Filo equinodermos

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos o filo dos equinodermos.

Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos. Equinodermos significa espinhos na pele, por isso tem esse nome. Nas estrelas-do-mar o espinho é pouco desenvolvidos, já nos ouriços-do-mar eles são bem desenvolvidos. Os equinodermos tem sexo separado e a fecundação é externa, ou seja,  o espermatozoide fecunda o óvulo na água.  O desenvolvimento é indireto, ou seja, passa por formação de larvas para chegar até a fase adulta. Uma outra forma de reprodução ocorre de forma assexuada, como por exemplo nas estrela-do-mar. Corta-se um braço da estrela e desse braço regenera-se uma nova estrela. Os representantes mais conhecidos dos equinodermos são: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, pepinos-do-mar, bolacha-da-praia, serpentes-do-mar. Todos eles possuem um endoesqueleto de calcário.

Outras informações sobre o filo. 


Assim como nos outros filos já estudados, os equinodermos também divide-se em outros grupos. Analise o quadro abaixo e vejam os grupos dos equinodermos com seus respectivos representantes.


 Agora que observamos as classificações dos equinodermos, iremos estudar cada grupo separadamente.


Classe asteróides ( estrela-do-mar)



Todos os equinodermos dessa classe possuem a maioria das vezes 5 braços partindo do disco central. Os braços podem variar de número de acordo com a espécie. Locomovem-se por pés ambulacrários.




Observem a seta e localizem o nome pés ambulacrários. Acharam? Pois bem! São esses pé responsáveis pela locomoção da estrela,  respiração, são eles que capturam alimento e realizam a percepção do  ambiente.


Representação artística da morfologia interna e externa das estrelas-do-mar.





 Galera esses animais são predadores. Seus pés ambulacrários conseguem abrir uma concha do mar e depois de aberto ela suga a presa com seu estômago que é projetado para fora. Elas também caçam os ouriços e anêmonas-do-mar. Incrível né? Tudo isso com ajuda de seus pés ambulacrários.


O quadro a seguir explica no geral como ocorre a reprodução dos equinodermos.




Os equinodermos tem reprodução sexuada, ou seja, envolve a fecundação entre os gametas masculino e feminino. Porém eles também podem reproduzir assexuadamente como a estrala- do- mar. Observe a ilustração abaixo.
De cada braço cortado ocorre a regeneração dos tecidos e formam outras estrelas.


O quadro abaixo vem reforçar algumas coisa que já foram ditas até agora.




Agora iremos estudar a classe dos equinóides ( bolacha-da-praia e ouriço-do-mar ).

São animais de corpo arrendondado ( ouriços ) ou achatados ( bolachas ). Esses animais tem na boca cinco dentes calcários fortes, na qual utilizam para caçar. Nos ouriços isso é bem desenvolvido na qual utilizam para arrancar pedaços de alga na qual se alimentam.



Morfologia da bolacha-da-praia.

O quadro abaixo mostra mais informações sobre esses animais.


Fotos reais mostrando exemplos de equinóides.

Bolacha-da-praia.




Ouriço-do-mar.

Observem como os espinhos são bem desenvolvidos nessa classe.




Agora vamos estudar a outra classe dos equinodermos. Os ofiuróides ( serpentes-do-mar).


As serpentes-do-mar tem 5 braços que parte do disco central. Esses braços são finos e muitos ágeis. Esses animais não tem intestino e ânus. Seus braços uma vez perdidos podem regenera-se. Eles podem se alimentar predando ou comendo carniça.


A imagens abaixo mostram fotos reais das serpente-do-mar.



Classe dos crinóideas.

A classe crinóidea são representados pelos lírios-do-mar, que são animais vivem preso sobre um substrato. Porém um forte correnteza pode arranca-los do substrato.Seus braços são utilizados para capturar partículas em suspensão e zooplâncton. A fecundação é externa e ocorre na água.
 Esses animais também conseguem se regenerar.  E seus braços também servem para locomoção.

Imagens reais dos lírios-do-mar.



Agora estudaremos a última classe. Os holoturóides ( pepinos-do-mar ).


Esses animais tem o corpo alongado e com espinhos bem reduzidos.Conseguem regenera-se. E tem o corpo mole.

O quadro abaixo mostra suas características.


Imagens reais de pepinos-do-mar:





Galerinha! Espero que tenham gostado da aula. Até a próxima. E obrigado.

Profº Weslei.




0 comentários:

Postar um comentário