Paleontologia

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos Paleontologia. Boa aula.
Galera! Paleontologia é uma ciência que estuda os seres vivos que viveram em períodos geológicos passados através dos fósseis.
Paleontologia

Observe o quadro abaixo.
Paleontologia
Numa definição simples podemos dizer que Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis.
Paleontologia
Galerinha! Mas afinal o que são fósseis?
Paleontologia
 Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram há 11 mil anos. Esses 11 mil anos data a época geológica do Holoceno da era Cenozoica que teve início após a última era glacial (era do gelo), cerca de 11,5 mil anos e se estende até o presente.
Paleontologia
 Observe o quadro. 
Paleontologia
 Esses 11 mil anos é devido a última era glacial que se estende até o presente.
Paleontologia
  
Paleontologia
 Galera! Os fósseis são muito importantes. Eles permitem reconstruir a história evolutiva dos seres vivos no planeta Terra, analisar o grau de parentesco entre os seres vivos, verificar as mudanças climáticas, movimento dos continentes, conhecer a idade das rochas.
Observe e analise os quadros abaixo.
Paleontologia
Paleontologia
Classificação dos fósseis.
Os fósseis são classificados em dois tipos:
Somatofóssil (restos) e Icnofóssil (vestígios), de atividades dos seres vivos
Paleontologia
 Somatofóssil: São restos de seres vivos fossilizados. Exemplos: Dentes, conchas, tronco de árvore, ossos e folhas de plantas, que sofreram mineralização (a matéria orgânica é substituída por minerais) ou incarbonização ( que enriqueceu de carbono), após a morte.
Paleontologia
 Exemplos de fósseis que sofreram mineralização e incarbonização.
Paleontologia
Exemplos de somatofóssil (restos) de seres fossilizados por mineralização ou incarbonização
Paleontologia

Icnofóssil: Vestígios de atividade de seres vivos, que ficaram fossilizados por meio de mineralização ou incarbonização. São icnofósseis: Pegadas, fezes, construção de túneis e galerias de habitação, marcas de dentes, rastros e ovos.
Observe e analise o quadro abaixo.
Paleontologia

Exemplos de Icnofósseis.
Paleontologia


Paleontologia


Fóssil- vivo: São organismos atuais que no passado geológico da Terra eram mais abundantes. Exemplo: Foi encontrado fossilizado o peixe celacanto e sua espécie, ainda vive no presente.
Outro exemplo é a planta Ginkgo biloba que foi encontrado fossilizado, cuja a espécie sobrevive no presente. 
Paleontologia

Fóssil- guia: No quadro abaixo temos um fóssil de uma trilobita. As trilobitas são artrópodes muito abundantes na era do paleozoico no período cambriano. Eles tiveram uma grande distribuição geográfica e são característicos do seu período.
Paleontologia
Microfósseis: São diminutos restos de bactérias, fungos, plantas e animais.
Paleontologia
 Processos de fossilização.
Galera! A fossilização é um processo complexo e raro de acontecer, e que pode durar milhares de anos. Para que a fossilização ocorra é necessário condições favoráveis como por exemplo o frio que diminui a atividade dos decompositores, um lugar sem oxigênio para diminuir a degradação da matéria orgânica.
Observe e analise o quadro abaixo. 
Paleontologia
 Etapas da formação de um fóssil. 
Paleontologia
 Galerinha! Após a morte de um ser vivo como por exemplo um animal, as partes moles entram em decomposição devido a ação de agentes decompositores (fungos e bactéria). Já as partes duras como os ossos ficam sujeitos as condições ambientais que pode destruí- lo ou desgasta- los. E a fossilização evita essa destruição e o desgaste natural. Esse processo não ocorre em todos os seres mortos. Por esse e outros motivos já citados a fossilização é um processo difícil e raro de acontecer.

Observe o desenho ilustrativo abaixo e acompanhe as explicações seguindo as letras.
A) Um dinossauro é morto. As partes moles do corpo sofrem decomposição.
B) O dinossauro é rapidamente soterrado.
C) Após ser soterrado o animal é coberto por camadas de sedimentos contendo minerais. O animal troca minerais com a rocha sedimentar que irá preserva-lo da destruição e desgaste natural do ambiente. Esse sedimento ao cobri- lo ira se transformar numa rocha sedimentar.
D) O fóssil na rocha sedimentar pode aflora-se na superfície devido ao movimento das rochas,ou do desgaste do solo ou ainda, essa rocha sedimentar é escavada por paleontólogos que o descobrem. Esse fóssil descoberto será estudado em laboratório. 
Paleontologia
 Mais um exemplo simplificado dos processos de fossilização.


Paleontologia

 Galera! Os seres vivos são preservam-se apenas as rochas sedimentares. Eles podem preservar- se num gelo ou âmbar (resina fossil de árvores)
A resina fóssil produzida e liberada por uma árvore pode atingir um inseto e fossiliza-lo, como mostra o quadro abaixo.
Paleontologia

Paleontologia
  Permineralização: É o depósito de minerais nos poros microscópico do ser vivo. Esse processo ocorre mais facilmente em árvores e ossos por serem bastante porosos.
Paleontologia
 Pseudo-Fóssil (falso fóssil): São fósseis de origem inorgânica em oposição ao fóssil verdadeiro que é de origem orgânica. Eles lembram um fóssil mas não é. 
Paleontologia
  Carbonificação: Esse processo corre principalmente em plantas e partes moles. Após o soterramento as plantas e as partes moles sofrem com o peso da compactação das rochas sedimentares. Nesse processo ocorre a liberação de oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e sobra apenas uma película de de carbono. Dai o fóssil sofre a carbonização, como mostra o quadro abaixo. 
Paleontologia

Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei.

Cianobactérias

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a cianobactérias. Boa aula.
Cianobactérias
 Galera!  As cianobactérias tem características celulares procariontes e um sistema fotossintetizantes parecidos com a das algas. As cianobactérias são organismos procariontes, unicelulares, autotróficos fotossintetizantes. As cianobactérias possuem um pigmento fotossintetizantes chamado de clorofila a, encontrados em todos os eucariontes que fazem fotossíntese. Além da clorofila a, as cianobactérias possuem outros pigmentos, como por exemplo a ficocianina (pigmento azul) e ficoeritrina (pigmento vermelho). Devido a esses pigmentos as cianobactérias foram chamadas por muito tempo de cianofíceas ou algas azuis. Elas podem ser encontradas na forma unicelular, ou unicelular coloniais.
Cianobactérias
 Galera! Eu professor Weslei, não gosto do nome algas azuis ou cianofíceas. Eu prefiro chama- las de cianobactérias (bactérias azuis).
 Ciano: devido a presença do pigmento ficocianina que lhes confere a cor azulada.
Bactérias: Devido ser um ser procarionte uma característica bacteriana.

Observe a analise os quadros abaixo.
Cianobactérias
 Galerinha! As cianobactérias são de grande importância ecológica na produção de gás oxigênio atmosférico e na fixação do gás nitrogênio transformando- o em nitrato, fertilizando o solo e as águas doces e salgadas.
Cianobactérias
 Cianobactérias

Cianobactérias
 Morfologia das cianobactérias.
Galera! O nucleoide é a região onde encontra- se o material genético das cianobactérias.
Elas não tem carioteca e nem um núcleo celular, por isso elas são chamadas de procariontes.
Citoplasma é uma região aquosa onde esta mergulhado o DNA da cianobactéria.
Membrana fotossintética é responsável pela fotossíntese.
Já os ribossomos são grânulos responsáveis pela síntese, produção de proteína.
Cianobactérias
 Agora vamos ver fotos reais de cianobactérias vista ao microscópio.
Cianobactérias

Cianobactérias
 Imagem mostrando fotos de cianobactérias na forma de vida unicelular colonial.
Cianobactérias

Cianobactérias
 Danos ao meio ambiente causados pelas cianobactérias.
Apesar de grande importância ecológica, as cianobactérias também produzem danos ao meio ambiente. Vamos analisar os quadros abaixo.

Floração de cianobactérias.
A floração de cianobactérias é causada por um aumento desordenado de fertilizantes, que são aplicados no solo ou em plantas, principalmente nas folhas. Esses fertilizantes servem como nutrientes no desenvolvimento de plantas e solo. E as consequências do uso desordenado de fertilizantes pode causar um grande aumento desordenado de cianobactérias levando a formação de floração de cianobactérias. 
Galera! A floração de cianobactérias é muito prejudicial ao meio ambiente e a saúde pública, devido a produção de cianotoxinas responsáveis por efeitos neurotóxicos, hepatotóxico, dermatotóxico ou citotóxico. Além disso o aumento desordenado de cianobactérias também  podem causar a desoxigenação das águas levando a morte de diversos seres aquáticos.
Observe e analise as imagens abaixo:
Imagem acima mostrando a floração no ETA ( Estação de Tratamento de Água), no Rio Grande do Sul em outubro de 2001. Abaixo a floração num rio.
Cianobactérias
 Pesquisadora do CENA (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) da USP (Universidade de São Paulo), fazendo a coleta em floração de cianobactérias na represa.
Cianobactérias
 Imagem real mostrando a coleta da floração de cianobactérias para material de estudos.
Cianobactérias

Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

Arqueobactérias.

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos as Arqueobactérias. Boa aula.
Arqueobactérias.
Galera! As arqueobactérias são serves vivos muito primitivos que pertencem ao grupo das Archeas. Diferentemente  das bactérias que pertencem ao grupo das Eubactérias. A composição química da parede celular das arqueas são diferentes da composição da parede celular da bactérias.
Arqueobactérias.
 As arqueobactérias são seres que conseguem viver em condições e ambientes extremamente inadequado, como por exemplo: 
Vivem em ambiente com muita presença de sal,
Vivem em ambiente extremamente ácidos,
Vivem em ambiente com altíssima temperatura, ou temperaturas muito baixa,
Vivem sem ambiente sem oxigênio.
As arqueobactérias são seres procariontes, unicelulares, podem ser autótrofas ou heterótrofas. Estudos mostram que no momento, sua reprodução é somente assexuada por bipartição.
A parede celular das arqueas é formada por glicoproteínas 
Arqueobactérias.

Arqueobactérias.
 As Arqueobactérias são classificadas em:
Termoacidófilas, Halófitas e Metanogênicas.
Observe e analise o quadro abaixo.
As arqueobactéria metanogênicas recebem esse nome por produzir gás metano. Esse gás metano produzido por essas arqueas, podem ser canalizados para ser usado como gás combustível. As metanogênicas vivem na ausência de oxigênio, ou seja, vivem sem o gás oxigênio.
Arqueobactérias.
Arqueobactérias Termoacidófilas: Vivem em águas termais ácidas com temperaturas entre  70°C a 150°C graus Célsius. E pH próximo ao 1. As Termoacidófilas conseguem viver em fendas vulcânicas.
Arqueobactérias.
 Observe e analise o quadro abaixo:
Arqueas vivendo nas fontes hidrotermais acima de 70° C graus Célsius no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA.
Arqueobactérias.
Arqueabactérias Halófilas extremas.
São arqueas que conseguem viver em ambiente aquático onde a concentração salina é muito alta.
Arqueobactérias.
Galerinha! Observe e analise o quadro. 
Arqueobactérias.
Galera! Espero que tenham gostado de estudar esses incríveis seres vivos. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

O que é Ciência.

Galera! Hoje estudaremos o que é Ciência. Boa aula.
Galerinha! Vocês sabem o que é ciência?
Ciência é um conjunto de conhecimento organizados e sistematizados, baseados em reflexão, observação e experimentação. Estudando, refletindo, observando, analisando, organizando, realizando experimentos e vivenciando a prática, o homem constrói conhecimento, constrói ciência. É através desses processo que o homem também cria teorias, reforçam teorias já existentes, ou até mesmo, refutam uma teoria, ou seja, anulam uma teoria já existente, propondo uma melhor ou mais eficiente.
O que é Ciência.
 Imagens destorcidas dos cientistas e da ciência.
Galera! Eu acredito que muitos de vocês já devem ter visto uma imagem dessa, ou uma imagem parecida com essa.
Essa é uma imagem errada da ciência. Trazida pela mídia, tv, rádio, jornais, internet, etc.
A mídia associa o cientista como uma pessoa maluca, de jaleco sujo, tênis desamarrado, cabelo grande e bagunçado, barbudo, fazendo experimentos malucos, explodindo as coisas e etc. 

Observe as imagens abaixo. 
O que é Ciência.

O que é Ciência.

O que é Ciência.
 Galera! Cientistas não são assim. Cientistas são pessoas normais. Vamos observar as imagens abaixo e ver como a ciência é feita e construída.

