Propriedades gerais da matéria

 Olá meus queridos alunos. Dando continuidade as aulas de física, hoje estudaremos as propriedades gerais da matéria. Espero que gostem. Boa aula.

Antes de iniciarmos a nossa aula, vamos lembrar um pouco sobre o que é matéria, que já foi dito na aula de átomos e moléculas.


 Galera matéria é tudo aquilo que ocupa um lugar no espaço, tem massa e pode ser pesado. Observe no desenho abaixo.

 Observação:

Toda a matéria possui suas características, na qual estão representadas no quadro abaixo:


Agora vamos estudar cada característica geral da matéria apresentada no quadro acima.

Massa: É a quantidade de matéria que existe num corpo. Ex: Quando você pesa numa balança essa indica a quantidade de massa que seu corpo tem. 
Leia com atenção o exemplo desse quadro abaixo. Entenderam? Uma bola cheia de ar tem mais massa do que uma bola vazia, o ar tem massa ocupa um lugar no espaço e pode ser pesado.


Característica geral da matéria: Volume

Volume é o espaço que a matéria ocupa. Ex:
No desenho abaixo temos duas provetas. A proveta inicial  indica que a água esta ocupando um espaço de 250 cm cúbicos. Nessa mesma proveta foi colocado uma pedra e o nível da água subiu para 350 cm  cúbicos. O que isso quer dizer?
Vamos fazer um cálculo matemático.
V= volume
Vi = volume inicial
Vf = volume final
V= Vf (350 cm) - Vi (250 cm) = 100 cm

Resultado: A água ocupou um espaço de 250 cm cúbicos
E a pedra ocupou um espaço de 100 cm cúbicos
E os dois juntos ocupam um espaço de 350 cm cúbicos na proveta.


Entenderam? Mais um exemplo

V= Vf (31,5 cm) - Vi (25 cm)
V= 6,5 cm
  
Característica geral da matéria: Impenetrabilidade.

Propriedade da matéria onde 2 corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo no mesmo lugar. EX:
Nesse exemplo abaixo ao mergulhar um copo com um pedaço dentro dele num pote com água, a água não entra no copo e o papel fica seco. A água não consegue entrar dentro do copo porque tem ar dentro do copo. Logo dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo no mesmo lugar.

Outro exemplo. Quando uma pessoa entra numa banheira bem cheia ela derrama água, porque a água teve que sair para pessoa entrar. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo no mesmo lugar.


  Característica geral da matéria: Ar

Analise a imagem abaixo e leia com atenção.
Quando eu pego uma seringa, coloco meu dedo na ponta e pressiono o ar ele ocupa menos espaço. A matéria (ar) esta sendo comprimida.
Quando eu paro de pressionar o ar volta a ocupar mais espaço, ou seja volta a ocupar o espaço inicial que ele ocupava.


 Observe as bolinhas em azul representando o ar.O ar é compresso e depois volta a seu estado inicial


Característica geral da matéria: Divisibilidade.

Característica que a matéria tem em que ela pode ser dividida sem perder suas propriedades. Veja no desenho abaixo
  Característica geral da matéria: Indestrutibilidade.

A matéria  não pode ser criada nem destruída. A matéria é transformada. Observe a imagem abaixo. A madeira não esta sendo destruída, esta sendo transformada em cinzas. 

 Característica geral da matéria: Inércia
É a capacidade que a matéria tende a permanecer em repouso ou em movimento a não ser que uma força atue sobre ele. Veja no exemplo abaixo:


  No desenho do carro que brecou se nenhuma força atuar sobre a pessoa ela continuara em movimento.
No caso da moto o rapaz caiu no chão, ele esta em repouso e ele continuara em repouso se nenhuma força atuar sobre el.

Outro exemplo.

As bolas de sinuca estão em repouso se eu não der a tacada elas permanecerão em repouso. Quando eu dou a tacada elas se movimentam  e se nenhuma força atuar sobre elas, irão permanecer me movimento. O atrito das bolinhas com o tapete da mesa faz com que elas parem. O atrito foi a força que fez elas pararem.


 Galerinha espero que tenham gostado. Abraços

Profº Weslei

Átomos e Moléculas

Olá meus queridos alunos. Depois de tanto me pedirem as aulas sobre átomos, resolvi posta-la. Espero que gostem. Boa aula a todos.

Átomos e moléculas.


Eu acredito que todos já devem ter ouvido a palavra átomos. É muito comum aparecer nos jornais, rádio, tv, filmes, desenhos, reportagens falando sobre os átomos.
E eu lhes pergunto.
O que são átomos?
De acordo com a ciência, átomo são partículas que formam substâncias. Os átomos são impossíveis de ver a olho nu. Para poder tentar visualiza-los é preciso de um microscópio mega potente chamado de microscópio de corrente de tunelamento.

Imagem do microscópio de corrente de tunelamento.


Os átomos são partículas que formam substâncias. Mas do que são formado os átomos?

 Os átomos são formado basicamente por 3 partículas:
os prótons são partículas com carga positiva,
os elétrons são partículas negativas,
e os nêutrons são partículas neutras, ou seja, sem cargas.

O átomo possui um núcleo formado por Prótons e nêutrons.
Em volta do núcleo do átomo circundam partículas negativas os elétrons.

Vejam a ilustração abaixo:

As bolinhas azuis são os prótons, as bolinhas vermelhas são os nêutrons e juntos formam o núcleo atômico. Em volta do núcleo atômico estão circundando os elétrons representados pelas bolinhas verdes.
 Entenderam galerinha? Vejam mais uma ilustração


Agora vamos ver alguns exemplos de átomos:

Galerinha vejam o átomo de hidrogênio. Temos o núcleo atômico em azul e circundando o núcleo temos o elétron em vermelho.
Agora vejam o átomo de oxigênio, temos um núcleo em cor clara e em volta no núcleo circundam os elétrons em vermelho.

Mais um exemplo de átomo.

Átomo de carbono com um núcleo composto por 6 prótons e 6 nêutrons.
Em torno do núcleo estão circundando os elétrons de carga negativa em verde.


Vamos ver o que aprendemos até agora.

. Os átomos são formados por partículas positivas os prótons, partículas neutras os nêutrons e partículas negativas os elétrons.
O átomo tem um núcleo formado pelos prótons e nêutrons, e em torno do seu núcleo giram os elétrons. São exemplos de átomos: O carbono, oxigênio, hidrogênio, hélio entre outros mais.

Se os átomos formam a matéria. Mas afinal o que é matéria?


Entenderam galerinha? Matéria é tudo aquilo que ocupa um lugar no espaço, tem massa e pode ser pesado. Praticamente tudo o que eu disser é matéria. Vento, água, poeira, objetos, corpos celestes, animais, etc...

As moléculas



Galerinhas. Os átomos conseguem unir-se por meio de ligações químicas. A união entre os átomos por meio de ligações químicas formam as moléculas.

Para ficar mais claro vamos analisar os quadros abaixo.

Temos a união de 2 hidrogênio em azul formando o gás hidrogênio em azul. ( H + H = H2 ).
Temos a união de 2 hidrogênio em azul mais um oxigênio em amarelo formando a molécula d'água. ( H + H + O = H2O )
A água é uma molécula formada pela união química de 2 átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Conforme mostra o desenho abaixo


Mais um exemplo



Substância simples e composta.

Substância simples são aquelas substâncias formadas por átomos quimicamente iguais. ex:

H2 = gá hidrogênio, formado somendo por hidrogênio (amarelo)
O2 = gás oxigênio, formado somente por oxigênio (laranja)
N2 = gás nitrogênio, formado somente por nitrogênio (roxo)
Cl2 = cloro, formado somente por cloro. (verde)
Conforme no desenho


Substância composta: São aquelas substâncias formadas por 2 ou mais átomos quimicamente diferentes. Ex:
NO = óxido de nitrogênio, formado por um nitrogênio em azul mais um oxigênio e laranja.
H2O = água, formado por dois hidrogênio em amarelo mais um oxigênio em laranja.
NO2 = dióxido de nitrogênio, formado por 2 oxigênio em laranja e um nitrogênio em roxo.
CO2 = dióxido de carbono, formado por 2 oxigênio e um carbono em lilas.

Agora galerinha para finalizar a aula vamos ver algumas imagens reais tiradas de um microscópio de corrente de tunelamento.



