Então bora lá!
E bons estudos.
O que seria relações bióticas?
Os seres vivos não estão sozinhos na natureza. Eles relacionam com seres da mesma espécie e com seres de espécies diferentes, além de relacionarem com o meio ambiente. As relações entre os fatores bióticos podem trazer benefícios ou malefícios entre eles.
Vejamos no quadro abaixo
Relações intra-específica harmônica com seres da mesma espécie: Colônias e sociedades.
Essas relações trazem benefícios entre seres da mesma espécies e são chamadas de relações harmônicas Intra-específica. Temos como exemplos as colônias e as sociedades.
Exemplos:
Nessa imagem temos as colônia. Do lado esquerdo os corais formados por seres da mesma espécie, e do lado direito temos a caravela - portuguesa formado por 3 seres vivos.
Agora vamos analisar a caravela com mais detalhes. Percebam que a parte flutuante é um ser vivo a parte do meio é outro ser vivo e os tentáculos é outro ser vivo. Portanto temos 3 seres vivos unidos fisicamente. E juntos parecem ser um único ser. Nas colônias podem ter ou não divisão de trabalho.
Nas colônias de caravela - portuguesa temos a divisão de trabalho, a parte de cima executa a função flutuante a parte do meio realiza a nutrição e a parte de baixo executa a função de predador.
Abaixo veremos outros exemplos de colônias. Nesses dois exemplos não ocorre a divisão de trabalhos entre os corais uma colônia e as bactérias outra colônia
Vejam as bactérias. Elas formam uma colônia, logo estão ligadas fisicamente e essa relação traz benefícios para elas.
Reparem que na sociedade de abelhas temos divisões de trabalho e o físico entre eles são diferentes. A rainha é maior com função de reprodução, o zangão macho que copula com a fêmea e as operárias que cuidam da colmeia.
Outros exemplos de sociedades as formigas.
Idem as abelhas a sociedade de formigas também tem divisão de trabalho e diferença corporal entre elas. Uma são operárias, soldados, macho e fêmea. Cada um com sua função específica.
Sociedade de cupins. Também tem divisão de trabalho e diferenças corporais. Número 1 é a fêmea, número 2 soldado e 3 operárias.
Relações inter-específica harmônica com seres de espécies diferentes: Protocooperação, mutualismo e comensalismo.
Relações harmônicas inter - específica entre seres de espécies diferentes onde pelo menos uma das partes são beneficiadas e a outra pode ser ou não e sem sofrer prejuízo. Temos como exemplo a Protocooperação, comensalismo e mutualismo.
Vamos analisar as imagens abaixo:
Protocooperação ou cooperação
Relações entre as diferentes espécies em que ambas recebem benefícios.
Vejam que a garça come os carrapatos da vaca. A garça se beneficia alimentando dos carrapatos e as vacas se beneficiam por se livrar dos carrapatos.
No exemplo do jacaré o pássaro se alimenta dos restos de comida no dente do crocodilo.O pássaro palito é um dentista gratuito do crocodilo.
O exemplo do búfalo é o mesmo da vaca.
Nesse caso a formiga faz cócegas com as antenas no abdômen do pulgão que secreta uma substância doce pelo ânus na qual a formiga se alimenta. E o pulgão recebe em troca a proteção da formiga.
Mais exemplos de cooperação
Esse outro exemplo é bem interessante. O caranguejo paguro coloca a anêmona - do - mar em cima de uma concha, depois o caranguejo coloca o seu corpo dentro da concha. Moral da história:
O caranguejo fica protegido contra predadores, a concha protege seu corpo e a anêmona-do-mar o protege contra predadores com seus tentáculos que liberam toxinas, em troca a anêmona ganha mobilidade e recebe eventuais sobra de alimentos. Ambos se beneficiam
Gavião comendo carrapatos da capivara e ambos se beneficiam
Outro exemplo de cooperação
No mutualismo a relação é obrigatória, ou seja, um não vive sem o outro. Exemplos:
Os líquens aquelas "manchinhas" nas árvores são associações entre fungos e algas.
Em que ambos se beneficiam
Alguém já viu isso em alguma árvore? Pois é. São os líquens união de dois seres vivos diferentes. A alga faz fotossíntese que produz alimento ao fungo e os fungos fornecem maior absorção de água e nutrientes que as algas aproveitam.Um não vive sem o outro.
Outro exemplo muito interessante de mutualismo
Os protozoários vivem no tubo digestivo do cupins. Os protozoários digerem a celulose da madeira e que serve de alimento para ele e outra parte digerida serve de alimento ao cupim. Ambos se beneficiam.
O mesmo exemplo acontece nos ruminantes: Vaca, boi, cavalos... Porém nesse exemplo as bactérias atuam na digestão.
Agora vamos ver o exercícios do quadro
Comensalismo
As rêmoras são pequenos que grudam nos tubarões para alimentar-se de restos de comidas que saem da boca dos tubarões. Nesse caso as rêmoras se beneficiam e os tubarões não se beneficiam e nem são prejudicados.
Exercício resolvido
Outro exemplo clássico de comensalismo que ocorre nas savanas africanas entre leões e hienas
Vejamos nas imagens abaixo os leões alimentando-se e depois dispensam os restos das carcaças onde as hienas irão alimentar-se
Agora analisaremos um tipo específico de comensalismo. O inquilinismo.
No inquilinismo um ser vivo procura abrigo dentro de outro ser vivo. É o caso do peixe-agulha que entra dentro do pepino-do-mar. O peixe recebe abrigo e o pepino não se beneficia e nem é prejudicado
Peixe-palito entrando dentro do pepino-do-mar
Exemplos de inquilinismo a esquerda e inquilinismo a direita,porém nesse caso são as plantas que usam ouras plantas como abrigo dai o nome de epifitismo
Nesse desenho vemos uma planta epífita sobre as árvores. A planta epífita fica mais perto dos raios solares para fazer fotossíntese sem prejudicar a árvore. A planta se beneficia e a árvore não se beneficia nem sofre prejuízo.
Obrigado por assistir mais uma aula. Espero que tenham gostado.
Até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário