Sistema Respiratório

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos o funcionamento do sistema respiratório humano. Uma boa aula a todos.

Basicamente falando, o sistema respiratório tem como função realizar as trocas gasosas do meio atmosférico com o meio interno do corpo. Essas trocas gasosas ocorrem dentro dos pulmões, nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares. Praticamente todas as células do corpo humano realiza a respiração celular. Os produtos da respiração celular são água e gás carbônico. A água é reutilizada pela célula e o gás carbônico é considerado um lixo metabólico e por tanto é liberado no sangue por não ter utilidade ao nosso organismo.


Agora vamos analisar o quadro e ver mais definições


Galera! A troca gasosa que o organismo realiza entre o CO2 por O2 é chamada de hematose. Veremos isso adiante com mais detalhes.
 Entenderam? Então vamos estudar as seguintes imagens do sistema respiratório para compreender como funciona todo esse processo.

Etapas da respiração pulmonar

Os componentes desse sistema são: As cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

O ar atmosférico contendo oxigênio ( O2 ), chega até os nosso pulmões por meio de inspiração tanto nasal como oral. Quando respiramos pela cavidade nasal, o ar é filtrado, umedecido e aquecido. Graças a presença do muco e dos pelos. Poeiras e bactérias vinda do ar ficam retidas no muco que forma uma barreira. Por isso é sempre bom respirar pelo nariz. Quando respiramos pela boca nossas vias respiratórias ressecam e esfriam aumentando o risco de infecções e inflamações. 

Vamos analisar a imagem:

O ar entra pela cavidade nasal onde é filtrado, aquecido e umedecido. Passa pela faringe (nasofaringe,orofaringe e hipofaringe), representado pelas cores verde, amarelo e azul. A faringe é um pequeno tubo.


Depois da faringe o ar é conduzido a laringe conforme a ilustração acima e abaixo

A laringe

Estrutura cartilaginosa que por ação dos músculos fecham a passagem do ar.

Depois da laringe o ar atmosférico chega a traqueia, um tubo de 10 cm que é reforçado por anéis cartilaginosos. Esses anéis cartilaginosos tem como função manter a traqueia sempre aberta para a passagem do ar. Repare bem que a traqueia divide-se em dois tubos os brônquios que conduzem o ar aos pulmões.

Imagem real mostrando a entrada da traqueia. Repare bem que é  possível ver as cartilagem da parede da traqueia.


Imagem mostrando a traqueia dividindo-se em brônquios. Nos pulmões os brônquios se ramificam em vários bronquíolos que recebem o nome de árvore respiratória. Nas extremidades dos bronquíolos encontramos diversas bolsas, os alvéolos pulmonares.

Vamos analisar as imagens.

Entenderam galera? O ar atmosférico com oxigênio (O2), entra nas vias nasais onde é umedecido, filtrado e aquecido. Depois o ar passa para a faringe, um pequeno tubo, Da faringe o ar passa para a laringe que é reforçada por cartilagens, que por movimento musculares fecham a passagem do ar. Da laringe o ar passa para a traqueia um tubo de 10 cm reforçado por anéis cartilaginosos que mantém a traqueia sempre aberta para a passagem do ar. A traqueia divide-se em dois tubos os brônquios que conduzem o ar até os pulmões. Os brônquios ramificam-se em tubos cada vez mais finos os bronquíolos conhecido por árvore pulmonar. Dos bronquíolos o ar chega até os alvéolos pulmonares.

Os alvéolos pulmonares e a troca gasosa do gás carbônico pelo gás oxigênio.

Galera observe abaixo a bolsa rosa representando os alvéolos pulmonares.

Os capilares sanguíneos estão representado por um tubo em roxo e rosa.
A seta verde pequena e grande mostra a saída do CO2.
A seta em laranja mostra a entrada do O2.

Nossas células realizam a respiração celular. O produto dessa respiração é a produção de CO2 que é eliminado no sangue. Observe que a seta  em azul indica a eliminação do CO2 no sangue.
Quando o sangue entra nos capilares alveolares ele é eliminado para forma do nosso corpo pela  expiração. A seta verde pequena e grande mostra a saído do CO2 pelos capilares alveolares. Ao mesmo tempo nós inspiramos o ar atmosférico com O2, indicado pela seta laranja que entra nos alvéolos pulmonares e depois entram nos capilares sanguíneos. As hemácias "pegam" esse O2 e começa a transporta-lo para todas as células do nosso corpo. Esse processo todo recebe o nome de HEMATOSE, que nada mais é do que a troca de gás carbônico (CO2) por gás oxigênio (O2), nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares.