Galerinha espero que tenham gostado. 
Profº Weslei

Após os estudos sobre átomos e moléculas, responda as questões:

Testando os conhecimentos: assinale a alternativa correta


01) De acordo com os conhecimentos científicos os átomos são:

a) Partículas que formam a luz

            b) Partículas que formam  substâncias

c) Unidade básica da matéria

02) Quais substâncias abaixo são classificadas como simples

a) O2 ( oxigênio)

b) H2O ( água )

c) NH3 ( amônia )

3) Quais são as partículas que formam os átomos

a) Neutrinos, prótons e elétrons

b) elétrons, nêutrons e pósitrons

c) Prótons, elétrons e nêutrons

4) Quais substâncias abaixo são classificadas como composta

  a) O2 ( oxigênio)

b) Ba  ( Bário )

                         c) CO ( monóxido de carbono )

5) As partículas que formam o núcleo atômico são os:

a) Prótons e nêutrons

b) prótons e elétrons

c) nêutrons e pósitron















Sistema Respiratório

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos o funcionamento do sistema respiratório humano. Uma boa aula a todos.

Basicamente falando, o sistema respiratório tem como função realizar as trocas gasosas do meio atmosférico com o meio interno do corpo. Essas trocas gasosas ocorrem dentro dos pulmões, nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares. Praticamente todas as células do corpo humano realiza a respiração celular. Os produtos da respiração celular são água e gás carbônico. A água é reutilizada pela célula e o gás carbônico é considerado um lixo metabólico e por tanto é liberado no sangue por não ter utilidade ao nosso organismo.


Agora vamos analisar o quadro e ver mais definições


Galera! A troca gasosa que o organismo realiza entre o CO2 por O2 é chamada de hematose. Veremos isso adiante com mais detalhes.
 Entenderam? Então vamos estudar as seguintes imagens do sistema respiratório para compreender como funciona todo esse processo.

Etapas da respiração pulmonar

Os componentes desse sistema são: As cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

O ar atmosférico contendo oxigênio ( O2 ), chega até os nosso pulmões por meio de inspiração tanto nasal como oral. Quando respiramos pela cavidade nasal, o ar é filtrado, umedecido e aquecido. Graças a presença do muco e dos pelos. Poeiras e bactérias vinda do ar ficam retidas no muco que forma uma barreira. Por isso é sempre bom respirar pelo nariz. Quando respiramos pela boca nossas vias respiratórias ressecam e esfriam aumentando o risco de infecções e inflamações. 

Vamos analisar a imagem:

O ar entra pela cavidade nasal onde é filtrado, aquecido e umedecido. Passa pela faringe (nasofaringe,orofaringe e hipofaringe), representado pelas cores verde, amarelo e azul. A faringe é um pequeno tubo.


Depois da faringe o ar é conduzido a laringe conforme a ilustração acima e abaixo

A laringe

Estrutura cartilaginosa que por ação dos músculos fecham a passagem do ar.

Depois da laringe o ar atmosférico chega a traqueia, um tubo de 10 cm que é reforçado por anéis cartilaginosos. Esses anéis cartilaginosos tem como função manter a traqueia sempre aberta para a passagem do ar. Repare bem que a traqueia divide-se em dois tubos os brônquios que conduzem o ar aos pulmões.

Imagem real mostrando a entrada da traqueia. Repare bem que é  possível ver as cartilagem da parede da traqueia.


Imagem mostrando a traqueia dividindo-se em brônquios. Nos pulmões os brônquios se ramificam em vários bronquíolos que recebem o nome de árvore respiratória. Nas extremidades dos bronquíolos encontramos diversas bolsas, os alvéolos pulmonares.

Vamos analisar as imagens.

Entenderam galera? O ar atmosférico com oxigênio (O2), entra nas vias nasais onde é umedecido, filtrado e aquecido. Depois o ar passa para a faringe, um pequeno tubo, Da faringe o ar passa para a laringe que é reforçada por cartilagens, que por movimento musculares fecham a passagem do ar. Da laringe o ar passa para a traqueia um tubo de 10 cm reforçado por anéis cartilaginosos que mantém a traqueia sempre aberta para a passagem do ar. A traqueia divide-se em dois tubos os brônquios que conduzem o ar até os pulmões. Os brônquios ramificam-se em tubos cada vez mais finos os bronquíolos conhecido por árvore pulmonar. Dos bronquíolos o ar chega até os alvéolos pulmonares.

Os alvéolos pulmonares e a troca gasosa do gás carbônico pelo gás oxigênio.

Galera observe abaixo a bolsa rosa representando os alvéolos pulmonares.

Os capilares sanguíneos estão representado por um tubo em roxo e rosa.
A seta verde pequena e grande mostra a saída do CO2.
A seta em laranja mostra a entrada do O2.

