Filo porifera

Olá meus queridos alunos. Hoje darei inicio aos estudos do reino animalia, que é composto por diversos filos. Uma boa aula a todos.

Poríferos.

Os filo porifera são representados pelas esponjas-do-mar animais aquáticos que vivem preso no substrato (rocha, madeira...). São animais filtradores, dai o nome poríferos, portadores de poros que filtram a água e os nutrientes. Eles são de diversas cores e formas e tamanhos anatômicos.



Formatos anatômico dos poríferos


Reparem também que vocês sempre verão eles presos em algum tipo de substrato.

Perceberam? Os poríferos apresentam diversos formatos. Eles fazem parte do reino animal. São marinhos, vivem presos as rochas ou outros substratos. São seres pluricelulares. E possuem células específicas do seu grupo. 


Algumas características dos poríferos, esponjas-do-mar


Como já foi dito antes os poríferos são formados por células específicas que definem esse grupo.

Vejamos nas imagens abaixo:


  • Os pinacócitos, são células que revestem a parte externa da esponja-do-mar.
  • Os porócitos, são células que atravessam a membrana da esponja formando os poros que permitem a entrada de nutrientes, oxigênio (O2) e água dentro das esponjas.
  • Os coanócitos, são células responsáveis pela nutrição da esponja
Galerinha olhem as células do porócito atravessando a membrana da esponja.
Olhem os coanócitos células que tem um flagelo e são responsáveis pela nutrição.
Os amebócitos também fazem a digestão do animal.
As espículas dão sustentação as esponjas, é o esqueleto dela.
Átrio é a cavidade interna do animal
E o ósculo é por onde saem os gases CO2 e água

Os poríferos tem nutrição heterotróficas, são animais filtradores que vivem presos no substrato.
Galerinha olha que interessante. Os coanócitos tem um flagelo que se movimentam fazendo com que a água e os nutrientes entrem dentro das esponjas através dos porócito (poros). Dentro das esponjas os nutrientes são absorvidos pelos coanócitos e digeridos ( digestão intracelular), E o que não for útil também é eliminado pelos coanócitos.ex: excreções e CO2

Os pontinhos pretos são a água + partículas alimentares entrando dentro do coanócito que são armazenadas em pequenas bolsas os vacúolos digestivos e depois são transferido aos amebócitos. Essas duas células fazem a digestão.

Reprodução

Os poríferos apresentam reprodução sexuada (fusão entre os gametas). E apresentam também reprodução assexuada (sem a presença de gametas).Vejam nas imagens:


Galera entenderam? De uma esponja-do-mar nasce um broto que se desprende cai no substrato e se desenvolve numa nova esponja. Reprodução assexuada por brotamento.

No outro exemplo temos a seguinte situação. Se uma esponja for cortada em várias partes, essa se regenera e formam outras esponjas-do-mar.

Reforçando a explicação:



Uma espoja libera gametas masculinos (espermatozoides) que vão nadar até chegar ao gameta feminino (óvulo) e fecunda-lo onde nascera uma larva que vai se fixar num substrato e virar uma nova esponja-do-mar.

Galerinha espero que tenham gostado da aula.


Profº Weslei


Propriedades gerais da matéria

 Olá meus queridos alunos. Dando continuidade as aulas de física, hoje estudaremos as propriedades gerais da matéria. Espero que gostem. Boa aula.

Antes de iniciarmos a nossa aula, vamos lembrar um pouco sobre o que é matéria, que já foi dito na aula de átomos e moléculas.


 Galera matéria é tudo aquilo que ocupa um lugar no espaço, tem massa e pode ser pesado. Observe no desenho abaixo.

 Observação:

Toda a matéria possui suas características, na qual estão representadas no quadro abaixo:


Agora vamos estudar cada característica geral da matéria apresentada no quadro acima.

Massa: É a quantidade de matéria que existe num corpo. Ex: Quando você pesa numa balança essa indica a quantidade de massa que seu corpo tem. 
Leia com atenção o exemplo desse quadro abaixo. Entenderam? Uma bola cheia de ar tem mais massa do que uma bola vazia, o ar tem massa ocupa um lugar no espaço e pode ser pesado.


Característica geral da matéria: Volume

Volume é o espaço que a matéria ocupa. Ex:
No desenho abaixo temos duas provetas. A proveta inicial  indica que a água esta ocupando um espaço de 250 cm cúbicos. Nessa mesma proveta foi colocado uma pedra e o nível da água subiu para 350 cm  cúbicos. O que isso quer dizer?
Vamos fazer um cálculo matemático.
V= volume
Vi = volume inicial
Vf = volume final
V= Vf (350 cm) - Vi (250 cm) = 100 cm

Resultado: A água ocupou um espaço de 250 cm cúbicos
E a pedra ocupou um espaço de 100 cm cúbicos
E os dois juntos ocupam um espaço de 350 cm cúbicos na proveta.


Entenderam? Mais um exemplo

V= Vf (31,5 cm) - Vi (25 cm)
V= 6,5 cm
  
Característica geral da matéria: Impenetrabilidade.

Propriedade da matéria onde 2 corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo no mesmo lugar. EX:
Nesse exemplo abaixo ao mergulhar um copo com um pedaço dentro dele num pote com água, a água não entra no copo e o papel fica seco. A água não consegue entrar dentro do copo porque tem ar dentro do copo. Logo dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo no mesmo lugar.

Outro exemplo. Quando uma pessoa entra numa banheira bem cheia ela derrama água, porque a água teve que sair para pessoa entrar. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo no mesmo lugar.


  Característica geral da matéria: Ar

Analise a imagem abaixo e leia com atenção.
Quando eu pego uma seringa, coloco meu dedo na ponta e pressiono o ar ele ocupa menos espaço. A matéria (ar) esta sendo comprimida.
Quando eu paro de pressionar o ar volta a ocupar mais espaço, ou seja volta a ocupar o espaço inicial que ele ocupava.


 Observe as bolinhas em azul representando o ar.O ar é compresso e depois volta a seu estado inicial


Característica geral da matéria: Divisibilidade.

Característica que a matéria tem em que ela pode ser dividida sem perder suas propriedades. Veja no desenho abaixo
  Característica geral da matéria: Indestrutibilidade.

A matéria  não pode ser criada nem destruída. A matéria é transformada. Observe a imagem abaixo. A madeira não esta sendo destruída, esta sendo transformada em cinzas. 

 Característica geral da matéria: Inércia
É a capacidade que a matéria tende a permanecer em repouso ou em movimento a não ser que uma força atue sobre ele. Veja no exemplo abaixo:


  No desenho do carro que brecou se nenhuma força atuar sobre a pessoa ela continuara em movimento.
No caso da moto o rapaz caiu no chão, ele esta em repouso e ele continuara em repouso se nenhuma força atuar sobre el.

Outro exemplo.

As bolas de sinuca estão em repouso se eu não der a tacada elas permanecerão em repouso. Quando eu dou a tacada elas se movimentam  e se nenhuma força atuar sobre elas, irão permanecer me movimento. O atrito das bolinhas com o tapete da mesa faz com que elas parem. O atrito foi a força que fez elas pararem.


 Galerinha espero que tenham gostado. Abraços

Profº Weslei

Átomos e Moléculas

Olá meus queridos alunos. Depois de tanto me pedirem as aulas sobre átomos, resolvi posta-la. Espero que gostem. Boa aula a todos.

Átomos e moléculas.


Eu acredito que todos já devem ter ouvido a palavra átomos. É muito comum aparecer nos jornais, rádio, tv, filmes, desenhos, reportagens falando sobre os átomos.
E eu lhes pergunto.
O que são átomos?
De acordo com a ciência, átomo são partículas que formam substâncias. Os átomos são impossíveis de ver a olho nu. Para poder tentar visualiza-los é preciso de um microscópio mega potente chamado de microscópio de corrente de tunelamento.

Imagem do microscópio de corrente de tunelamento.


Os átomos são partículas que formam substâncias. Mas do que são formado os átomos?

 Os átomos são formado basicamente por 3 partículas:
os prótons são partículas com carga positiva,
os elétrons são partículas negativas,
e os nêutrons são partículas neutras, ou seja, sem cargas.

O átomo possui um núcleo formado por Prótons e nêutrons.
Em volta do núcleo do átomo circundam partículas negativas os elétrons.

