Filo porifera

Olá meus queridos alunos. Hoje darei inicio aos estudos do reino animalia, que é composto por diversos filos. Uma boa aula a todos.

Poríferos.

Os filo porifera são representados pelas esponjas-do-mar animais aquáticos que vivem preso no substrato (rocha, madeira...). São animais filtradores, dai o nome poríferos, portadores de poros que filtram a água e os nutrientes. Eles são de diversas cores e formas e tamanhos anatômicos.



Formatos anatômico dos poríferos


Reparem também que vocês sempre verão eles presos em algum tipo de substrato.

Perceberam? Os poríferos apresentam diversos formatos. Eles fazem parte do reino animal. São marinhos, vivem presos as rochas ou outros substratos. São seres pluricelulares. E possuem células específicas do seu grupo. 


Algumas características dos poríferos, esponjas-do-mar


Como já foi dito antes os poríferos são formados por células específicas que definem esse grupo.

Vejamos nas imagens abaixo:


  • Os pinacócitos, são células que revestem a parte externa da esponja-do-mar.
  • Os porócitos, são células que atravessam a membrana da esponja formando os poros que permitem a entrada de nutrientes, oxigênio (O2) e água dentro das esponjas.
  • Os coanócitos, são células responsáveis pela nutrição da esponja
Galerinha olhem as células do porócito atravessando a membrana da esponja.
Olhem os coanócitos células que tem um flagelo e são responsáveis pela nutrição.
Os amebócitos também fazem a digestão do animal.
As espículas dão sustentação as esponjas, é o esqueleto dela.
Átrio é a cavidade interna do animal
E o ósculo é por onde saem os gases CO2 e água

Os poríferos tem nutrição heterotróficas, são animais filtradores que vivem presos no substrato.
Galerinha olha que interessante. Os coanócitos tem um flagelo que se movimentam fazendo com que a água e os nutrientes entrem dentro das esponjas através dos porócito (poros). Dentro das esponjas os nutrientes são absorvidos pelos coanócitos e digeridos ( digestão intracelular), E o que não for útil também é eliminado pelos coanócitos.ex: excreções e CO2

Os pontinhos pretos são a água + partículas alimentares entrando dentro do coanócito que são armazenadas em pequenas bolsas os vacúolos digestivos e depois são transferido aos amebócitos. Essas duas células fazem a digestão.

Reprodução

Os poríferos apresentam reprodução sexuada (fusão entre os gametas). E apresentam também reprodução assexuada (sem a presença de gametas).Vejam nas imagens:


Galera entenderam? De uma esponja-do-mar nasce um broto que se desprende cai no substrato e se desenvolve numa nova esponja. Reprodução assexuada por brotamento.

No outro exemplo temos a seguinte situação. Se uma esponja for cortada em várias partes, essa se regenera e formam outras esponjas-do-mar.

Reforçando a explicação:



Uma espoja libera gametas masculinos (espermatozoides) que vão nadar até chegar ao gameta feminino (óvulo) e fecunda-lo onde nascera uma larva que vai se fixar num substrato e virar uma nova esponja-do-mar.

Galerinha espero que tenham gostado da aula.


Profº Weslei


0 comentários:

Postar um comentário