Vejam na imagem


Mais uma imagem mostrando do processo de hematose, ou seja, troca gasosa de CO2 por O2 indicado pelas setas em branco. Sai CO2 e entra O2.

Chegamos ao final de mais uma aula de anatomia humana. Galera espero que tenham gostado.

Prof. Weslei



Sistema Digestório

Olá meus queridos alunos. Hoje estudaremos anatomia humana do sistema digestório humano. Boa aula.


Sistema Digestório.





A função principal do sistema digestório é a absorção de nutrientes e o que não for útil ao organismo é eliminado em forma de fezes.



O quadro abaixo mostra os constituintes do sistema digestório  


A boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus constitui estruturas do sistema digestório.

Glândulas anexas: Pâncreas, fígado e 3 pares de glândulas salivares, são glândulas que não fazem parte do sistema digestório, porém eles participam e auxiliam no processo digestivo.


O quadro abaixo mostra a função do sistema digestório, dito anteriormente no início da aula

 Agora vamos estudar cada estrutura que participa e que faz parte do digestório.


Glândulas salivares: São 3 glândulas que participam e auxiliam o processo digestivo graças a produção de saliva que contém  enzimas digestivas chamado de amilase salivar. Enzima que destrói parcialmente o carboidrato amido, transformando-o em molécula menor. Ex: O amido é uma macro molécula que sob a ação a amilase salivar é degradado em outro carboidrato a maltose que é um carboidrato mais simples.


Observe nessa imagem a 3 glândulas salivares com seus ductos por onde secretam a saliva. São elas: Glândula parótida, glândula sublingual e glândula submandibular.



Acabamos de estudar a digestão química na boca realizado pela ação da enzima amilase salivar. Vale lembrar aqui que a digestão começa na boca justamente por causa da ação dessa enzima.


Ainda na região bucal ocorre outro processo de digestão. É a digestão mecânica realizada pelo nossos dentes. Que trituram, amassam, rasgam e furam o alimento.



Incisivos: cortam o alimento,

Caninos: furam e rasgam o alimento,
pré-molares: amassam o alimento,
molares: trituram o alimento.


Analise a imagem abaixo


Acabamos de estudar o processo inicial da digestão que ocorre na boca. Essa etapa constitui a digestão mecânica realizada pelos dentes e a língua e a digestão química realizada pela enzima amilase salivar, secretada pelas glândulas salivares. Após todo esse processo ocorre deglutição realizado pela língua, ou seja, ato de engolir o alimento.

Repare nessa imagem abaixo os o nomes: nasofaringe (em verde), orofaringe(em mostarda) e hipofaringe(em azul). Eles formam a estrutura chamado de faringe. Portanto a faringe é um tudo que faz parte do sistema digestório e respiratório, porque conecta o nariz e a boca a laringe (sistema respiratório) e ao esôfago (sistema digestório).

Após a deglutição realizado pela língua o bolo alimentar passa pela faringe (em amarelo) e (azul), chegando ao esôfago um tubo digestório. Reparem que na parte azul da faringe encontramos a epiglote que  é uma trava que fecha a entrada do tubo respiratório, permitindo que o alimento seja conduzido ao tubo digestório, o nosso esôfago.

Se por acaso o alimento cai-se na traqueia nós iriamos nos engasgar, causando a tosse um mecanismo de defesa que expulsaria o alimento da traqueia em direção ao esôfago. É por isso que ao engasgar a pessoa fica com falta de ar, pois o tubo respiratório esta bloqueado e dependendo do caso pode ocorrer uma morte por insuficiência respiratória devido ao engasgo.



O esôfago: É um tubo que leva o bolo alimentar até o nosso estômago. 


Veja o esôfago na imagem abaixo



Para que o alimento chegue ao estômago a parede muscular do esôfago sofre contrações e relaxamentos  musculares involuntárias chamadas de movimentos peristálticos.

Conforme mostra a ilustração abaixo:

Observem as setas da esquerda para a direita.O bolo alimentar chega até o esôfago e começa o peristaltismo que por meio de contrações e relaxamentos irá impulsionar o bolo alimentar em direção do estômago




Mais uma imagem ilustrando o peristaltismo.

Na seta acima em verde: músculo relaxado
Na seta do meio em verde: músculo contraído
Na seta de baixo em verde: o bolo alimentar.
A seta em vermelho indica a passagem do bolo alimentar em direção ao estômago.


