Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos as rochas. Boa aula.
Galerinha! Petrologia, é uma ciência que estuda as rochas.
Petrologia, vem do grego pretos (rocha) + logos (conhecimento).
Galera! O que são rochas?
Rochas são agregados sólidos que ocorrem de forma natural. Esse agregado sólido é constituído por um ou mais minerais, ou seja, as rochas são aglomerados sólidos formados por minerais.
Observe e analise a imagem abaixo.
Observação: Geologia é a ciência que estuda a Terra. E dentro da Geologia encontramos uma outra ciência, a petrologia, que estuda as rochas.
Na natureza encontramos basicamente 3 tipos de rochas: As rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Observe e analise o desenho abaixo.
Clique na imagem para visualiza- la melhor.
Rochas Magmáticas.
As rochas magmáticas ou rochas ígneas são formadas pelo processo de resfriamento e solidificação do magma. As rochas magmáticas são classificadas de acordo com o tipo de resfriamento.Ex:
O magma é uma rocha derretida que esta no interior da Terra. E é expelida pelo vulcão. Ao ser expelida pela erupção vulcânica, esse magma passa a se chamar de lava. Essa lava ao escorrer pelo vulcão chega a crosta terrestre e começa a esfriar- se e formara a rocha magmática vulcânica ou extrusiva, porque se formou na crosta terrestre.Quando o magma esfria- se no interior da crosta terrestre forma- se a rocha magmática plutônica ou intrusiva, porque formou- se no interior da crosta terrestre.
Galera! A palavra arrefecimento significa resfriamento, perda de temperatura e calor.
Observe o quadro abaixo.
Galerinha! Quando o magma sofre o arrefecimento lento, no interior da Terra, isso facilita o crescimento de cristais, minerais (quartzo, feldspato e mica). Como por exemplo o granito. O granito é uma rocha magmática intrusiva ou plutônica porque formou- se pelo processo de resfriamento lento no interior da crosta terrestre. E seus minerais são bastante observáveis a olho nu.
Observe e analise os quadros abaixo:
Galera! Agora quando magma sofre o arrefecimento rápido, na crosta terrestre, isso dificulta o crescimento de cristais, minerais (quartzo, feldspato e mica). Como por exemplo o basalto. O basalto é uma rocha magmática extrusiva ou vulcânica, porque formou- se pelo processo de resfriamento rápido na crosta terrestre.
Observe e analise o quadro abaixo.
Observe a diferença das duas rochas magmáticas. Elas se formaram de acordo com o arrefecimento.
Galerinha! Entenderam? O granito é uma rocha magmática intrusiva, porque formou- se dentro da crosta terrestre por um processo de resfriamento lento. E isso permitiu o crescimento de minerais visíveis a olho nu. Já o basalto é uma rocha magmática extrusiva porque formou- se sobre a crosta terrestre por um processo de resfriamento rápido.
Compare mais uma vez os dois tipos de rochas magmáticas.
Granito (rocha magmática intrusiva). Minerais bem desenvolvidos e visíveis a olho nu.
Basalto (rocha magmática extrusiva). Minerais não se desenvolveram.
Galera! Um outro exemplo de rochas magmática é a pedra- pomes. Ela é formada a partir da solidificação da espuma da lava vulcânica.
Observe e analise os quadros abaixo.
Foto real de uma pedra- pomes, formada pelo resfriamento e solidificação da espuma da lava vulcânica.
Galerinha! As rochas sedimentares são formadas a partir do intemperismo (desgaste, desintegração e decomposição) das rochas magmáticas. Ex:
A rocha magmática sofreu uma meteorização, ou seja, um desgaste. E desse desgaste formou- se grãos de rochas magmáticas. Esses grãos são sedimentos e serão transportados pelos ventos e águas e depositados em algum lugar. Após anos esses sedimentos de grãos podem se acumular em um determinado local e sofrer uma compactação e pressão e formar uma camada de rocha sedimentar.
Observe as setas do esquema abaixo.
Exemplos de rochas sedimentares.
Estratificação são camadas de rochas sedimentares compactadas. Cada camada sedimentar possui uma idade diferente. E a partir desses dados é possível estudar a idade dessas rochas. E é, nas rochas sedimentares onde encontramos os fósseis.
Outro exemplo de formação das camadas, das rochas sedimentares.
Exemplos de rochas sedimentares.
Rochas metamórficas.
Galerinha! Só pelo nome é possível arriscar de como se formam essas rochas. O que te lembra metamórfica? Se você respondeu metamorfose, acertou. As rochas metamórficas são formadas pela metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou rochas sedimentares.
Galerinha! Uma rocha metamórfica forma- se a partir de certas condições ambientais, podendo sofrer uma pressão intensa e elevadas temperaturas, alterando sua composição atômica e formando outras composições minerais.
Observe o quadro.
Exemplos de metamorfismo.
Um rocha magmática sofre transformação e transforma- se em uma rocha metamórfica.
Uma rocha sedimentar sofre transformação e transforma- se me rocha metamórfica.
Exemplos de rochas metamórficas.
Galerinha! Agora observe e analise o quadro abaixo explicando e reforçando as diferenças entre os 3 tipos de rochas estudados nessa aula.
Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.
Profº Weslei
0 comentários:
Postar um comentário