Nossas células realizam a respiração celular. O produto dessa respiração é a produção de CO2 que é eliminado no sangue. Observe que a seta  em azul indica a eliminação do CO2 no sangue.
Quando o sangue entra nos capilares alveolares ele é eliminado para forma do nosso corpo pela  expiração. A seta verde pequena e grande mostra a saído do CO2 pelos capilares alveolares. Ao mesmo tempo nós inspiramos o ar atmosférico com O2, indicado pela seta laranja que entra nos alvéolos pulmonares e depois entram nos capilares sanguíneos. As hemácias "pegam" esse O2 e começa a transporta-lo para todas as células do nosso corpo. Esse processo todo recebe o nome de HEMATOSE, que nada mais é do que a troca de gás carbônico (CO2) por gás oxigênio (O2), nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares.

Vejam na imagem


Mais uma imagem mostrando do processo de hematose, ou seja, troca gasosa de CO2 por O2 indicado pelas setas em branco. Sai CO2 e entra O2.

Chegamos ao final de mais uma aula de anatomia humana. Galera espero que tenham gostado.

Prof. Weslei



Sistema Digestório

Olá meus queridos alunos. Hoje estudaremos anatomia humana do sistema digestório humano. Boa aula.


Sistema Digestório.





A função principal do sistema digestório é a absorção de nutrientes e o que não for útil ao organismo é eliminado em forma de fezes.



O quadro abaixo mostra os constituintes do sistema digestório  


A boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus constitui estruturas do sistema digestório.

Glândulas anexas: Pâncreas, fígado e 3 pares de glândulas salivares, são glândulas que não fazem parte do sistema digestório, porém eles participam e auxiliam no processo digestivo.


O quadro abaixo mostra a função do sistema digestório, dito anteriormente no início da aula

 Agora vamos estudar cada estrutura que participa e que faz parte do digestório.


Glândulas salivares: São 3 glândulas que participam e auxiliam o processo digestivo graças a produção de saliva que contém  enzimas digestivas chamado de amilase salivar. Enzima que destrói parcialmente o carboidrato amido, transformando-o em molécula menor. Ex: O amido é uma macro molécula que sob a ação a amilase salivar é degradado em outro carboidrato a maltose que é um carboidrato mais simples.


Observe nessa imagem a 3 glândulas salivares com seus ductos por onde secretam a saliva. São elas: Glândula parótida, glândula sublingual e glândula submandibular.



Acabamos de estudar a digestão química na boca realizado pela ação da enzima amilase salivar. Vale lembrar aqui que a digestão começa na boca justamente por causa da ação dessa enzima.


Ainda na região bucal ocorre outro processo de digestão. É a digestão mecânica realizada pelo nossos dentes. Que trituram, amassam, rasgam e furam o alimento.



Incisivos: cortam o alimento,

Caninos: furam e rasgam o alimento,
pré-molares: amassam o alimento,
molares: trituram o alimento.


Analise a imagem abaixo


Acabamos de estudar o processo inicial da digestão que ocorre na boca. Essa etapa constitui a digestão mecânica realizada pelos dentes e a língua e a digestão química realizada pela enzima amilase salivar, secretada pelas glândulas salivares. Após todo esse processo ocorre deglutição realizado pela língua, ou seja, ato de engolir o alimento.

Repare nessa imagem abaixo os o nomes: nasofaringe (em verde), orofaringe(em mostarda) e hipofaringe(em azul). Eles formam a estrutura chamado de faringe. Portanto a faringe é um tudo que faz parte do sistema digestório e respiratório, porque conecta o nariz e a boca a laringe (sistema respiratório) e ao esôfago (sistema digestório).

Após a deglutição realizado pela língua o bolo alimentar passa pela faringe (em amarelo) e (azul), chegando ao esôfago um tubo digestório. Reparem que na parte azul da faringe encontramos a epiglote que  é uma trava que fecha a entrada do tubo respiratório, permitindo que o alimento seja conduzido ao tubo digestório, o nosso esôfago.

Se por acaso o alimento cai-se na traqueia nós iriamos nos engasgar, causando a tosse um mecanismo de defesa que expulsaria o alimento da traqueia em direção ao esôfago. É por isso que ao engasgar a pessoa fica com falta de ar, pois o tubo respiratório esta bloqueado e dependendo do caso pode ocorrer uma morte por insuficiência respiratória devido ao engasgo.



O esôfago: É um tubo que leva o bolo alimentar até o nosso estômago. 


Veja o esôfago na imagem abaixo



Para que o alimento chegue ao estômago a parede muscular do esôfago sofre contrações e relaxamentos  musculares involuntárias chamadas de movimentos peristálticos.

