Preparados para mais uma aula de anatomia humana?
Então vamos lá.
Podemos dizer que o corpo humano tem dois sistemas de comunicações.O sistema nervoso ( comunicação elétrica), por meio de neurônios e o sistema endócrino (comunicação química) por meio de hormônios.
O sistema endócrino trabalha em conjunto com o sistema nervoso na tarefa de ativar, regular e ajustar as funções essenciais ao desenvolvimento e à manutenção da vida. .
Vale aqui lembrar que a comunicação elétrica realizada pelo sistema nervoso é mais rápida que a comunicação química realizada pelo sistema endócrino
O sistema endócrino é formado por glândulas endócrinas ( hipófise, pineal,tireoide, paratireoide, suprarrenal, pâncreas (glândula mista) que secretam hormônios direto na corrente e por gônadas ( testículos e ovário). E temos também o órgão Timo
Análise a imagem abaixo
Como foi dito anteriormente as glândulas endócrinas libram hormônios direto na corrente sanguínea que ira chegar até uma célula alvo, que terá em sua membrana plasmática os recepores estruturas que reconhecerão esses hormônios. Veja o exemplo no desenho abaixo
A glândula hipófise
A glândula hipófise está localizada na parte inferior do cérebro e é chamada de glândula-mestra por regular as ações de quase todas as outras glândulas endócrinas. Com um tamanho aproximado de uma ervilha com pouco mais de 1 centímetro de diâmetro.
A hipófise é formado por duas partes. Um anterior (adeno- hipófise) que têm hormônios próprios que são liberados na corrente sanguínea sempre obedecendo aos comando do hipotálamo e a outra parte posterior (neuro- hipófise) libera hormônios na corrente sanguínea produzidos pelo hipotálamo.
Analise o quadro abaixo:
Observe no desenho a cima a glândula hipófise. A parte rosada é a adeno-hipófise, parte anterior e a parte amarela neuro-hipófise parte posterior. As setas em vermelho indica as suas respectivas funções.
Glândula pineal
A glândula pineal é uma pequena glândula responsável pela produção do hormônio melatonina, que regula o ritmo do sono.
Imagem real da glândula pineal indicada pelo palito pontiagudo
A glândula tireóide atua no metabolismo, determinado o ritmo e funcionamento do organismo. Ela encontra-se localizada na frente da traqueia e possui 2 lobos. A tireoide também participa no crescimento físico na adolescência e controlam o peso corporal. Quando os níveis do hormônios estão muito elevados fala-se em hipertireoidismo e quando o nível esta baixo fala-se em hipotireoidismo ambos os casos provocam diversos problemas no corpo humano.
Imagens mostrando a localização da tireoide e seus dois lobos
Imagem real de uma glândula tireoide
Glândula Paratireóide
A glândula paratireoide são 4 e estão localizados na parte de trás e são do tamanho de um grão de feijão. Ela controla o nível de cálcio no organismo que os retira dos tecidos ósseos e liberando-o na corrente sanguínea.
As glândulas supra renais estão localizada no ápice dos rins e são responsáveis pela liberação do hormônio adrenalina em situações de estresse, medo, euforia, fuga.....
Sua localização
Imagem mostrando a glândula supra renal de cor clara no ápice dos rins
Órgão Timo
O timo é um órgão linfoide que atua como glândula endócrina. Ele esta associado a produção de linfócito um tipo de leucócito que são células de defesa, ou seja, o timo esta intimamente ligado com a imunidade. A maturação dos linfócitos depende dos hormônios timosina e timopoietina, produzida no timo.
Sua localização com imagem real
Localização do timo e de outras glândulas
O Pâncreas
O pâncreas é uma glândula endócrina e exócrina portanto é uma glândula mista. Na parte endócrina ele é responsável pela regulação da taxa da de glicose na corrente sanguínea através dos hormônios insulina e glucagon. A insulina é liberada na corrente sanguínea para retirar o excesso de glicose no sangue e será armazenada no fígado. Quando o nível de glicose na corrente sanguínea cai a glicose que ficou armazenada no fígado é liberada na corrente sanguínea sob a ação do hormônio glucagon liberado pelo pâncreas, dessa forma estabilizando o nível de glicose sanguínea.
Localização do pâncreas
Representação artística do pâncreas
Imagem real do pâncreas
Gônadas
As gônadas são estruturas genitais masculinas e femininas nos homens são os testículos e nas mulheres são os ovários.
Imagem real do ovários
São estruturas responsáveis pela produção de dois hormônios femininos: Estrógeno e progesterona.
O hormônio progesterona prepara o útero para receber o embrião.
O estrógeno são responsáveis pelas características secundárias da mulher,como por exemplo, o crescimento de mamas, alargamento do quadril..
Na imagem o ovário é esse pequeno "caroço" do lado das listras de vermelho a esquerda
Os testículos
São estruturas responsáveis pela produção do hormônio masculino a testosterona.
Esse hormônio é responsável pelo aumento dos testículos, pênis, pelos pubianos, voz grave...
Representação artística da localização dos testículos
Mais fotos de representação artística da localização dos testículos
Testículos visto em cortes em representação artística
Imagem real dos testículos visto em cortes
E é isso galerinha. Espero que tenham gostado e entendido a aula.
Até a próxima.
Até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário