérias se aproximam. Uma com 5 plasmídeos em círculos vermelhos  e a a outra sem o plasmídeo.
Esquema do seu lado esquerdo inferior. Elas estabelecem um ponte citoplasmática, onde ocorrera a conjugação.
Esquema do seu lado direito superior: Ocorre a transferência de plasmídeos em vermelho. Observe que uma bactéria ficou com 3 plasmídeos e outra bactéria ficou com 2 plasmídeos. 
Bactérias: Reprodução
 Imagem real de duas bactérias realizando a conjugação.
Observe o pili sexual que realiza a transferência do material genético.
Bactérias: Reprodução
 Reprodução sexuada das bactérias: Transdução.
Nessa reprodução uma bactéria recebe o material genético de outra bactéria por intermédio de um vírus. Observe as cores do material genético e analise o esquema abaixo.
1)  O vírus bacteriófago despeja seu material genético ( vermelho) na bactéria. . O DNA da bactéria é quebrado.
2) Um novo vírus é formado dentro da bactéria. Esse novo vírus incorpora o DNA bacteriano.
3) Esse novo vírus com o DNA bacteriano infecta outra bactéria e despeja o DNA bacteriano na bactéria. A bactéria infectada recebe o DNA bacteriano trazido pelo vírus.
Essa nova bactéria tem seu material genético geneticamente modificado.
Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei


Bactérias: introdução

Olá meu queridos alunos hoje estudaremos as bactérias. Boa aula.
Bactérias: introdução
 As bactérias são seres procariontes, unicelulares e não tem organelas citoplasmáticas, carioteca e não tem núcleo celular. 
Bactérias: introdução
Galera! Observe a estrutura básica das bactérias.
A bactéria é um ser unicelular, envolvida por uma membrana plasmática (cor verde) e essa membrana é envolvida pela parede celular (cor amarelo claro). Observe que dentro da bactéria à uma região em azul, toda essa região em azul é o citoplasma. O citoplasma preenche todo interior da célula bacteriana. O citoplasma é formado por uma substância viscosa chamada de citosol, onde esta mergulhado o material genético (DNA), bacteriano.
 Galera! Reparem que o DNA, esta mergulhado no citoplasma. Por isso elas são chamadas de seres procariontes.
Bactérias: introdução
 Observe essa foto.
Flagelo : servem como locomoção da bactéria.
Cílio: ajuda a bactéria a fixar no substrato.
Nucleoide: região onde se encontra o DNA bacteriano.
Ribossomos: estrutura que realiza a síntese proteica.
Citoplasma: região que ocupa todo o espaço intracelular da célula.
Membrana celular: envolve e protege a célula.
Parede celular: da forma, proteção e resistência a bactéria
Cápsula: é uma estrutura rígida que envolve a parede celular. A capsula também protege a bactéria.
Plasmídeo: DNA circular. Esse plasmídeos tem genes que garante resistência das bactérias contra antibióticos.
Bactérias: introdução
 Seta em verde apontando a imagem real de um plasmídeo bacteriano.
Bactérias: introdução
 Galera! Agora vamos observar e analisar as formas variadas de bactérias.
Uma única bactéria esférica, oval ou arrendondada é chamada de coco.
Diplococos: É a associação de duas bactéria cocos, esférica, oval ou arrendondada.

Bactérias: introdução
 Imagens reais de bactérias e seus respectivos formatos.
Bactérias: introdução
 Galera! A ideia das bactérias serem unicelulares vem mudando com as recentes pesquisas. Essas  pesquisas tem revelado que algumas colônias de bactérias não são unicelulares e sim pluricelulares. Nas colônias as células bacterianas interagem-se uma com a outra. Se todas as células da colônia bacteriana apresentarem a mesma função elas são unicelulares.Porém em muitos casos, essas células coloniais apresentam funções diferentes o que as tornam seres multicelulares ou pluricelulares.
Vou citar-lhe um outro tipo de exemplo sobre uma pesquisa recente sobre esse assunto.
Os cientistas brasileiros, Henrique Lins de Barros que é físico junto com, Fernanda Abreu, Juliana Lopes, Carolina Keim e Ulysses Lins (foto abaixo) do Instituto de microbiologia  junto com Frederico Gueiros Filho que é bioquímico descobriam uma bactéria pluricelular que denominaram Magnetoglobus multicellularis. Essa bactéria interage com o campo magnético da Terra. Essa bactéria é formada por uma colônia de 20 células e não conseguem viver separadamente.
Bactérias: introdução
Outra imagem da bactéria Magnetoglobus multicellularis
Bactérias: introdução

Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

Classificação dos seres vivos

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a classificação biológica dos seres vivos. Boa aula.
Galera! Taxonomia é a ciência que estuda a classificação biológica dos seres vivos. A taxonomia descreve, identifica e classifica os seres vivos. 
Classificação dos seres vivos
A imagem abaixo refere- se a Carl Lineu, sueco, formalizador da nomenclatura binomial dos seres vivos. Essa nomenclatura é um conjunto de normas utilizados para descrever o nome científico das espécies. O nome Binomial refere-se a escrita dos seres vivos composto por duas palavras. Gênero e a Espécie. Essa nomenclatura binomial foi proposta primeiramente pelo Gaspard Bauhin e formalizada posteriormente pelo sueco Lineu. Carl Lineu publicou um livro chamado Systema Naturae, onde delineou a classificação biológica das espécies.
Classificação dos seres vivos
 Observe os quadros a seguir mostrando quem foi Carl Lineu.
Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos
 Os seres vivos são classificados em vários táxons 
Observe no quadro abaixo, a classificação taxonômica trinomial (3 nomes)da espécie humana de uma forma mais abrangente.
Classificação dos seres vivos
 Galera! Observe no quadro abaixo a classificação menos abrangente
 Homo sapiens.
Homo = gênero
sapiens = espécie
Nota- se que a escrita é sempre composta por 2 nomes, o gênero e a espécie. Isto se chama, nomenclatura binomial (2 nomes). 
Além disso os nomes devem estar escrito em latim ou latinizados.
Ou deve ser escrito em itálico ou sublinhado.
O gênero deve- se iniciar com a letra maiúscula e o resto e minúscula.
A espécie é escrita tudo em letra minúscula. 
Observação: Homo sapiens significa, Homem sábio.
Classificação dos seres vivos
 Observe e analise as regras da nomenclatura binomial abaixo.
Canis lupus
Canis familiares
Theobroma cacao
Theobroma grandiflorum
Galera! Observe que o gênero inicia- se com a letra maiúscula e o restante em minúscula.
A espécie é escrito tudo em minúsculo.

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos
 Galera! Observe o nome:
Felis catus
Felis silvestris
 Ambas as espécies são diferentes mas pertencem ao mesmo gênero indicando o grau próximo de parentesco
Classificação dos seres vivos
 Observe nomenclatura binomial dos gatos, cães e humanos. Gênero e espécie
Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos
Observaram! Os nomes estão escrito em latim.
Felis catus 
Felis = gênero primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculo.
catus = espécie é escrito tudo em minúsculo.

Canis familiaris = esta escrito em itálico
Canis = gênero primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculo.
familiaris = espécie é escrito tudo em minúsculo.

Homo sapiens 
Homo = gênero primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculo.
sapiens = espécie é escrito tudo em minúsculo.

Reforçando a explicação:

Classificação dos seres vivos
 Galera! Observe nesse quadro abaixo que os nomes não estão em negritos e nem em itálicos, ele estão sublinhados que também está correto.
Classificação dos seres vivos
 Agora vamos analisar o conceito mais aceito do que é uma espécie.
Galera! Para ser considerado uma espécie, os indivíduos devem ser semelhantes entre si, e na hora de cruzarem devem- se gerar descendentes férteis em condições naturais.
Classificação dos seres vivos
 Observe o quadro abaixo.
O cruzamento entre
égua x asno/jumento = burro (híbrido) infértil 
Galerinha preste atenção no gênero
Equus ferus x Equus africanus.
Apesar da égua e do jumento pertencerem ao mesmo gênero são espécies diferentes e que na hora de cruzar égua e jumento os descendentes nascem um burro ou mula híbrido inférteis, ou seja, burro e mula não conseguem produzir descendentes.

Para se considerado espécie tem que gerar descendentes férteis.
Ex: Canis lupus x Canis lupus =  Canis lupus (descendente fértil).
Observe que os dois são da mesma espécie e geraram descendente fértil.
Classificação dos seres vivos

Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

Testando os conhecimentos: assinale a alternativa correta

01) De acordo com Lineu os seres vivos são escritos em:

a) espécie e gênero
b) gênero e espécie
c) grego ou latim

2)  De acordo com taxonomia qual alternativa esta correta:

a) Zea Mays
b) Zea Mays
c) Zea mays

3) Os seres vivos estão agrupados em várias categorias taxonômicas ou táxon. Qual sequência correta está os níveis taxonômicos abaixo:

a) Reino, filo, classe, ordem, família, espécie e gênero.
b) Filo, reino, classe, família, ordem, gênero e espécie
c) Reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie

4) No sistema binomial de Lineu os seres vivos devem:

a) estar escritos em grego, escritos em gênero e espécie, primeira letra do gênero em maiúscula e o resto em minúscula e a espécie deve estar escrito tudo em minúsculo e o nome do ser vivo deve estar escrito em itálico ou sublinhado.

b) estar escritos em latim, escritos em gênero e espécie, primeira letra do gênero em maiúscula e o resto em minúscula e a primeira letra da espécie deve estar escrito em maiúsculo e o resto em minúsculo e o nome do ser vivo deve estar escrito em itálico ou sublinhado.

c)  estar escritos em latim, escritos em gênero e espécie, primeira letra do gênero em maiúscula e o resto em minúscula e a espécie deve estar escrito tudo em minúsculo e o nome do ser vivo deve estar escrito em itálico ou sublinhado.

5) De acordo com a taxonomia, quais espécies abaixo são mais aparentadas

a)  Felis catus ( gato doméstico ) e Felis silvestris ( gato selvagem )
b) Panthera leo ( leão ) e Felis silvestris ( gato selvagem )
c) Panthera onca ( onça ) e Felis catus ( gato doméstico )