Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos o funcionamento do sistema respiratório humano. Uma boa aula a todos.
Basicamente falando, o sistema respiratório tem como função realizar as trocas gasosas do meio atmosférico com o meio interno do corpo. Essas trocas gasosas ocorrem dentro dos pulmões, nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares. Praticamente todas as células do corpo humano realiza a respiração celular. Os produtos da respiração celular são água e gás carbônico. A água é reutilizada pela célula e o gás carbônico é considerado um lixo metabólico e por tanto é liberado no sangue por não ter utilidade ao nosso organismo.
Agora vamos analisar o quadro e ver mais definições
Galera! A troca gasosa que o organismo realiza entre o CO2 por O2 é chamada de hematose. Veremos isso adiante com mais detalhes.
Entenderam? Então vamos estudar as seguintes imagens do sistema respiratório para compreender como funciona todo esse processo.
Etapas da respiração pulmonar
Os componentes desse sistema são: As cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
O ar atmosférico contendo oxigênio ( O2 ), chega até os nosso pulmões por meio de inspiração tanto nasal como oral. Quando respiramos pela cavidade nasal, o ar é filtrado, umedecido e aquecido. Graças a presença do muco e dos pelos. Poeiras e bactérias vinda do ar ficam retidas no muco que forma uma barreira. Por isso é sempre bom respirar pelo nariz. Quando respiramos pela boca nossas vias respiratórias ressecam e esfriam aumentando o risco de infecções e inflamações.
Vamos analisar a imagem:
O ar entra pela cavidade nasal onde é filtrado, aquecido e umedecido. Passa pela faringe (nasofaringe,orofaringe e hipofaringe), representado pelas cores verde, amarelo e azul. A faringe é um pequeno tubo.
Depois da faringe o ar é conduzido a laringe conforme a ilustração acima e abaixo
A laringe
Estrutura cartilaginosa que por ação dos músculos fecham a passagem do ar.
Depois da laringe o ar atmosférico chega a traqueia, um tubo de 10 cm que é reforçado por anéis cartilaginosos. Esses anéis cartilaginosos tem como função manter a traqueia sempre aberta para a passagem do ar. Repare bem que a traqueia divide-se em dois tubos os brônquios que conduzem o ar aos pulmões.
Imagem real mostrando a entrada da traqueia. Repare bem que é possível ver as cartilagem da parede da traqueia.
Imagem mostrando a traqueia dividindo-se em brônquios. Nos pulmões os brônquios se ramificam em vários bronquíolos que recebem o nome de árvore respiratória. Nas extremidades dos bronquíolos encontramos diversas bolsas, os alvéolos pulmonares.
Vamos analisar as imagens.
Entenderam galera? O ar atmosférico com oxigênio (O2), entra nas vias nasais onde é umedecido, filtrado e aquecido. Depois o ar passa para a faringe, um pequeno tubo, Da faringe o ar passa para a laringe que é reforçada por cartilagens, que por movimento musculares fecham a passagem do ar. Da laringe o ar passa para a traqueia um tubo de 10 cm reforçado por anéis cartilaginosos que mantém a traqueia sempre aberta para a passagem do ar. A traqueia divide-se em dois tubos os brônquios que conduzem o ar até os pulmões. Os brônquios ramificam-se em tubos cada vez mais finos os bronquíolos conhecido por árvore pulmonar. Dos bronquíolos o ar chega até os alvéolos pulmonares.
Os alvéolos pulmonares e a troca gasosa do gás carbônico pelo gás oxigênio.
Galera observe abaixo a bolsa rosa representando os alvéolos pulmonares.
Os capilares sanguíneos estão representado por um tubo em roxo e rosa.
A seta verde pequena e grande mostra a saída do CO2.
A seta em laranja mostra a entrada do O2.
Nossas células realizam a respiração celular. O produto dessa respiração é a produção de CO2 que é eliminado no sangue. Observe que a seta em azul indica a eliminação do CO2 no sangue.
Quando o sangue entra nos capilares alveolares ele é eliminado para forma do nosso corpo pela expiração. A seta verde pequena e grande mostra a saído do CO2 pelos capilares alveolares. Ao mesmo tempo nós inspiramos o ar atmosférico com O2, indicado pela seta laranja que entra nos alvéolos pulmonares e depois entram nos capilares sanguíneos. As hemácias "pegam" esse O2 e começa a transporta-lo para todas as células do nosso corpo. Esse processo todo recebe o nome de HEMATOSE, que nada mais é do que a troca de gás carbônico (CO2) por gás oxigênio (O2), nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares.
Vejam na imagem
Mais uma imagem mostrando do processo de hematose, ou seja, troca gasosa de CO2 por O2 indicado pelas setas em branco. Sai CO2 e entra O2.
Chegamos ao final de mais uma aula de anatomia humana. Galera espero que tenham gostado.
Prof. Weslei
0 comentários:
Postar um comentário