Imagem mostrando um cientista no fundo do mar realizando estudos, observando, analisando organizando ideias, coletando dados sobre o branqueamento do coral, que é  morte dos pólipos responsáveis pela construção dos recifes de corais. Esse branqueamento deve- se a um problema ambiental causado pelas mudanças climáticas causadas no planeta.
O que é Ciência.
 Imagem sobre Alexander Fleming, descobridor da penicilina, um antibiótico natural produzido pelo fungo bolor. Essa descoberta revolucionou a medicina.
O que é Ciência.
  Paleontólogos realizando escavações e descobrindo fósseis. Os fósseis ajudam a verificar a variação de clima, movimentos dos continentes, evolução dos seres vivos e etc..
O que é Ciência.
Galerinha! Isso é ciência. É assim que se constrói ciência. Eu poderia citar outros inúmeros exemplos. Para não ficar cansativo citei apenas alguns exemplos. E creio que seja o suficiente, para que nós possamos entender, que os cientista são pessoas normais. 

Galerinha! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

Bactérias: Importância

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a importância das bactérias. Boa aula.
As bactérias geralmente estão associadas as doenças. Porém muitas bactérias são de grande importância ecológica e econômica. Ecologicamente falando as bactérias participam do ciclo do nitrogênio, que é transformado em sais e utilizados pelas plantas. E atuam no processo de decomposição na qual recicla a matéria orgânica. Economicamente falando as bactérias auxiliam na produção de queijos e iogurtes. E também vivem na nossa flora intestinal auxiliando na digestão e produção de vitaminas B e K.
Observe a imagem abaixo.
Bactérias: Importância
 As bactérias possuem basicamente dois tipos de alimentação. A autótrofas ou autotróficas e heterótrofos ou heterotróficas.

Bactérias heterotróficas: São aquelas que não conseguem sintetizar, produzir o seu próprio alimento. Para se alimentar elas precisam de alimento disponível no meio ambiente para nutrir- se e sobreviver. As bactérias obtém seu alimento decompondo a matéria orgânica ou parasitando como exemplo o corpo humano trazendo- lhes doenças.

A decomposição é um processo muito importante na natureza. Ao decompor a matéria orgânica como por exemplo ( seres mortos/ plantas/ alimentos) ela realiza a ciclagem de nutrientes na natureza.

Observe e analise os quadros abaixo sobre a decomposição.
Bactérias: Importância

Bactérias: Importância
 As bactérias decompositoras também são chamadas de saprófitas. As bactérias juntamente com os fungos são chamados de agentes decompositores. Observe e analise este outro quadro.
Bactérias: Importância
 Agora que estudamos a decomposição. Iremos estudar um outra forma de nutrição heterotrófica  realizada pelas bactérias. A fermentação. 
A fermentação é um processo na qual as bactérias degradam a matéria orgânica como açúcares e aminoácidos para obter energia e alimento. Economicamente falando esse processo é muito importante e lucrativo para as indústrias. Vou citar exemplos:
O iogurte é produzido pela fermentação láctica através das bactérias lactobacilos produzindo ácido láctico. 
Observe o nome da bactéria responsável pela produção do Yakult. Lactobacillus casei shirota
Bactérias: Importância
Um outro exemplo é a produção de queijo.
Galera! Clique na imagem para ela ampliar e você conseguir ler melhor o que esta escrito no quadro
Bactérias: Importância
 Ciclo do nitrogênio.


Bactérias: Importância
 Galera! O ciclo do nitrogênio as bactérias basicamente fixam o nitrogênio no solo e transformam - os em amônia. A amônia reage com o hidrogênio da decomposição e será convertida em nitritos , que sera convertida em nitratos. Uma parte do nitrato será utilizada pelas plantas e a outra parte do nitrato por fim convertida em Nitrogênio que retornará para a atmosfera completando o ciclo. Toda essa conversão é realizada por bactérias.
Bactérias: Importância
 Flora intestinal.
Em nossa flora intestinal habitam bactérias conhecidas como Escherichia coli. Essas bactérias utilizam o alimento do nosso intestino para obter energia e alimento. E como consequência, esse processo auxilia na produção de vitaminas B e K. Para nós seres humanos.
Observe a imagem ampliada da bactéria Escherichia coli no nosso intestino.
Bactérias: Importância