O estômago: É uma bolsa muscular que armazena o bolo alimentar. Quando o bolo alimentar toca a parede muscular do estômago, esse libera o ácido cloridríco (HCl) que irá esterilizar e matar algumas bactérias presentes no alimento e irá liberar também uma enzima digestiva a pepsina que atua na destruição, na quebra parcial das proteína. O estômago não degrada carboidrato porque as enzimas que degradam os carboidratos ficam inativas no estômago devido ao PH muito ácido do estômago que é entre 1 e 2. Logo o estômago é uma estrutura destruidora apenas de proteínas.




Imagem mostrando o esôfago e o estômago em destaque 



Nessa imagem vemos o bolo alimentar no estômago. Nessa etapa o bolo alimentar é modificado para quimo.


O duodeno e as glândulas anexas: Fígado e pâncreas


Quando o quimo sai do estômago seu próximo destino é o nosso duodeno. O duodeno é a porção inicial do intestino delgado com um formato de letra C. Vocês lembram que eu disse que o PH do estômago é ácido e que varia entre 1 e 2. Pois é, quando o quimo sai do estômago ele sai muito ácido, e isso poderia destruir a parede muscular do duodeno. Então para evitar essa destruição o nosso duodeno libera um hormônio chamado secretina que vai até o pâncreas avisa-lo que ele precisa  produzir o bicarbonato de sódio, para neutralizar a acidez do quimo. Nessa etapa o pâncreas também libera o suco pancreático, um suco repleto de enzimas digestivas que quebram e destroem carboidratos, lipídeos e proteínas. Ainda nessa etapa o fígado produz uma substância esverdeada chamada de bile que será armazenada numa bolsa a vesícula bilar. Essa bile diminui a acides do quimo e ajuda a na degradação de lipídeos. Deixando as gotículas maiores de gorduras em gotículas menores de gorduras, facilitando dessa forma a ação das enzimas lipase pancreática nos lipídeos.




Observe na imagem abaixo que a vesícula biliar possui um ducto que desemboca no duodeno, onde despejara a bile. Observe que o pâncreas também possui um ducto, que desemboca no duodeno,onde despejara o suco pancreático.


O intestino delgado é dividido em 3 porções:
Duodeno: porção inicial do intestino delgado,
Jejuno: porão mediana do intestino delgado,
Íleo: porção final do intestino delgado.


Na porção restante do intestino delgado que ocorre liberação do suco entérico repleto de enzimas digestivas e ocorre também a absorção final dos nutrientes. Nessa região as proteínas são todas degradadas em aminoácidos (unidades formadoras de proteínas), os carboidratos são todos degradados em glicose que são açúcares simples (unidades formadoras de carboidratos), e os lipídeos são degradados em ácidos graxos e glicerol  (unidades formadoras de lipídeos). Após as degradações ocorre a absorção final dos nutrientes pelas células da parede do intestino.



Imagem real do intestino delgado na região central


Observação: quando o alimento sofre digestão na boca ele se transforma em bolo alimentar,
quando o bolo alimentar sofre digestão no estômago ele se transforma em quimo,
quando o quimo sofre digestão no intestino delgado ele se transforma em quilo,
após a absorção d'água do quilo no intestino grosso ele se transforma em fezes ou bolo fecal.


Intestino grosso: É um longo tubo formado por 3 porções:

Cólon ascendente, cólon transverso e cólon descendente.
No intestino grosso não há absorção de nutrientes. A medida que o quilo passa pelos cólon ocorre a absorção de água e essa massa vai ficando cada vez mais consistente e formando as fezes ou bolo fecal.





Imagem mostrando a localização do intestino delgado.



Imagem mostrando o trajeto do alimento na região final do esôfago


Imagem real mostrando o nosso aparelho digestório



Fico aqui a pensar. Como o nosso corpo humano é uma máquina perfeita.




Espero que tenham gostado da aula. Até a próxima aula.



Profº Weslei




Fungos

Olá meus queridos! Hoje estudaremos o reino fungi. Boa aula.
 Os fungos são seres eucariontes, de nutrição heterotrófica, ou seja, não fabricam seu próprio alimento. Algumas espécies são unicelulares e outras pluricelulares. Eles reproduzem assexuadamente ou sexuadamente.
Temos aqui imagens reais dos representantes do reino fungi:
Do lado superior esquerdo em vermelho temos os cogumelos (seres pluricelulares)
Do lado superior a direita temos em verde temos as leveduras (seres unicelulares)
Do lado inferior a esquerda temos em verde o bolor (seres pluricelulares)
Do lado inferior a direita temos em laranja a orelha-de-pau(seres pluricelulares)


Os fungos são seres vivos que podem trazer doenças tanto para nossa espécie humana, quanto para as plantas. Um exemplo de doença causado por fungos em humanos é a micose que ataca unhas cabelos e pele. Conforme as ilustrações abaixo:
Do lado esquerdo superior, uma doença por fungos na pele,
Do inferior esquerdo doença no couro cabeludo,
No meio doença na unha,
Do lado superior a direita doença na unha,
Do lado inferior a direita doença na pele.
Foto real mostrando uma planta com doença causada por fungos
Outras imagens de fungos causando doenças em plantas. Nessa imagem a planta parece estar enferrujada. 
Imagem real mostrando os cogumelos Amanita muscaria com efeito alucinógenos.
Fungo Amanita phalloides um cogumelo venenoso
 Cogumelo champignon é um fungo comestível e saudável para a nossa saúde devido a presença de substâncias que podem ajudar a combater o câncer.
Outras espécies de fungos: Orelha-de pau. Normalmente eles aparecem em troncos de árvores indicando que a árvore está com sua vida comprometida. Esses fungos são agentes decompositores da natureza, ou seja, eles reciclam a matéria orgânica.
 Imagens reais de fungos orelha-de-pau
Eles recebem esse nome por ter um formato parecido com a orelha e sua cor parecida com a 
madeira
Imagem real do fungo bolor fazendo a decomposição do pão
Esse pão não pode ser ingerido  por causa das substâncias liberadas no pão. Isso poderia acarretar problemas de saúde para nós.
Imagem real do fungo levedura visto ao microscópio.Essa leveduras são fungos unicelulares e estão presentes no fermento biológico.
As leveduras são muito importante no crescimento da massa do pão
Agora iremos estudar algumas das outras importâncias dos fungos
Os fungos são utilizados na produção de medicamento como é o caso da penicilina, um antibiótico que mata bactérias,
São utilizados na culinária como é o caso do champignon,
São os agentes decompositores da natureza,
São utilizados na produção de alguns queijos,
Importantes na fabricação do vinho por meio de fermentação,
Participa do crescimento das massas de pães e bolos.
Veja na imagem abaixo:

O queijo gorgonzola vendidos em supermercados é um queijo mofado. Ao contrário do pão mofado esse queijo é comestível apesar de estar mofado. Isso porque ele não libera substância tóxica que prejudique nossa saúde. Aliás é o mofo que d gosto ao queijo.

Analise  figura abaixo
Alimentos e bebidas produzido por fungos
Nessa imagem vemos um morango mofado. Sob um ponto de vista isso é importante porque ele esta atuando na decomposição do morango e por outro lado ele esta estragando o morango tornando um fruto não acessível  para comer
Vamos relembrar o que acabamos de estudar
Imagem real de fungo levedura utilizado na massa e bebidas
Os fungos se desenvolvem bem em ambientes úmidos
E qual é a sua importância? Vocês lembram? Então vejam quadro abaixo
Fungo champignon conservado num pote para ser consumido na culinária
Não podemos esquecer antes de fechar essa aula. Na imagem real abaixo vemos uma laranja mofada e se comermos alimentos mofados podemos adquirir uma doença fúngica no estômago ou intestino, devido a substância química liberada para fazer a decomposição do alimento.
Portanto não coma alimentos mofados.
Diz o ditado que toda regra tem sua exceção e ela é aplicada na nossa aula de fungos. Vejam o queijo gorgonzola. Ele está mofado e podemos come-lo, pois sua substância que é liberada para mofar o queijo não é prejudicial a nossa saúde. É exatamente o mofo que dá gosto ao queijo.
Esse você pode experimentar.
Então bom apetite.

Bem galerinha. Foi uma aula bem simples e objetiva sobre, a importância e as características dos fungos. Espero que tenham gostado.

Profº Weslei

Testando seus conhecimentos

1) Os fungos são seres:
a) autotróficos
b) heterotróficos
c)autoheterotróficos

2) Qual fungo é utilizado na fabricação de pães:
a) leveduras
b) gorgonzola
c) cogumelos

3) Os fungos são seres:
a) procariontes
b) protoeucariontes
c) eucariontes