Tipos de vaporização

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos os tipos de vaporização. Boa aula.
Galera! A vaporização é processo na qual a água em estado líquido passa para o estado gasoso. Essa passagem ocorre sob três formas:
A evaporação, ebulição e calefação.

Observação: O ponto de ebulição da água é de 100ºC. Essa é a temperatura que a água passa do estado líquido para o estado gasoso. 

Observe os quadros abaixo mostrando a água líquida vaporizando sob 3 formas.
Tipos de vaporização
Tipos de vaporização
  Galera! Agora vamos estudar como ocorre os 3 tipos de a vaporização.

A evaporação é a mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso de forma lenta e natural. Essa evaporação ocorre apenas sobre a superfície do líquido e não é perceptível visualmente. Na imagem abaixo temos a água evaporando lentamente e gradualmente na temperatura ambiente.

Tipos de vaporização

Observe o quadro abaixo.

Tipos de vaporização

Nesse outro exemplo temos as roupas secando no varal. Essa secagem ocorre por meio da evaporação, processo lento e gradual, não perceptível visualmente e sob temperatura ambiente.
A evaporação ocorre: Com roupas secando no varal, rios, mares, lagoa e poça de água.

Tipos de vaporização

Outro exemplo de evaporação ocorrendo na processo do ciclo hidrológico. Observe a seta em vermelho mostrando a água evaporando que formarão as nuvens.


A ebulição
A ebulição é a mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso de forma rápida e com formação de bolhas perceptível a olho nu.

Tipos de vaporização

Galera! A ebulição ocorre em toda a extensão da água com a formação de bolhas e agitação da água.
Tipos de vaporização

A calefação.
É a mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso de forma praticamente imediata. Quando uma gota d'água entra em contato com uma superfície com temperatura maior que seu ponto de ebulição a água vira vapor rapidamente.
Tipos de vaporização
 Observe outro exemplo abaixo.
Quando a água em estado líquido entra em contato com uma chapa super quente, ela passa para o estado gasoso imediatamente. Isso porque o ponto de ebulição da chapa é maior que o ponto de ebulição (100°C), d' água.

Tipos de vaporização
 Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

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Estados físicos da matéria

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos os estados físicos da matéria. Boa aula.
Estados físicos da matéria
Galera! É muito comum aprendermos nos colégios e nas escolas, os 3 estados físicos da matéria. Hoje eu irei um pouco além. Nessa aula estudaremos os 4 estados físicos da matéria. Estudos apontam 7 estados da matéria. Mas nós estudaremos apenas 4 estados.
Estados físicos da matéria
 Galera! Vamos iniciar os estudos com o clássico 3 estados físicos da matéria.
A água é matéria e ela apresenta- se em 3 estados físicos que são:
Sólido, Líquido e Gasoso.
Observe a imagem.
No estado sólido a água encontra- se congelada.
No estado líquido a água encontra- se líquida.
No estado gasoso a água apresenta- se em vapor.
Estados físicos da matéria
Observe no exemplo no exemplo abaixo o comportamento das moléculas d'água nos 3 estados físicos.
No gelo em estado sólido, as moléculas d'água estão bem unidas.
Na água em estado líquido, as moléculas d'água estão um pouco afastadas uma da outra.
No gasoso, as moléculas d'água estão bem distante uma das outras.

Estados físicos da matéria
A matéria consegue passar de um estado para o outro. Essa passagem é influenciada pela temperatura e pressão.
Vamos analisar a imagem abaixo.
Galerinha!Acompanhe a explicação seguindo as setas.
Setas em vermelho:
 A água em estado sólido, passa para a água em estado líquido. Essa passagem chama-se fusão.
A água em estado líquido, passa para o estado gasoso. Essa passagem chama-se vaporização.
A água em estado sólido passa, para o estado gasoso. Essa passagem chama- se sublimação
Setas em azul:
A água em estado gasoso, passa para o estado líquido. Essa passagem cham- se condensação.
A água em estado líquido, passa para o estado sólido. Essa passagem chama- se solidificação.
A água em estado gasoso, passa para o estado sólido. Essa passagem chama- se sublimação.

Estados físicos da matéria
 Observe os números do desenho.
1- O gelo solido passou para o líquido. Fusão.
2- O líquido passou para o gasoso. Vaporização.
3-O líquido passou para o gelo sólido . Solidificação.
4- O gasoso passou para o líquido. Condensação.

.Estados físicos da matéria
A sublimação.
O gelo seco é CO2 congelado. 
Ele passa do estado sólido direto para o estado gasoso. Essa passagem de um estado para o outro chama- se sublimação.
Gelo seco sublimando. Observe a fumaça.
Estados físicos da matéria
 Mais um exemplo do gelo seco sublimando.
Estados físicos da matéria
Outro exemplo de uma bebida, com gelo seco sublimando.
Estados físicos da matéria
Geleira, mostrando a água em estado sólido gelo sublimando.
Estados físicos da matéria
A água em estado gasoso dentro das nuvens caem em estado sólido granizo. Outro exemplo de sublimação.
Estados físicos da matéria
Granizo um exemplo de sublimação.
Estados físicos da matéria

Estados físicos da matéria
 Agora vamos falar do  4° estado físico da matéria. O plasma. 
O plasma é o gás ionizado em altíssimas temperaturas, ou seja, é o estado gasoso  super aquecido.
O sol é formado por átomos de hidrogênio e Hélio. E os elétrons "soltam-se" dos átomos deixando-os ionizados. Em estado de plasma.
Galera analise o desenho.
Observe a seta da palavra radiação em inglês.
Você observou que a seta aponta para uma bolinha em branco. Nessa bolinha em branco estava o elétron de cor vermelho. Esse elétron foi arrancado da órbita do átomo. Observe na seta ele fora do átomo.
Esse átomo perdeu elétron e ficou ionizado. É isso que ocorre nos átomos que estão no sol, lâmpadas fluorescentes, tv de plasma, fogo, raios, estrelas. 
Estados físicos da matéria
Vamos ver alguns exemplos de matéria em estado de plasma.

Sol.
Estados físicos da matéria
Raios.
Estados físicos da matéria
Lampadas fluorescentes.
Estados físicos da matéria

Estados físicos da matéria
Agora analise e observe no desenho a matéria no 4 estados físicos.
Observação

Galerinha! Obrigado por assistir mais uma aula. Espero que tenham gostado. Até a próxima aula.

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Testando os conhecimentos

1) Qual é o estado da matéria do Sol:
a) Sólido
b) Plasma 
c) gasoso

2) Você colocou um pedaço de gelo sobre a mesa. E em alguns minutos o gelo começou a 
derreter. O gelo se encontrava no estado sólido e passou para o estado líquido. como se chama esta passagem:
a) condensação
b) sublimação
c) fusão

3)  Quando esquentamos a água, em alguns minutos ela passa de um estado para o outro estado. Qual é o nome da passagem física que essa água passa:
a) gaseificação
b) ressublimação
c) vaporização

Teoria das cordas.

Olá meus queridos alunos. Hoje estudaremos a teoria das cordas. Boa aula.
Galera! Antes de iniciarmos a aula gostaria que os vocês estudassem a uma aula desse blog sobre átomos e moléculas. Isso facilitaria o entendimento dessa aula. 
Teoria das cordas.

A teoria das cordas é uma teoria que procura unir a Teoria da relatividade e a Mecânica quântica. Essa Teoria das cordas diz que tudo que existe no universo  foi formado por cordas. E essas cordas seriam filamentos de energia.

Vamos observar e analisar o desenho abaixo para que eu possa explicar.
Siga a seta em amarelo e acompanhe a explicação.

Matéria: É tudo aquilo que tem massa, ocupa um lugar no espaço e pode ser pesado.

Moléculas: São formados por vários átomos iguais ou diferentes que se mantém unidos.
Átomos: São partículas que formam as substâncias. Átomos são formado por sub-partículas atômicas os: próton, nêutrons e elétrons.
Nêutrons e prótons: São formados por quarks.
Quarks: São partículas fundamentais e que formam os nêutrons e prótons.
Cordas: São filamentos de energia que formou tudo que existe.

Teoria das cordas.
A Teoria das cordas diz que tudo que existe foi formado por cordas que é um filamento de energia. Quando essas cordas vibram elas podem formar uma partícula fundamental como por exemplo, um fóton, um elétron, um neutrino.

Até agora  essa teoria não foi comprovada experimentalmente. Mas, quem sabe num futuro próximo os cientistas consigam comprovar isso. E se a teoria das cordas for comprovada achamos a explicação de tudo que existe no universo, já que tudo no universo teria sido formado por vibrações das cordas.
Para finalizar a explicação vamos fazer uma analogia entre as cordas do violão e os filamentos de energia (cordas). Imagine um violão com suas cordas. Cada corda do violão que vibra forma um tipo de som diferente. E quando as vibrações dos filamentos de energia (cordas) vibram formam diferentes partículas fundamentais.

Galera! Obrigado por assistir mais uma aula. Espero que tenham gostado da aula. Até a próxima.


Profº Weslei.

Tornados

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos os tornados. Boa aula.

Os tornados são fenômenos meteorológicos,  na qual uma massa de ar frio e seco se desloca e se choca com uma massa de ar quente e úmida. O ar quente sobe levando umidade que formara as nuvens e tempestades. O ar quente no topo do tornado esfria e desce. O encontro do ar frio que desce com o ar quente que sobe forma um funil. Quando esse funil toca o solo forma- se o tornado. 

Observe e analise o desenho abaixo.

Galera! Observe que o ar quente seta em vermelho sobe e o ar frio seta em azul desce . Acima do tornado temos formação de nuvens com tempestades.



Tornados.


Imagem real de um tornado.


Tornados.

Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

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Tsunami e furacões

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos: Tsunami, furacões e tornados. Boa aula.
Tsunami

Galera! Observe o desenho e acompanhe as explicações.
No desenho abaixo temos uma placa marrom (placa tectônica). Que é a crosta terrestre. Observe que essa placa sofreu uma falha geológica, ou seja, a placa sofreu uma ruptura/quebra/rachadura. O Hipocentro é o local onde se iniciou o terremoto. O hipocentro é o ponto interior da crosta terrestre. 
Já o epicentro é o local da superfície terrestre, onde registra a maior intensidade do movimento sísmico (ondas) do terremoto. Da ruptura ocorre um tremor que produz ondas observe as setas no Epicentro. Essas ondas são gigantes a atinge uma velocidade altíssima e correm o oceano podendo atingir 800 km/h. Quando vai chegando na superfície terrestre ela diminui a velocidade devido o atrito, porém essas ondas ficam mais altas. E quando invade o a superfície da terra, provoca devastações na cidade.

Tsunami

Galera! Resumindo e reforçando a explicação.
 Hipocentro: Local interno da Terra. Local onde nasce o terremoto. 
Epicentro: Local da superfície terrestre: Local onde registra maior intensidade do movimento sísmico (ondas) do terremoto.
Os círculos são as ondas sísmica do terremoto.
Forma-se ondas. Essas ondas ficam grande e ganham altíssimas velocidades.
Ao chegar a superfície terrestre perdem velocidade, porém aumenta o tamanho da onda.
Essa onda invade a cidade causando destruições.

Tsunami
Os furacões
Galera! Os furacões são causados por fatores climáticos. Os furacões se formam somente na água dos oceanos.
Sua causa é  semelhante o que ocorre no ciclo hidrológico.
Os furacões geralmente ocorrem em zonas tropicais: Trópico de câncer e Trópico de capricórnio.
Mas como eles se formam?
Quando a água do oceano esta igual ou acima de 27°C, a água do oceano evapora, e o ar fica menos denso, mais leve, mais quente e sobe. O ar quente sobe junto com o vapor da água formam as nuvens. O ar mais denso, pesado, frio do oceano vai ocupar o lugar desse ar quente que subiu. Quando o ar frio ocupa o lugar do ar quente, o ar frio aquece e sobe em movimentos circulares. Na atmosfera acima do furacão o ar quente esfria-se formando as nuvens, chuvas e ar em movimento. Esses ventos e nuvens começam a girar de forma circular, formando o furacão e uma imensa tempestade no alto do furacão. O calor quente do oceano e da evaporação aceleram a velocidade dos ventos. É o calor do oceano e a evaporação que alimenta o furacão. 

Observe e analise o desenho abaixo. 
furacões

furacões

Imagem real do furacão observado por um satélite artificial.

Tsunami e furacões

 Galera! Obrigado por estudar mais uma aula. Espero que tenham gostado. Até a próxima.

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Ciclo hidrológico.

Ciclo hidrológico.

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos o ciclo hidrológico. Boa aula.

  Ciclo hidrológico.
 Galera! O ciclo hidrológico ou ciclo da água é um fenômeno natural que ocorre no planeta Terra. Sem mais demora vamos observar e analisar como ocorre esse fenômeno.