Vejam a ilustração abaixo:

As bolinhas azuis são os prótons, as bolinhas vermelhas são os nêutrons e juntos formam o núcleo atômico. Em volta do núcleo atômico estão circundando os elétrons representados pelas bolinhas verdes.
 Entenderam galerinha? Vejam mais uma ilustração


Agora vamos ver alguns exemplos de átomos:

Galerinha vejam o átomo de hidrogênio. Temos o núcleo atômico em azul e circundando o núcleo temos o elétron em vermelho.
Agora vejam o átomo de oxigênio, temos um núcleo em cor clara e em volta no núcleo circundam os elétrons em vermelho.

Mais um exemplo de átomo.

Átomo de carbono com um núcleo composto por 6 prótons e 6 nêutrons.
Em torno do núcleo estão circundando os elétrons de carga negativa em verde.


Vamos ver o que aprendemos até agora.

. Os átomos são formados por partículas positivas os prótons, partículas neutras os nêutrons e partículas negativas os elétrons.
O átomo tem um núcleo formado pelos prótons e nêutrons, e em torno do seu núcleo giram os elétrons. São exemplos de átomos: O carbono, oxigênio, hidrogênio, hélio entre outros mais.

Se os átomos formam a matéria. Mas afinal o que é matéria?


Entenderam galerinha? Matéria é tudo aquilo que ocupa um lugar no espaço, tem massa e pode ser pesado. Praticamente tudo o que eu disser é matéria. Vento, água, poeira, objetos, corpos celestes, animais, etc...

As moléculas



Galerinhas. Os átomos conseguem unir-se por meio de ligações químicas. A união entre os átomos por meio de ligações químicas formam as moléculas.

Para ficar mais claro vamos analisar os quadros abaixo.

Temos a união de 2 hidrogênio em azul formando o gás hidrogênio em azul. ( H + H = H2 ).
Temos a união de 2 hidrogênio em azul mais um oxigênio em amarelo formando a molécula d'água. ( H + H + O = H2O )
A água é uma molécula formada pela união química de 2 átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Conforme mostra o desenho abaixo


Mais um exemplo



Substância simples e composta.

Substância simples são aquelas substâncias formadas por átomos quimicamente iguais. ex:

H2 = gá hidrogênio, formado somendo por hidrogênio (amarelo)
O2 = gás oxigênio, formado somente por oxigênio (laranja)
N2 = gás nitrogênio, formado somente por nitrogênio (roxo)
Cl2 = cloro, formado somente por cloro. (verde)
Conforme no desenho


Substância composta: São aquelas substâncias formadas por 2 ou mais átomos quimicamente diferentes. Ex:
NO = óxido de nitrogênio, formado por um nitrogênio em azul mais um oxigênio e laranja.
H2O = água, formado por dois hidrogênio em amarelo mais um oxigênio em laranja.
NO2 = dióxido de nitrogênio, formado por 2 oxigênio em laranja e um nitrogênio em roxo.
CO2 = dióxido de carbono, formado por 2 oxigênio e um carbono em lilas.

Agora galerinha para finalizar a aula vamos ver algumas imagens reais tiradas de um microscópio de corrente de tunelamento.



Galerinha espero que tenham gostado. 
Profº Weslei

Após os estudos sobre átomos e moléculas, responda as questões:

Testando os conhecimentos: assinale a alternativa correta


01) De acordo com os conhecimentos científicos os átomos são:

a) Partículas que formam a luz

            b) Partículas que formam  substâncias

c) Unidade básica da matéria

02) Quais substâncias abaixo são classificadas como simples

a) O2 ( oxigênio)

b) H2O ( água )

c) NH3 ( amônia )

3) Quais são as partículas que formam os átomos

a) Neutrinos, prótons e elétrons

b) elétrons, nêutrons e pósitrons

c) Prótons, elétrons e nêutrons

4) Quais substâncias abaixo são classificadas como composta

  a) O2 ( oxigênio)

b) Ba  ( Bário )

                         c) CO ( monóxido de carbono )

5) As partículas que formam o núcleo atômico são os:

a) Prótons e nêutrons

b) prótons e elétrons

c) nêutrons e pósitron















Sistema Respiratório

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos o funcionamento do sistema respiratório humano. Uma boa aula a todos.

Basicamente falando, o sistema respiratório tem como função realizar as trocas gasosas do meio atmosférico com o meio interno do corpo. Essas trocas gasosas ocorrem dentro dos pulmões, nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares. Praticamente todas as células do corpo humano realiza a respiração celular. Os produtos da respiração celular são água e gás carbônico. A água é reutilizada pela célula e o gás carbônico é considerado um lixo metabólico e por tanto é liberado no sangue por não ter utilidade ao nosso organismo.