Conforme mostra a ilustração abaixo:

Observem as setas da esquerda para a direita.O bolo alimentar chega até o esôfago e começa o peristaltismo que por meio de contrações e relaxamentos irá impulsionar o bolo alimentar em direção do estômago




Mais uma imagem ilustrando o peristaltismo.

Na seta acima em verde: músculo relaxado
Na seta do meio em verde: músculo contraído
Na seta de baixo em verde: o bolo alimentar.
A seta em vermelho indica a passagem do bolo alimentar em direção ao estômago.


O estômago: É uma bolsa muscular que armazena o bolo alimentar. Quando o bolo alimentar toca a parede muscular do estômago, esse libera o ácido cloridríco (HCl) que irá esterilizar e matar algumas bactérias presentes no alimento e irá liberar também uma enzima digestiva a pepsina que atua na destruição, na quebra parcial das proteína. O estômago não degrada carboidrato porque as enzimas que degradam os carboidratos ficam inativas no estômago devido ao PH muito ácido do estômago que é entre 1 e 2. Logo o estômago é uma estrutura destruidora apenas de proteínas.




Imagem mostrando o esôfago e o estômago em destaque 



Nessa imagem vemos o bolo alimentar no estômago. Nessa etapa o bolo alimentar é modificado para quimo.


O duodeno e as glândulas anexas: Fígado e pâncreas


Quando o quimo sai do estômago seu próximo destino é o nosso duodeno. O duodeno é a porção inicial do intestino delgado com um formato de letra C. Vocês lembram que eu disse que o PH do estômago é ácido e que varia entre 1 e 2. Pois é, quando o quimo sai do estômago ele sai muito ácido, e isso poderia destruir a parede muscular do duodeno. Então para evitar essa destruição o nosso duodeno libera um hormônio chamado secretina que vai até o pâncreas avisa-lo que ele precisa  produzir o bicarbonato de sódio, para neutralizar a acidez do quimo. Nessa etapa o pâncreas também libera o suco pancreático, um suco repleto de enzimas digestivas que quebram e destroem carboidratos, lipídeos e proteínas. Ainda nessa etapa o fígado produz uma substância esverdeada chamada de bile que será armazenada numa bolsa a vesícula bilar. Essa bile diminui a acides do quimo e ajuda a na degradação de lipídeos. Deixando as gotículas maiores de gorduras em gotículas menores de gorduras, facilitando dessa forma a ação das enzimas lipase pancreática nos lipídeos.




Observe na imagem abaixo que a vesícula biliar possui um ducto que desemboca no duodeno, onde despejara a bile. Observe que o pâncreas também possui um ducto, que desemboca no duodeno,onde despejara o suco pancreático.


O intestino delgado é dividido em 3 porções:
Duodeno: porção inicial do intestino delgado,
Jejuno: porão mediana do intestino delgado,
Íleo: porção final do intestino delgado.


Na porção restante do intestino delgado que ocorre liberação do suco entérico repleto de enzimas digestivas e ocorre também a absorção final dos nutrientes. Nessa região as proteínas são todas degradadas em aminoácidos (unidades formadoras de proteínas), os carboidratos são todos degradados em glicose que são açúcares simples (unidades formadoras de carboidratos), e os lipídeos são degradados em ácidos graxos e glicerol  (unidades formadoras de lipídeos). Após as degradações ocorre a absorção final dos nutrientes pelas células da parede do intestino.



Imagem real do intestino delgado na região central


Observação: quando o alimento sofre digestão na boca ele se transforma em bolo alimentar,
quando o bolo alimentar sofre digestão no estômago ele se transforma em quimo,
quando o quimo sofre digestão no intestino delgado ele se transforma em quilo,
após a absorção d'água do quilo no intestino grosso ele se transforma em fezes ou bolo fecal.


Intestino grosso: É um longo tubo formado por 3 porções:

Cólon ascendente, cólon transverso e cólon descendente.
No intestino grosso não há absorção de nutrientes. A medida que o quilo passa pelos cólon ocorre a absorção de água e essa massa vai ficando cada vez mais consistente e formando as fezes ou bolo fecal.





Imagem mostrando a localização do intestino delgado.



Imagem mostrando o trajeto do alimento na região final do esôfago


Imagem real mostrando o nosso aparelho digestório



Fico aqui a pensar. Como o nosso corpo humano é uma máquina perfeita.




Espero que tenham gostado da aula. Até a próxima aula.



Profº Weslei