Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos: Tsunami, furacões e tornados. Boa aula.
Galera! Observe o desenho e acompanhe as explicações.
No desenho abaixo temos uma placa marrom (placa tectônica). Que é a crosta terrestre. Observe que essa placa sofreu uma falha geológica, ou seja, a placa sofreu uma ruptura/quebra/rachadura. O Hipocentro é o local onde se iniciou o terremoto. O hipocentro é o ponto interior da crosta terrestre.
Já o epicentro é o local da superfície terrestre, onde registra a maior intensidade do movimento sísmico (ondas) do terremoto. Da ruptura ocorre um tremor que produz ondas observe as setas no Epicentro. Essas ondas são gigantes a atinge uma velocidade altíssima e correm o oceano podendo atingir 800 km/h. Quando vai chegando na superfície terrestre ela diminui a velocidade devido o atrito, porém essas ondas ficam mais altas. E quando invade o a superfície da terra, provoca devastações na cidade.
Galera! Resumindo e reforçando a explicação.
Hipocentro: Local interno da Terra. Local onde nasce o terremoto.
Epicentro: Local da superfície terrestre: Local onde registra maior intensidade do movimento sísmico (ondas) do terremoto.
Os círculos são as ondas sísmica do terremoto.
Forma-se ondas. Essas ondas ficam grande e ganham altíssimas velocidades.
Ao chegar a superfície terrestre perdem velocidade, porém aumenta o tamanho da onda.
Essa onda invade a cidade causando destruições.
Os furacões
Galera! Os furacões são causados por fatores climáticos. Os furacões se formam somente na água dos oceanos.
Sua causa é semelhante o que ocorre no ciclo hidrológico.
Os furacões geralmente ocorrem em zonas tropicais: Trópico de câncer e Trópico de capricórnio.
Mas como eles se formam?
Quando a água do oceano esta igual ou acima de 27°C, a água do oceano evapora, e o ar fica menos denso, mais leve, mais quente e sobe. O ar quente sobe junto com o vapor da água formam as nuvens. O ar mais denso, pesado, frio do oceano vai ocupar o lugar desse ar quente que subiu. Quando o ar frio ocupa o lugar do ar quente, o ar frio aquece e sobe em movimentos circulares. Na atmosfera acima do furacão o ar quente esfria-se formando as nuvens, chuvas e ar em movimento. Esses ventos e nuvens começam a girar de forma circular, formando o furacão e uma imensa tempestade no alto do furacão. O calor quente do oceano e da evaporação aceleram a velocidade dos ventos. É o calor do oceano e a evaporação que alimenta o furacão.
Observe e analise o desenho abaixo.
Imagem real do furacão observado por um satélite artificial.
Galera! Obrigado por estudar mais uma aula. Espero que tenham gostado. Até a próxima.
Profº Weslei
0 comentários:
Postar um comentário