Agora vamos analisar o quadro e ver mais definições


Galera! A troca gasosa que o organismo realiza entre o CO2 por O2 é chamada de hematose. Veremos isso adiante com mais detalhes.
 Entenderam? Então vamos estudar as seguintes imagens do sistema respiratório para compreender como funciona todo esse processo.

Etapas da respiração pulmonar

Os componentes desse sistema são: As cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

O ar atmosférico contendo oxigênio ( O2 ), chega até os nosso pulmões por meio de inspiração tanto nasal como oral. Quando respiramos pela cavidade nasal, o ar é filtrado, umedecido e aquecido. Graças a presença do muco e dos pelos. Poeiras e bactérias vinda do ar ficam retidas no muco que forma uma barreira. Por isso é sempre bom respirar pelo nariz. Quando respiramos pela boca nossas vias respiratórias ressecam e esfriam aumentando o risco de infecções e inflamações. 

Vamos analisar a imagem:

O ar entra pela cavidade nasal onde é filtrado, aquecido e umedecido. Passa pela faringe (nasofaringe,orofaringe e hipofaringe), representado pelas cores verde, amarelo e azul. A faringe é um pequeno tubo.


Depois da faringe o ar é conduzido a laringe conforme a ilustração acima e abaixo

A laringe

Estrutura cartilaginosa que por ação dos músculos fecham a passagem do ar.

Depois da laringe o ar atmosférico chega a traqueia, um tubo de 10 cm que é reforçado por anéis cartilaginosos. Esses anéis cartilaginosos tem como função manter a traqueia sempre aberta para a passagem do ar. Repare bem que a traqueia divide-se em dois tubos os brônquios que conduzem o ar aos pulmões.

Imagem real mostrando a entrada da traqueia. Repare bem que é  possível ver as cartilagem da parede da traqueia.


Imagem mostrando a traqueia dividindo-se em brônquios. Nos pulmões os brônquios se ramificam em vários bronquíolos que recebem o nome de árvore respiratória. Nas extremidades dos bronquíolos encontramos diversas bolsas, os alvéolos pulmonares.

Vamos analisar as imagens.

Entenderam galera? O ar atmosférico com oxigênio (O2), entra nas vias nasais onde é umedecido, filtrado e aquecido. Depois o ar passa para a faringe, um pequeno tubo, Da faringe o ar passa para a laringe que é reforçada por cartilagens, que por movimento musculares fecham a passagem do ar. Da laringe o ar passa para a traqueia um tubo de 10 cm reforçado por anéis cartilaginosos que mantém a traqueia sempre aberta para a passagem do ar. A traqueia divide-se em dois tubos os brônquios que conduzem o ar até os pulmões. Os brônquios ramificam-se em tubos cada vez mais finos os bronquíolos conhecido por árvore pulmonar. Dos bronquíolos o ar chega até os alvéolos pulmonares.

Os alvéolos pulmonares e a troca gasosa do gás carbônico pelo gás oxigênio.

Galera observe abaixo a bolsa rosa representando os alvéolos pulmonares.

Os capilares sanguíneos estão representado por um tubo em roxo e rosa.
A seta verde pequena e grande mostra a saída do CO2.
A seta em laranja mostra a entrada do O2.

Nossas células realizam a respiração celular. O produto dessa respiração é a produção de CO2 que é eliminado no sangue. Observe que a seta  em azul indica a eliminação do CO2 no sangue.
Quando o sangue entra nos capilares alveolares ele é eliminado para forma do nosso corpo pela  expiração. A seta verde pequena e grande mostra a saído do CO2 pelos capilares alveolares. Ao mesmo tempo nós inspiramos o ar atmosférico com O2, indicado pela seta laranja que entra nos alvéolos pulmonares e depois entram nos capilares sanguíneos. As hemácias "pegam" esse O2 e começa a transporta-lo para todas as células do nosso corpo. Esse processo todo recebe o nome de HEMATOSE, que nada mais é do que a troca de gás carbônico (CO2) por gás oxigênio (O2), nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares.

Vejam na imagem


Mais uma imagem mostrando do processo de hematose, ou seja, troca gasosa de CO2 por O2 indicado pelas setas em branco. Sai CO2 e entra O2.

Chegamos ao final de mais uma aula de anatomia humana. Galera espero que tenham gostado.

Prof. Weslei