Galerinha! Localizem o sol. Localizaram? Beleza! Agora acompanhe a explicação começando pela seta em vermelho.

O sol aquece a água líquida dos oceanos e dos rios Ao aquecer essa água líquida, ela evapora e subirá para atmosfera para formar  as nuvens (quando a água  passa do estado líquido para o estado gasoso chamamos isso de vaporização). Galera! Atenção as plantas e animais transpiram. Observe a seta das plantas transpirando. Quando as plantas transpiram a água sobe para atmosfera em forma de vapor, ou seja, o vapor da água dos oceanos,dos rios e da transpiração sobem para a atmosfera formar as nuvens. Agora observe a nuvem condensação. Essa nuvem esta carregada de água líquida (dentro da nuvem a água passou do estado gasoso para o estado líquido), processo conhecido como condensação. Essa nuvem carregada de água condensada, ou seja, líquida foi deslocada pelo ar para um outro local. Observe a seta. Nesse local em que a nuvem  foi deslocada ocorreu a precipitação, ou seja, choveu. Essa água da chuva cai no solo e infiltra-se nele e vão ajudar a fazer as águas subterrâneas. Depois que choveu a água da chuva que caiu nos oceanos e rios irão ser aquecidas novamente pelo sol e começa tudo de novo, fechando o ciclo da água ou ciclo hidrológico.

Ciclo hidrológico.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR O TAMANHO E VER AS ESCRITAS QUE ESTÃO NO DESENHO, REFORÇANDO A EXPLICAÇÃO DA AULA.

Ciclo hidrológico.

Galera! Espero que tenham gostado da aula. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

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Brisa terrestre e brisa marítima.

                     Brisa terrestre e brisa marítima.

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a brisa terrestre e a brisa marítima. Boa aula.

Brisa terrestre e brisa marítima.

Galera! O que é uma brisa?
A brisa é um vento fraco e constante, muito típico das regiões litorâneas. A brisa é classificada em:
Brisa marítima e brisa terrestre.

A brisa marítima.

Galera! Observe as setas e acompanhe a explicação.
Durante o dia o sol aquece a terra e a água ao mesmo tempo. Observe a seta do ar quente. A terra aquece mais rápido. E a terra aquece o ar que esta sobre ela.  E quando o ar é aquecido pela terra ele fica menos denso, ou seja, mais leve. Esse ar aquecido sobe, olhe a seta do ar quente subindo.
Observe a seta que esta no mar. A água do mar demora mais tempo para ser aquecida, logo o ar que esta sobre a água é mais denso, ou seja, mais pesado. Esse ar frio que esta do mar sai e vai para a terra ocupar o lugar do ar quente que subiu.
Resumindo: O ar frio que esta no mar sai para ocupar o lugar do ar quente da terra que subiu. Formando um vento fraco que sopra do mar para a terra. Essa é a brisa marítima. O vento sopra do mar para terra.
Galera! Muito fácil.

Brisa terrestre e brisa marítima.

Mais um exemplo mostrando o ar frio saindo da água para ocupar o lugar do ar quente da terra que subiu. Detalhe. Quando o ar quente sobe ele esfria e depois desce, vai para o mar e retorna a terra formando um ciclo acompanhe a seta de verde.

Brisa terrestre e brisa marítima.

Brisa terrestre.

Galera! Durante a noite a terra demora mais tempo para esfriar-se.
Observe a seta do ar quente na água. Durante a noite o ar quente que esta sobre a água esta menos denso, ou seja, esta mais leve. A noite o ar quente que esta sobre a água sobe.
Observe a seta do ar frio na terra. A noite o ar frio que esta sobre a terra esta mais denso, mais pesado. O ar que esta na terra vai para a água ocupar o lugar do ar quente da água que subiu.
Resumindo: A noite o ar frio da terra vai para a água ocupar o lugar do ar quente da água que subiu. Essa é a brisa terrestre. O vento sopra da terra para o mar.

Brisa terrestre.

Mais um exemplo mostrando o ar frio seta em azul saindo da terra para ocupar o lugar do ar quente seta em vermelho que subiu. Detalhe. Quando o ar quente sobe ele esfria e depois desce, vai para a terra e retorna ao mar formando um ciclo.
Brisa terrestre.

 Galera! Obrigado por assistir mais uma aula. Espero que tenham gostado. Até a próxima.

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