Filo Cnidaria

Olá meus queridos alunos. Hoje estudaremos o Filo dos Cnidários. Boa aula


Os Cnidários são animais aquáticos encontrados em água doce (as hidras) e salgada (anêmona-do-mar, caravela-portuguesa, água-viva e recifes-de-corais). São de diversos tamanhos, vivem preso num substrato como por exemplo as anêmonas-do-mar ou tem a vida livre como por exemplo as águas- vivas. Eles são bastante conhecidos por causarem queimaduras dolorosas nos banhistas das praias. Na imagem abaixo temos os recifes-de-corais de amarelo, ao centro anêmona-do-mar em vermelho e a direita a hidra em laranja.


Representantes do filo Cnidaria

informações


 Algumas de suas características

Do lado esquerdo uma água-viva, ao centro uma anêmona-do-mar e a direita os corais


Os Cnidários tem basicamente dois padrões de estruturas corporais. São elas:
O formato de medusa e pólipo conforme a ilustração abaixo.

 Na figura baixo temos 4 imagens reais de Cnidários mostrando a estrutura corporal básica desses animais.


Como já foi dito anteriormente os cnidários são bastante conhecidos por causarem queimaduras dolorosas nos banhistas das praias, isto é devido a presença de células urticantes (que queimam), os chamados de cnidoblastos.
 Veja na imagem abaixo como ocorre o processo de queimadura na pele humana.

No desenho a esquerda temos uma célula urticante o cnidoblasto em repouso. Reparem bem o cnidocilio. Esse cílio é bem sensível ao toque. Dentro da célula encontramos um filamento os nematocisto. No desenho a direita ao tocar esse cílio o filamento dispara e sai de dentro da célula atacando a vítima. Portanto os cnidários são animais predadores. Que atacam suas presas com tentáculos liberando toxinas para mata-la e depois come-las.


Essas células são uma exclusividade do filo cnidaria. Mais um desenho ilustrando a ação dos cnidoblastos. A seta em verde mostra que um pedaço do tentáculo aumentado de tamanho. Reparem bem que antes da descarga o nematocisto em azul (um filamento) esta enroladinho dentro da célula (cnidoblasto). Agora observe após a descarga. O cnidocilio é tocado e o nematocisto (filamento) é disparado, saindo de dentro da célula.


Mais uma imagem ilustrando a saída do filamento. Observe a sequência das setas

 Em resumo: Os tentáculos tem células que ao serem tocados liberam toxinas nas presas e queimam a pele humana. Veja mais uma imagem abaixo.
O tentáculo da medusa tem célula com filamento enrolados dentro dele. Quando o tentáculo é tocado esse filamento dispara conforme mostra o desenho abaixo


Agora vamos ver uma sequência de imagens de Cnidários

Água-viva


Uma água-viva da classe dos cubozoários ( forma de cubos )


Anêmona-do-mar




Hydras



Deslocamento da Hydra

Recife-de corais


Caravelas- portuguesas


Caravela flutuando


Caravela morta fora do mar


Os cnidários reproduzem sobre duas formas: Assexuada e sexuada. Vejas as imagens abaixo.

Reprodução assexuada da Hidra por brotamento.

 Reprodução assexuada das águas-vivas

A água viva macho libera espermatozoides na água que nadam até o óvulo na fêmea para fecunda-lo. O zigoto desenvolve-se e forma uma larva ciliada a plânula que depois de nadar por algumas horas ou dias fixa num objeto submerso. Ela perde os cílios e transforma-se num cifístoma que vai se desenvolver  numa éfira e liberar várias medusas jovens.



Espero que tenham gostado da aula.

Profº Weslei

0 comentários:

Postar um comentário