Bactérias: Nutrição autotrófica.
Seres autotróficos são serves vivos que sintetizam, produzem o seu próprio alimento por meio da fotossíntese. As plantas juntamente com as algas são seres autotrófico. Quando as plantas e algas fazem fotossíntese eles obtém energia e alimento e liberam para a atmosfera gás oxigênio. Gás essencial para a nossa sobrevivência. No entanto as bactérias também realizam a fotossíntese, porém nesse processo fotossintético realizado pelas bactérias não ocorre a liberação de gás oxigênio.
As bactéria conseguem obter alimento e energia para si mesma e sem a liberação de oxigênio.
Observe o quadro abaixo:
6 moléculas de gás carbônico  reage com 12 moléculas de sulfeto de hidrogênio na presença da luza solas. Como resultado temos a produção de 6 moléculas de glicose + 6 moléculas d´água + 12 enxofre.
Bactérias: Importância
Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Prof° Weslei

Bactérias: Reprodução

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a reprodução bacteriana. Boa aula.
Galera! A reprodução é a capacidade que os seres vivos tem para gerar novas espécies iguais ou semelhantes a si. A reprodução garante a perpetuação da espécie, para que ela não se extingue. As bactérias possuem basicamente dois mecanismos de reprodução:
 Reprodução assexuada: O genitor gera descendentes geneticamente idênticos a si. Na reprodução assexuada não ocorre a fecundação entre os gametas. Não há troca ou mistura de material genético, ou seja, a célula mãe gera descendentes, e os descendentes são geneticamente idênticos a célula mãe.
Reprodução sexuada: Ocorre a troca e mistura de material genéticos entre dois seres da mesma espécie. Nos animais e vegetais ocorre a fecundação entre os gametas. Na reprodução sexuada temos a variabilidade genética. A célula mãe gera descendentes geneticamente diferentes.

Observe o quadro.
Bactérias: Reprodução
Bactérias: Reprodução
 Reprodução assexuada das bactérias: Bipartição
Galera! Observe o esquema abaixo.
 Nessa reprodução a bactéria mãe duplica o seu material genético e posteriormente a célula mãe divide- se em duas células filhas. As duas células filhas são clones geneticamente igual a célula mãe.
Bactérias: Reprodução

 Mais um exemplo da reprodução assexuada por bipartição.
Bactérias: Reprodução
 Reprodução sexuada das bactérias: Transformação.
Galera! Nessa reprodução ocorre a variabilidade genética, troca e mistura de material genético. 
Observe o esquema abaixo.
Uma bactéria sofreu uma lise celular, ou seja, ocorreu um rompimento da célula. Essa bactéria liberou seu material genético (cor em vermelho) para o meio ambiente. Uma outra bactéria capturou esse material genético (vermelho) e incorporou ao seu material genético (azul). Essa bactéria que capturou, tem seu material genético transformado. São bactérias geneticamente transformadas. 
Bactérias: Reprodução
 Observe o esquema mais detalhado da transformação. 

 Reprodução sexuada das bactérias: Conjugação. 
Galera observe o esquema ilustrativo abaixo. Observação plasmídeos são materiais genéticos.
Esquema do seu lado esquerdo superior: Duas bactérias se aproximam. Uma com 5 plasmídeos em círculos vermelhos  e a a outra sem o plasmídeo.
Esquema do seu lado esquerdo inferior. Elas estabelecem um ponte citoplasmática, onde ocorrera a conjugação.
Esquema do seu lado direito superior: Ocorre a transferência de plasmídeos em vermelho. Observe que uma bactéria ficou com 3 plasmídeos e outra bactéria ficou com 2 plasmídeos. 
Bactérias: Reprodução
 Imagem real de duas bactérias realizando a conjugação.
Observe o pili sexual que realiza a transferência do material genético.
Bactérias: Reprodução
 Reprodução sexuada das bactérias: Transdução.
Nessa reprodução uma bactéria recebe o material genético de outra bactéria por intermédio de um vírus. Observe as cores do material genético e analise o esquema abaixo.
1)  O vírus bacteriófago despeja seu material genético ( vermelho) na bactéria. . O DNA da bactéria é quebrado.
2) Um novo vírus é formado dentro da bactéria. Esse novo vírus incorpora o DNA bacteriano.
3) Esse novo vírus com o DNA bacteriano infecta outra bactéria e despeja o DNA bacteriano na bactéria. A bactéria infectada recebe o DNA bacteriano trazido pelo vírus.
Essa nova bactéria tem seu material genético geneticamente modificado.
Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei